10.03.14 • Em Bem-estar, Livros

Se fizéssemos uma análise de tudo o que se passa em nossa mente durante um determinado tempo, perceberíamos que mais da metade dos nossos pensamentos são repetitivos, inúteis e – o pior de tudo – nocivos. Estamos quase sempre, de alguma forma, com a mente direcionada ao passado ou ao futuro, e são raros e curtos (quando existem) os momentos em que nos mantemos totalmente no momento presente.

Livro O Poder do AgoraEsta atitude causa uma perda significativa de energia em qualquer pessoa, causando tristeza, depressão, compulsão e ansiedade, além de afastar a paz e a alegria, os dois sentimentos que caracterizam o estado natural de todo ser humano, segundo Eckhart Tolle, em O Poder do Agora, livro que explica de forma profunda como os pensamentos atuam com total poder sobre tudo o que sentimos e mostra o que podemos fazer para nos libertarmos deste poder negativo da mente para sermos felizes sem interrupção.

O que Eckhart explica é que a resposta para o fim de todo o sofrimento está dentro de nós. Quem procura fora de si, colocando em primeiro lugar os bens, prazeres momentâneos, status e aprovação dos outros, não encontra a verdadeira felicidade, apenas migalhas dela. Ser feliz é se sentir bem por dentro, consigo mesmo, enquanto o que está fora de você fica em segundo plano. Mesmo que esteja acontecendo algo ruim externamente, problemas ou dificuldades, se você for capaz de lidar com isso mantendo seu equilíbrio e paz interna, você é feliz.

Tenho lido bastante sobre a definição de felicidade e em diferentes livros encontrei autores afirmando que ela é sinônimo de paz, serenidade e calma interior, e tudo o que é contrário a isto, como a tensão, a preocupação, o medo e a tristeza, é causado exclusivamente pela nossa mente. Nossos pensamentos são como uma voz que nos acompanha o tempo inteiro e são totalmente responsáveis por estas sensações negativas. Algumas pessoas vivem com um torturador dentro de suas cabeças, e mal sabem que esta é a causa de sua angústia, infelicidade e até de doenças.

O poder do agora

O segredo para a paz ininterrupta, segundo Eckhart Tolle, é libertar-se da mente. É silenciando-a que conseguimos finalmente nos colocar inteiramente no momento presente, esquecer a ansiedade pelo futuro e a tristeza pelo passado e encontrar a verdadeira paz interior. É impossível explicar em um post tudo o que há no livro, por isso resolvi tirar dele apenas uma breve explicação e as melhores técnicas que aprendi para aplicar o Poder do Agora e acabar com o poder prejudicial da mente:

Seja uma testemunha de seus pensamentos

Comece a prestar atenção ao que a voz na sua mente diz, mas não use-a para ouvir-se, separe-se dela. Sua mente é uma coisa, e você, como observador dela, é outra. Sinta como se estivesse olhando seus pensamentos de fora, exatamente como faz uma testemunha de qualquer situação. Se você prestar atenção ao seu pensamento usando ele mesmo, continuará dentro dele. Quando se separa e o observa como se ele não fosse mais você, o fluxo mental é interrompido, sua mente se esvazia e você sente sua presença com tanta intensidade que o pensamento se torna insignificante.

Preste atenção total a qualquer atividade rotineira

Toda vez que subir ou descer escadas, volte a atenção para seus passos, movimentos e toques dos pés no chão. Ao lavar as mãos, perceba o som, o contato da água, o cheiro do sabonete e como sua mão se movimenta. Ao dirigir, atente para o que seus pés e mãos fazem, ao barulho da rua, à visão do caminho. Quando volta sua atenção para estas ações, você limpa sua mente de outros pensamentos e coloca-se totalmente no agora, porque é isto que está acontecendo no presente. Qualquer outra coisa que você poderia estar pensando se não estivesse fazendo este exercício, estaria ligada ao passado ou ao futuro. Por mais simples que pareça, esta é uma técnica de meditação muito poderosa.

Poder do agora dirigir

Pergunte-se

“O que está acontecendo dentro de mim nesse momento?”. Responda exatamente ao que a pergunta quer saber, mas não faça nenhuma análise, não reflita sobre a resposta. Simples assim. Este exercício funciona da mesma forma que o primeiro, separando você da perturbação de sua mente e tirando o foco do passado e do futuro, para te situar no presente.

More no presente e faça visitas rápidas ao passado e ao futuro

Não “crie” mais tempo, ou seja, não fique acrescentando passado e futuro ao seu presente. Você não precisa apagar definitivamente o passado, muito menos deixar de fazer planos para o futuro, e sim ter consciência de que o agora é o único tempo que você realmente tem. Faça com que seus pensamentos estejam na maior parte do tempo focados no presente, e quando precisar revisitar o passado para resolver algum assunto da sua vida ou planejar o futuro na intenção de progredir ou realizar sonhos, faça uma visita rápida a eles e volte ao agora, onde você deve estar para então agir.

Destrua o sofrimento aceitando-o

Manter-se consciente do que se passa dentro de você acaba com a ligação entre a mente e o sofrimento. Quando se sentir irritado, ansioso, com raiva ou triste, ao invés de tentar lutar contra estes sentimentos, apenas reconheça que eles estão ali e aceite-os. Não julgue nem analise, não permita que o sentimento ruim se transforme em uma avalanche de pensamentos, apenas observe. O sofrimento geralmente acontece quando levamos nossa mente ao passado. Desta forma, você se manterá presente e acabará com o pensamento auto-destruidor.

Conecte-se com seu interior

Feche os olhos e dirija a atenção para dentro do seu corpo. Sinta-o lá no fundo. Há vida dentro de você, nas suas mãos, braços, pernas, pés, abdômen, peito? Você consegue sentir a energia que faz palpitar e funcionar cada órgão e célula? Mantenha o foco na sensação que se passa no interior do seu corpo, perceba-se como um campo de energia. Não pense sobre isso, só sinta. Sua mente está totalmente livre de pensamentos sobre o passado e o futuro e não há nenhum sofrimento em você, apenas paz. Isso é estar no agora.

poder do agora

Exercício de consciência corporal

Ótimo para ser feito antes de dormir e ao acordar. Deitado, feche os olhos, relaxe e comece a escolher partes do corpo para dirigir sua atenção. Primeiro, sinta os dedos dos pés. Passe para os calcanhares. Então para os joelhos e vá lentamente mudando sua atenção e sentindo coxas, quadril, abdômen, peito, braços, mãos, pescoço, boca, orelhas e olhos. Pare por alguns segundos em cada um deles e você sentirá uma energia de vibração em cada um. Quando terminar, tente sentir a energia do seu corpo inteiro, como uma só. Esta é uma técnica de meditação que tem o poder de te colocar no agora, silenciar a mente, relaxar e também reforçar o sistema imunológico.

Se o seu agora te faz infeliz…

…e você foge para o passado ou se transporta para o futuro para fugir do presente, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você quer ser feliz, precisa escolher uma delas imediatamente, mas o mais importante é que faça isso sem nenhum indício de negatividade. Sem medo, sem desculpas, sem tensão. Mantenha seu interior tranquilo e decida.

Fotos: 1234

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





11 Comentaram para “O Poder do Agora: silencie sua mente, mantenha-se no presente e viva em paz”


G
1. Bruna
14/03/2014 às 10:58

Ganhei esse livro no natal mas ainda não pude lê-lo! Adorei as dicas que você compartilhou e só posso pensar que foi um ótimo presente. Mal posso esperar para lê-lo!

Abraço!


G
2. Stephanie
14/03/2014 às 13:10

O livro é muito bom, Bruna! Bem mais profundo do que o que escrevi aqui, porque procurei simplificar e tive que resumir para o post não ficar enorme. Você vai ver que a leitura tem muito mais conteúdo e lições pra vida.

Depois me fala o que achou!

Beijos


G
3. Rosana
14/03/2014 às 15:05

Esse é um dos melhores livros que já li.
Seu artigo ficou muito bom, parabéns!
Abraços,


G
4. Stephanie
14/03/2014 às 15:44

Um dos melhores que li recentemente também, Rosana!
Se tiver indicações sobre outros livros nesta linha, são muito bem-vindas!

Beijos!


G
5. Margareth
03/05/2015 às 20:54

Este livro é maravilhoso!!!


G
6. marcia bordignon
31/08/2015 às 12:54

Tenho esse livro há alguns anos e ele sempre me acompanha nos momentos de dificuldade.


G
7. Stephanie
31/08/2015 às 20:14

É um livro para ler e reler muitas vezes mesmo, Marcia!


G
8. Ana
19/05/2016 às 10:50

Adorei
Onde encontro esse livro pra comprar?


G
9. Stephanie
19/05/2016 às 20:29

Ana, pela internet você encontra super fácil! E eu sempre vejo ele nas livrarias também :)


G
10. ARCENI JUNIOR
17/09/2016 às 14:18

DIMAIS EU QUERO ESSE LIVRO E SUPER UAALLL COMO EU QUERO PARABENS


G
11. ARCENI JUNIOR
17/09/2016 às 14:19

#DEMAIS



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: