16.09.13 • Em Trabalho

Segunda-feira, o dia menos querido da semana e, para os que têm maiores problemas relacionados ao trabalho e à rotina, o mais odiado. Jogue a primeira pedra quem trocaria um maravilhoso sábado por uma desanimada segunda-feira. Apesar de acreditar que a felicidade não pode se limitar somente aos finais de semana, compreendo a melancolia. Mas não precisamos nos conformar com tudo do jeito que está. Podemos melhorar e ter mais motivação fazendo algumas mudanças nas nossas atitudes antes, durante e depois do trabalho:

Na noite anterior, se possível, deixe a janela do quarto de uma maneira que quando o dia clarear, entre luz no cômodo. Acordar num ambiente claro ajuda a despertar mais rápido e diminui a preguiça de sair da cama.

Pra começar o dia, acorde 10 minutos mais cedo e faça as coisas com calma. Levante sem pressa, alongue-se e vá direto para o banho. Se troque e tome o café da manhã com calma. Essa é a refeição mais importante do dia, então faça um lanche leve, porém nutritivo.

7f1dd785fd93d143006cc5cbd7f8f58d

Você está pronto para sair. Coloque na sua cabeça que, para o dia ser bom, só depende de você. Ser gentil é melhor do que ser mal educado e a sua educação não depende da educação dos outros. Se esforce para tratar com gentileza as pessoas no elevador, no trânsito, no transporte público e no trabalho, mesmo que elas não sejam com você. Se for preciso, conte até dez. Lembre-se que não vale a pena se estressar e o dia está só começando.

Se presenciar uma briga no caminho ou entre outros funcionários que trabalham com você, tente não absorver. Entenda que todos temos dias ruins e nem tudo que acontece é direcionado a você. Continue fazendo seu trabalho e não se envolva.

Encare os novos desafios como oportunidades de aprender, crescer e se superar. Saiba que, se você está nesse cargo e te deram certa função, é porque sabem que você tem a capacidade de exercê-la. Dedique-se ao máximo e quando conseguir, aproveite a sensação de gratificação.

Crie laços de amizade com as pessoas com quem se identifica, com quem possa falar sobre interesses e contar suas histórias, não com aquelas que só sabem falar da vida dos outros. Assim você aproveita melhor o que as pessoas têm de bom a acrescentar, ao invés de só ouvir falar sobre a desinteressante vida de alguém.

Ao sair do trabalho, esqueça as obrigações, pense em coisas boas, vá para a academia ou pratique um hobby. A menos que você realmente precise, não abra o email profissional em casa, nem por “curiosidade”. Isso acaba virando um costume e logo você estará trabalhando 24 horas por dia. Na hora de jantar com a família, fale sobre outros assuntos.

Não venda suas férias. Dinheiro é bom, mas se você não tiver tempo para aproveitá-lo, todo seu esforço é em vão. Trabalhar não é fácil e precisamos nos recompensar e descansar de vez em quando para termos motivos – além das contas para pagar – para continuarmos trabalhando. Gaste seu dinheiro com inteligência, o que significa utilizá-lo para emoções melhores do que sair do shopping com 15 sacolas de sapatos. Diminua os supérfluos que só trazem felicidade momentânea e invista em experiências que marcarão sua vida para sempre e te farão perceber que vale a pena trabalhar para conquistá-las.

74f55c35b88fc1f69e74067503b436fc

Não trate mal as pessoas que estão trabalhando, por mais que o trabalho delas te incomode. Os atendentes de telemarketing, entregadores de panfleto e o assessor de imprensa que não para de ligar para sugerir pauta (oi! essa falo por experiência própria) muitas vezes estão fazendo isso por falta de opções ou porque é uma parte do trabalho deles que exige que façam isso. Trabalhar sob pressão já é desgastante e ser maltratado o tempo inteiro torna tudo ainda pior. Tente se colocar no lugar delas. Não dói ser agradável e ouvir alguém por cinco minutos, ou pelo menos dispensar a pessoa educadamente.

Por fim, mais do que saber trabalhar, é preciso saber viver e aceitar que o trabalho ocupa uma boa parte da sua vida, portanto você não pode separar as duas coisas. Ter momentos de prazer no seu emprego é importante e tirar um tempo para curtir o que há fora dele também. É esse o segredo para conciliar vida e trabalho.

Tentem seguir esse “roteiro” por um dia e depois me digam se não foi melhor do que passar as 24 horas de segunda (ou terça, quarta, quinta, sexta) de mau humor!



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook






Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: