21.08.13 • Em Atividades, Saúde

Quem nunca saiu da academia ou voltou de uma caminhada se sentindo diferente de como estava antes da atividade? É culpa da famosa endorfina, substância produzida pelo cérebro quando fazemos um exercício físico e que reduz o estresse e a ansiedade, provocando bem estar e contentamento. Um santo remédio para o desânimo, e o que é melhor: há diversas opções que você não precisa gastar dinheiro para praticar.

Não sou especialista, mas posso dar meu depoimento sobre o assunto: fiz musculação durante seis meses e parei há dois por falta de tempo. Não adorava puxar ferro nem andar na esteira, mas sinto muita falta de como eu me sentia após uma hora e meia de exercícios. Fazia à noite, e chegava em casa por volta das 21h com ânimo pra conversar com a família, cozinhar, estudar e fazer tudo o que eu precisava fazer. Como nos finais de semana eu descansava, na segunda-feira eu sempre estava meio desanimada. Ia com um pouco de preguiça para a academia no final do dia, mas na terça eu acordava como outra pessoa, bem mais disposta.

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Poucos dias depois que abandonei os exercícios comecei a sentir diferença. Fui ficando cada dia mais cansada, o ânimo diminuiu e a vontade de voltar a fazer atividade física também. Apesar do cansaço, demoro mais tempo para conseguir dormir à noite. Voltei a sentir dor nas costas e, claro, estou engordando. Nada disso favorece a felicidade.

Todo mundo sabe o quanto fazer exercícios é importante para a saúde, mas poucos refletem sobre o quanto isso afeta também a nossa felicidade e, por isso, não pensam nem em tentar. Ânimo, disposição e energia são necessários para sermos felizes, mas é muito mais fácil ser preguiçoso e empurrar a vida com a barriga.

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Se você não consegue nem pensar em se matricular numa academia, tudo bem! Há muitas outras opções de atividades e, com certeza, uma delas te agradará. Experimente várias até encontrar a sua e arranje tempo para praticá-la. E você tem tempo, sim senhor. Diminua o tempo no Facebook e na frente da TV, acorde alguns minutos mais cedo, aproveite o tempo livre no fim de semana.

20 opções de exercícios para tentar:

1) Caminhar no parque ou na praia;
2) Andar de bicicleta na rua;
3) Aulas de ginástica (academias oferecem várias opções, procure uma que te agrade);
4) Colocar suas músicas favoritas e dançar dentro do quarto;
5) Procurar vídeos no Youtube com séries de exercícios para acompanhar;
6) Pole dance;
7) Yoga;
8) Dança de salão, ballet, jazz, dança do ventre, Zumba;
9) Esportes de quadra: vôlei, futebol, handball, basquete, tênis;
10) Natação;
11) Ginástica olímpica;
12) Aulas de circo;
13) Hidroginástica;
14) Surf, stand up paddle, remo, canoagem;
15) Corrida;
16) Lutas e artes marciais;
17) Pilates
18) Crossfit;
19) Andar de skate, patins;
20) Treinamento em circuito.

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Esse post é um daqueles que, além de ajudar quem lê, também aproveito para tentar ajudar a mim mesma. Quando não estamos nos sentindo felizes, é difícil decidir por onde começar (ou recomeçar). A atividade física pode ser o primeiro passo.

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Postado por Stephanie Gomes

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2 Comentaram para “A ligação entre atividade física e felicidade”


G
1. CELIO CARLOS GRAVEL
23/04/2015 às 23:21

Excelente!!!Muito bom. Prabens por este seu dom de grande altruismo e sociabilidade.

Abs, Celio Gravel – Muriaé-MG


G
2. Stephanie
24/04/2015 às 21:35

Obrigada, Celio!

Abraços



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