27.01.14 • Em Comportamento, Positividade

Ser uma pessoa positiva ou otimista não significa estar o tempo inteiro sorrindo, pulando de alegria, como se a vida fosse um conto de fadas. Só existe um indicador que te mostra se você tem mais positividade ou negatividade em si, e não é a sua atitude ou a maneira como se comporta. É a sua mente. A positividade está muito mais ligada ao que acontece dentro de você do que fora. Tem tudo a ver com o que você sente e pensa, e não tanto com o que expressa. Por isso, a única pessoa que pode realmente entender e direcionar as suas energias é você mesmo, mais ninguém.

Os otimistas mantêm alguns hábitos que fortalecem e estimulam a positividade. São reflexões e intervenções internas que praticam constantemente e não são visíveis aos outros, é um trabalho totalmente mental que exige concentração, foco e dedicação. Eles sabem a importância de ter cuidado com seus pensamentos e provavelmente já experimentaram alguma situação em que o poder do pensamento positivo provou realmente funcionar para atrair coisas boas para suas vidas. Por isso, aprenderam a praticar certos hábitos diariamente para que suas mentes estejam sempre voltadas à positividade:

1) Direcionar o pensamento ao acordar: O primeiro impulso de algumas pessoas ao ouvir o despertador é pensar “ah, não…”. Mas os otimistas sabem que isso é um convite à negatividade, ao desânimo e à tristeza, por isso acordam e já tomam o controle dos próprios pensamentos, direcionando-os para algo bom. Parece difícil acordar e já ter essa consciência, mas, como qualquer outro hábito, depois de aprendido e adquirido, se torna muito simples e natural. Iniciar o dia com o pensamento certo faz com que seja mais fácil enfrentar o que quer que venha pela frente, e ainda abre possibilidades para que coisas boas sejam atraídas para a sua vida.

pensamento ao acordar

2) Comemorar as pequenas conquistas e alegrias: É comum comemorarmos quando somos promovidos no trabalho, damos um grande passo ou o nosso time ganha um campeonato. Porém, estas coisas não acontecem todos os dias, e nós esquecemos que podemos comemorar também por outros motivos menores e pelas pequenas coisas boas que acontecem no dia a dia. As pessoas positivas celebram, mesmo que discretamente, toda vez que algo bom lhes acontece, independente da sua importância. Assim, tiram o máximo proveito da felicidade que qualquer acontecimento positivo pode lhes proporcionar.

3) Gratidão: Por tudo. Além de serem gratas pela vida, pela saúde, a família, os amigos, a casa onde moram e o alimento que possuem, os otimistas sentem gratidão a todo momento, sabem que têm infinitos motivos para agradecer e se sentem assim diante de tudo de bom que lhes acontece, seja por um dia bonito, um abraço carinhoso, o conforto de sua casa, a oportunidade de terem um trabalho, seus momentos de lazer, os bons relacionamentos… Elas sempre se lembram de aplicar a gratidão em todos os momentos bons, todos os dias.

4) Escolher os pensamentos: O que algumas pessoas geralmente fazem nos momentos de stress é pensar e remoer sobre a situação, o que os deixa cada vez mais aborrecidos e até aumenta a gravidade do caso em suas cabeças. Conseguir trocar os pensamentos negativos por positivos nestas horas parece bastante difícil, mas, assim como qualquer outro hábito, é possível aprender e tornar mais fácil controlar o que se passa em nossa mente diante destas situações. Para isso, não existe fórmula mágica ou segredo, é preciso foco, exercícios constantes e muita força de vontade quando o stress surgir, até que vá ficando cada vez mais fácil tomar as rédeas dos próprios pensamentos quando preciso.

5) Transformar o descontentamento em força: Como você usa o seu descontentamento? Reclama dele, chora, põe a culpa em alguém, pensa que nada na sua vida dá certo? Então saiba que é possível usá-lo de forma positiva para fazer uma grande mudança na sua vida se apenas mudar a maneira como o enxerga. Se você aproveitar a sua insatisfação para entender aquilo que não quer, pode conseguir, finalmente, descobrir o que quer. As pessoas positivas sabem que é muito mais útil transformar o descontentamento na força de vontade que precisam para correr atrás da mudança do que ficar reclamando do trabalho, da forma física e de tudo que não está como gostariam.

6) Aproximar-se de pessoas positivas: Não é difícil sentir a energia e identificar a vibração de uma pessoa que está próxima de você, alguns minutos de conversa são suficientes. Os otimistas acabam atraindo outras pessoas positivas por identificação mútua. Por terem o hábito de sempre procurar ver o lado bom das coisas, elas não aguentam ficar muito tempo ao lado de alguém com energia ruim, que só pensa e fala em problemas. Por isso, acabam se aproximando daquelas com quem se identificam, as que demonstram alegria e positividade.

pessoas positivas

7) Ver tudo como oportunidade: Um convite para almoçar pode ser a oportunidade de ter uma conversa ótima com alguém. Ser chamado para ajudar em um trabalho ou projeto com certeza é uma chance de aprender algo novo. Um dia de sol é uma oportunidade que a vida está te dando de aproveitar e se divertir fazendo algo ao ar livre. É assim que os otimistas vêem tudo o que lhes acontece. Por enxergarem possibilidades em todas as situações, dizem “sim” muito mais vezes e, consequentemente, aproveitam as chances que quem não vê a vida dessa forma não consegue aproveitar.

8) Imaginar-se vivendo seus sonhos: Naqueles momentos em que a mente se perde em pensamentos – no banho, antes de dormir, na janela do ônibus, na sala de espera – os otimistas aproveitam para imaginar seus sonhos se tornando realidade. Mais do que isso, eles se imaginam dentro deles e conseguem até sentir um pouco como seria. Esse tipo de pensamento positivo é muito forte, porque manda uma mensagem para o universo de que você realmente acredita que a realização de tal sonho é possível.

9) Manter-se livre de excessos: Tudo que é demais – bens materiais, relacionamentos, preocupações, informação – afeta e causa confusão na mente, resultando em pensamentos negativos. Simplificar a vida envolve livrar-se de excessos. Mesmo coisas muito banais, como fazer uma limpeza no Facebook e no Instagram e deixar apenas o que interessa ou doar coisas que não utiliza e diminuir o que compra, ajudam a manter a mente mais leve, o que faz uma diferença enorme no que acontece em nosso interior.

10) Apurar os cinco sentidos: As pessoas positivas apreciam muito mais as pequenas coisas que acontecem à sua volta no dia a dia e sempre conseguem encontrar algo de bom em qualquer situação. Mesmo que pareça não acontecer nada de interessante, os otimistas, por terem a visão, olfato, tato, paladar e audição mais apurados, se sentem bem apenas por estarem em um local confortável, se admiram com algo bonito que vêem, apreciam lentamente a refeição, percebem sons agradáveis e cheiros que trazem identificação ou boas lembranças.

cinco sentidos

11) Pensar em seus sonhos e objetivos: Não importa se o dia foi ruim, se estão preocupadas com outras coisas ou se está chovendo, as pessoas positivas nunca esquecem que suas vidas têm um propósito e se lembram dele todos os dias. É daí que elas tiram suas forças e a fé necessária para continuar, sem deixar que as dificuldades ocupem nos seus pensamentos o espaço que deve ser ocupado pelo foco naquilo que precisam fazer. O que importa, para elas, é saber que estão caminhando em direção à felicidade, por isso criam o hábito de lembrar a si mesmas disso todos os dias.

12) Aceitar os momentos difíceis: Otimismo e positividade não são fatores exterminadores de obstáculos. Eles vão continuar existindo, a diferença é que as pessoas positivas aceitam que as dificuldades fazem parte da vida, compreendem que precisam passar por um problema ou outro e sabem que não dá para passar a vida fugindo de coisas ruins, de vez em quando é preciso enfrentá-las. Aceitando isso, conseguem lidar muito melhor com qualquer tipo de situação, não deixam que suas mentes se abalem totalmente por causa de um ou outro transtorno e se mantêm fortes e positivas nos momentos em que mais precisam.

Fotos: 123

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





11 Comentaram para “12 hábitos que as pessoas positivas cultivam”


G
1. daniela navaes
27/01/2014 às 09:44

muito bom! eu vejo o mau humor e a negatividade como vícios: vícios em reviver emoções ruins. todo mundo experimenta emoções boas e ruins, elas são respostas rápidas e imediatas nossas às situações da vida. acontece que enquanto uns insistem em continuar (re)vivendo as emoções ruins, mesmo que a situação já tenha passado, outros escolhem aceitar a vida como ela é e tirar algo de bom de toda situação, seja ela boa ou ruim. 🙂 isso é yoga!


G
2. Stephanie
27/01/2014 às 22:12

Daniela, é exatamente isso, um vício! Eu tenho aprendido com a yoga a mudar isso, viver o presente! Tem me ajudado muito a ser uma pessoa mais positiva.

Beijos!


G
3. Bruna
27/01/2014 às 13:45

Ei Stephanie, adorei esse texto. Acho que ele veio numa hora muito propícia pra mim. As vezes desanimo, mas preciso manter a chama do otimismo acesa! Obrigada mesmo por compartilha-lo aqui! Como já te disse inumeras vezes, nao há uma vez que eu acesse seu site em que não saia com algo de legal pra levar pra minha vida!

Abraço!


G
4. Stephanie
27/01/2014 às 22:05

Bruna, obrigada pelo carinho de sempre!
Eu também desanimo de vez em quando, é totalmente normal. O importante é aceitar que isso faz parte da vida e deixar passar, sem deixar que o desânimo tome conta da gente. Praticar esses hábitos ajuda bastante 🙂

Beijos!


G
5. Jordana
29/01/2014 às 13:00

Que post gostoso de ler! Eh isso ai, pensamento positivo sempre!
Beijos Stephanie! 😉


G
6. Stephanie
29/01/2014 às 13:49

Sempre bom te ver por aqui, Jordana!

Beijos!


G
7. Jordana
30/01/2014 às 19:34

Mesmo correndo com a monografia sempre tiro um tempinho pra ler seus posts, e saio daqui cheia de energia! Muito bom 😀 Beijão!


G
8. Francisco AMX
29/01/2014 às 13:46

Pena que poucos dominam, de fato, este estado… sim, para se concluir os “passos” acima, precisa-se de um estado espiritual soberano… infelizmente não é para “qualquer um”… precisa-se força de vontade e muita frieza! sim FRIEZA, pois no mundo em que se vive, para se alcançar um otimismo pleno, matéria prima para o real positivismo, precisa-se de uma boa dose de amaciamento do ego… parece paradoxal, mas é a pura verdade…pois só assim para não se afetar ao que acontece ao nosso redor… quanto mais egoísta, mais otimista… e não entendam que todos egoístas são “ostensivos”… a hipocrisia é a arma deles! … conhecem esta chamada?: “Venha morar num lugar onde todas as pessoas são bem resolvidas, honestas, sustentáveis, gostam de animais e plantas, são bonitas e modernas e sempre positivas… venha morar no Facebook!!!”… onde eu quero chegar? é que estas pessoas são raras! eu não conheço nenhuma! e talvez a considerasse uma “entidade” chata pra burro, destoante do mundo!… uma vez li um artigo sobre a vida selvagem e o estres dos animais… é incrível… e é assim desde os primórdios… faz parte da vida! sim o ser humano é mais evoluído, mas vai demorar a chegar ao ponto de tamanha “sabedoria”… para mim devemos desencanar de ser o que não vamos ser…assim talvez sejamos otimistas-realistas… e não umas farsas… coisas que aprendi com o rock&roll…


G
9. Stephanie
29/01/2014 às 14:00

Francisco, muito obrigada por deixar sua opinião! Concordo com você que há muita coisa ao nosso redor que afeta nossa energia e dificulta que sejamos otimistas, mas, por outro lado, na minha opinião, estes passos que descrevi no post são coisas simples que podem ser trabalhadas em nossa mente todos os dias, e assim, aos poucos, melhoramos nossa positividade e nos tornamos mais otimistas, até que estas ações e pensamentos se tornem hábitos.

Acredito que é tudo uma questão de esforço, de determinar prioridades e de escolher bem nossos pensamentos. Mesmo que não seja possível sermos assim o tempo inteiro, acho que investir em alguns destes hábitos, lembrar deles e fazer um esforço para colocá-los em prática é muito válido! Não acho que seja tão difícil nos sentirmos gratos, nos aproximarmos de pessoas que nos fazem bem e parar algum momento do dia para pensar em coisas positivas e em nossos objetivos, por exemplo. É tudo uma questão de escolha.

Volte sempre e deixe sua opinião por aqui sempre que quiser, gosto muito de receber comentários dos leitores, porque me ajudam a pensar além e melhorar o conteúdo do blog.

Beijos!


G
10. Garanhão italiano
29/01/2014 às 14:40

Gostei Muito.


G
11. Stephanie
29/01/2014 às 21:21

Que bom que gostou! Obrigada! 🙂



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: