19.08.13 • Em Atividades

Grande parte das pessoas que estudam ou já estudaram um idioma foram “empurrados” pelos pais para dentro de uma escola de línguas. O motivo que nos dão é sempre o mesmo: é importante para o seu futuro profissional. Mas com 11, 12 anos (idade em que os estudantes costumam começar o curso) pouco se aplica no dia a dia e é difícil entender quão importante é esse aprendizado. Com o passar dos anos, percebe-se que, sim, é muito importante para o futuro profissional ter um segundo idioma, mas esse não precisa ser o único motivo para estudar.

Enxergando as coisas de outra forma é possível descobrir por que estudar outra língua pode ser uma experiência prazerosa e enriquecedora, talvez até transformá-la em um hobby! Vão alguns motivos:

1) Aprender sobre a cultura de outros países. Ao aprender a falar, ler, ouvir e escrever em outra língua, consequentemente você se envolve com as expressões, assuntos e costumes do lugar onde ela é falada. Naturalmente irá conhecer a culinária, moda, teatro, música, religião, dança, arquitetura e tradições da região de onde o idioma provém.

Culturas

2) Ler livros antes de serem lançados em português. Quando os livros de Harry Potter eram lançados, sempre chegavam primeiro em inglês e somente um bom tempo depois em português. Era difícil fugir dos spoilers e segurar a curiosidade, porque muitos dos nossos amigos que conseguiam ler na língua estrangeira já sabiam tudo o que acontecia e queriam comentar! Harry Potter é só um exemplo, mas quando seu autor(a) favorito lança um livro, é triste ter que esperar meses para lê-lo.

3) Entender expressões e gírias em filmes e seriados. Quem nunca assistiu a um filme e viu que a legenda não tinha nada a ver com o que o personagem estava falando? Quem nunca ficou sem entender uma piada em um seriado? Assim como no português, todas as outras línguas têm suas expressões e termos próprios e é divertido aprender as esquisitices faladas em outros países e descobrir as origens curiosas de certas expressões.

vafanapoli

4) Conhecer pessoas. É possível estudar um idioma sozinho ou com um professor particular, mas fazer o curso em uma escola é uma ótima experiência e um meio de fazer amigos. As aulas geralmente englobam vários assuntos, então fica mais fácil conversar, descobrir quem tem gostos em comum com você e fazer amizades.

bdcc08c965f30813d306892bddf622ab


5) Não é só para “enfeitar” o currículo.
O motivo principal pode ainda ser o seu futuro profissional, mas tente enxergar além do documento onde estão descritas suas experiências e conhecimentos. Se você possuir uma língua que poucos sabem, pode se tornar indispensável na empresa onde trabalha ou ser mais requisitado no mercado. Entender e falar um idioma também abre portas para novas carreiras, caso seu objetivo seja mudar de rumo.

6) É uma ótima experiência. Se você souber aproveitar e estudar além dos livros e das aulas, pode transformar o aprendizado em momentos de prazer. Seja criativo, utilize artifícios diferentes para aprender. Ouça rádios estrangeiras, assista talk shows no Youtube, leia revistas, blogs e livros, veja filmes e seriados, converse pela internet com pessoas de outro país, cante ou fale sozinha em outro idioma. Divirta-se!



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





5 Comentaram para “Seis razões para transformar o estudo de idiomas em hobby”


G
1. Carolina Lima
19/08/2013 às 18:51

Acho incrível aprender um novo idioma. Haha
ÓTIMO POST! Muito bem feito!
beijos
http://oicarolina.wordpress.com


G
2. Stephanie
19/08/2013 às 19:32

Também acho e adoro!

Obrigada!

Beijos


G
3. Sâmya Escocard
19/08/2013 às 19:38

Oiii!!!
Nossa, que coincidência, hj msm eu comecei a aprender francês!
Conheci um alemão esse fds, que estava na casa de um amigo, e ele fala português fluente, e conversamos mto sobre isso, além do português ele tb fala italiano, inglês e espanhol! E como estou fazendo uma pós em Direito e Comércio Internacional, aprender novas línguas é fundamental.
Adorei seu post e seu blog!
:*


G
4. Stephanie
19/08/2013 às 19:57

Sâmya, que legal!! Hoje eu assisti ao filme Paris, Eu te Amo e deu muita vontade de aprender francês!

No momento estou estudando só inglês, mas meus próximos passos são o italiano e, quem sabe, árabe!

Beijos!


G
5. Fernanda
19/08/2013 às 23:58

Acho MUITO importante aprender outros idiomas, não tem jeito, quanto mais melhor!

Beijos
http://www.fashionvictim.com.br



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: