28.09.13 • Em Atividades

Quais manias ou atividades você gostaria de tirar do seu cotidiano? E quais gostaria de incluir? Para conseguir parar de fumar, fazer exercícios, manter o quarto organizado, ter uma alimentação mais saudável, dormir mais, beber menos café, meditar, parar de reclamar, assistir menos televisão, parar de comer carne, escrever um diário ou qualquer outra coisa que você queira fazer diferente no seu dia a dia, é preciso passar por um processo de mudança.

Adquirir um hábito pode ser difícil, mas você nunca poderá dizer que é impossível. E, seja o que for que você quer mudar, os passos para realizar essa transformação são praticamente os mesmos:

1) Começar já!

Você está mesmo decidido a adquirir um novo hábito? Então precisa dar início à sua mudança agora mesmo, independente se está lendo esse post de manhã, de tarde, de madrugada, na sexta ou no domingo. Deixar para começar amanhã ou na segunda-feira, significa que sua determinação não é suficiente. Nada de “vou comer/beber/fumar/fazer pela última vez”. Se você está realmente decidido, a mudança começa agora.

93afc5d73b0ae0deece6c390611d215b

2) Fazer todos os dias, sem exceção

Esse passo é essencial, talvez o mais importante. Para algo tornar-se um hábito é fundamental que você faça-o todos os dias, especialmente no começo. A primeira semana será a mais difícil, principalmente no fim de semana, mas depois de superada você começará a se acostumar à nova vida e vai ficando cada vez mais fácil conviver com o novo hábito, até chegar o momento em que você não sentirá mais dificuldade e ele deixará de ser um esforço para se tornar algo natural.

3) Substitua um hábito ruim por um bom

Utilize o tempo que você costuma passar assistindo tv para escrever um diário ou ler um livro. Troque o café por chá. Quando sentir vontade de reclamar, respire fundo e pense em algo que você tem para agradecer. Substitua os doces da sobremesa por frutas. Ao invés de chegar em casa e ir para o computador, troque de roupa e vá caminhar. Além de te livrar de algo ruim, fazer essas trocas ajuda sua mente a se manter ocupada e não pensar na vontade de voltar à conduta antiga.

4) Mantenha o sono regulado

Mesmo se o hábito que você quer adquirir não for dormir melhor, manter um horário certo para ir para a cama à noite e acordar de manhã faz com que você aprenda a organizar seu tempo e esteja bem disposto todos os dias para ter força de vontade e enfrentar o que for necessário para melhorar sua vida.

5) Encontre prazer no novo hábito

Comer saudavelmente não precisa ser chato e sem graça. O que não faltam na internet são receitas light e deliciosas, e, se você gosta de cozinhar, fazê-las será um prazer. Assim como exercícios não precisam ser entediantes, você pode andar de bicicleta, praticar um esporte que goste ou chamar um amigo para caminhar. Se a sua ideia é conseguir manter a casa organizada, pode investir seu tempo em decoração ou artesanato, atividades prazerosas que te darão mais vontade de manter a arrumação. Para meditar, coloque uma música calma ao fundo ou acenda um incenso. Com um pouco de criatividade você encontra prazer em qualquer atividade.

b9773c2e76543fb8385f6bc5adbc285a

6) Aprimore com o tempo

Não se acomode depois que o hábito for adquirido. Procure sempre novas ideias para tirar a atividade da rotina, converse sobre o assunto, descubra como fazê-lo de formas diferentes. Se você começou a praticar uma atividade física, por exemplo, veja como pode melhorar seu desempenho. Se parou de comer carne, descubra novos restaurantes e culinárias para vegetarianos, conheça pessoas que fazem o mesmo. Invista em equipamentos ou materiais que aprimorem sua nova atividade. Sempre é possível melhorar.

7) Converse com as pessoas sobre o assunto

É ótimo trocar ideias com alguém que se interessa pelas mesmas coisas que você e passou pelo mesmo processo de adaptação. Conhecer outras experiências que tenham a ver com a sua é agradável e você ainda pode aprender mais sobre o assunto. Converse também com quem ainda não conseguiu e quer adquirir o hábito pelo qual você também está lutando. Incentivar e ser incentivado é uma ótima maneira de encontrar forças para seguir em frente.

8) Se escorregar, não jogue tudo pro alto

Se foi a uma festa e escapou da dieta, não conseguiu acordar cedo pra ir à academia ou deixou de praticar seu novo hábito uma só vez, ao invés de chutar o balde e continuar fazendo tudo errado naquele dia, respire fundo e continue como se nada tivesse acontecido. Quanto mais você insistir no erro mais difícil vai ser voltar a fazer o certo.

9) Leia sobre o assunto

Procure livros, reportagens e blogs que falem sobre o assunto que envolve seu novo hábito. Informe-se sobre os benefícios, leia depoimentos de quem já conseguiu mudar e procure fotos que te inspirem. Essas coisas ajudam a te manter motivado e adquirir novas informações pode enriquecer a sua experiência.

10) Fuja das tentações e más influências

Mantenha o foco e tenha sempre na ponta da língua um firme “não”, quando alguém disser “só um dia não faz mal” ou “você tá neurótico com isso” e outras frases desmotivadoras que, pode ter certeza, em algum momento você ouvirá. Para fugir das tentações, cuidado com o que você mantém à sua volta e cuide do ambiente onde você irá praticar o seu hábito, para que nada tentador desvie sua atenção.

11) Lembre-se dos seus motivos

Quando ficar difícil, pare e pense nos motivos que fizeram você começar. Lembre-se dos benefícios que essa mudança irá lhe proporcionar, e que só depende de você e da sua força de vontade. Fazer uma lista das vantagens que o novo hábito trará para a sua vida é uma ótima maneira de se distrair da dificuldade e voltar o foco para o seu objetivo.

Fotos: 12



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





1 Comentou para “11 passos para adquirir um novo hábito”


G
1. Adir
17/04/2015 às 10:32

Parabéns, ótimas dicas!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: