31.03.14 • Em Inspiração

Quão distantes de você os seus sonhos parecem estar? Você acha que só conseguirá realizá-los quando houver a possibilidade de dar um grande passo, tiver muito dinheiro ou a ajuda de alguém importante?

Se é isso que você pensa a respeito dos seus sonhos, sinto informar três coisas:

1) Você está errado.
2) Você está desperdiçando seu tempo.
3) Há grandes chances de você nunca conseguir realizá-los se não mudar a sua visão.

E fico feliz em informar que:

Você pode anular os três itens acima agora mesmo. Nada pode te impedir, a não ser você mesmo. Não é preciso muito tempo, dinheiro, apoio ou habilidade para começar a caminhar na direção dos seus sonhos. Você só precisa de uma coisa: ação.

movimento

“Saia do lugar, faça alguma coisa, fuja da zona de conforto”. Tudo isso é mesmo importante e necessário, mas você já cansou de ouvir, sentir uma vontade enorme de colocar em prática, começar a tomar mil providências ao mesmo tempo e, após pouco tempo, cansar e desistir.

Ao contrário do que podem te dizer, isso não é falta de força de vontade, mas sim efeito do excesso de ansiedade que te sobrecarrega e faz você achar que não é capaz de tanto. Fazer em um dia, uma semana ou um mês aquilo que você não realizou em anos de sonho talvez não seja a solução ideal, e achar que essa é a única forma de realizar um sonho pode ser o que está te impedindo de conseguir.

Não sou contra jogar tudo para o alto e fazer uma loucura para ir atrás da felicidade, porém sabemos que nem todo mundo pode imediatamente fazer isso. Mas qualquer um pode caminhar rumo à realização de seus sonhos sem precisar abalar tanto a própria vida. Pode ser que demore, por isso você vai precisar de paciência, perseverança e força de vontade, mas garanto que há uma estratégia que vai te levar ao seu sonho. É mais simples do que você imagina:

Dê um passo por dia.

Um só. Um passinho. Pode ser pequeno, pequenininho, minúsculo.

É isso.

um passo por dia

Faça disso um compromisso diário. Todo dia, coloque em prática uma ação relacionada ao seu sonho. A partir de hoje, não deixe passar nenhum dia sem fazer algo, por menos que seja. Você vai sair de um estado de não fazer nada pelos seus sonhos para estar mais próximo deles a cada dia que passa.

Não perca tempo mentalizando o tamanho da escada, suba o primeiro degrau e saberá que é capaz.

Um mês tem 30 dias. Imagine só no que pode resultar a soma 30 ações em direção a um mesmo objetivo. Se pensar a mais longo prazo, em um ano são 365 ações que te levam pra perto do seu sonho. Perceber que pode realizar algo sem precisar estar perfeitamente preparado para tomar todas as providências de uma vez só faz você se sentir muito mais motivado, confiante e esperançoso. Talvez seja isso o que te falte: enxergar que há um caminho, mesmo que você não possua todas as ferramentas.

Vamos supor que seu sonho seja viajar para fora do país. Quais pequenos passos pode dar? Começar pesquisando sobre o lugar, procurando dicas para aproveitar melhor e gastar menos. Faça isso hoje, mais um pouco amanhã, quando encontrar mais informações faça de novo e vá anotando. Verifique no trabalho quando poderá tirar férias. Coloque a quantia de dinheiro que puder na poupança. Em outro dia, abra mão de algo que iria comprar e guarde este dinheiro também. Organize-se para quitar suas dívidas. Veja se pode cortar algum gasto mensal para guardar o que economizar. Converse com pessoas que já viajaram para o lugar onde deseja ir. Tire seu passaporte. Faça o planejamento de gastos. Pesquise preços em dias diferentes para ver o quanto ele varia. Descubra qual a melhor época para ir. Separe coisas que não usa para vender e levantar algum dinheiro.

sonho viajar

Se você sonha em adquirir um talento como, por exemplo, aprender dança de salão, mas nunca sequer tentou, o que pode fazer nos seus dias para estar cada vez mais próximo de conseguir? Começar hoje mesmo pesquisando sobre o assunto para entender os ritmos e conhecer alguns passos e músicas. Depois, pode procurar pela internet grupos de pessoas que dançam para trocar ideias e recomendações. Se não puder pagar aulas por enquanto, pode procurar turmas que se reúnam para praticar. Ver vídeos de passos simples e treinar em casa. Se planejar para poder entrar em uma escola de dança. Enquanto isso, pode marcar aulas-teste em diferentes escolas. Em outros dias você vai a estas aulas. Então se matricula. Pratica um pouquinho por dia, mesmo quando não tem aula. Vai a lugares onde possa praticar. Todos os dias você encontra uma forma de aprender, treinar e se aprimorar pelo menos um pouco.

Seu sonho é escrever um livro. Então hoje você começa pegando uma folha de papel e anotando ideias aleatórias sobre o que quer escrever. Em outros dias, escreve um ou dois parágrafos, que nem precisam ser na ordem. No outro, anota suas ideias para o título. Estuda sobre o assunto. Procura dicas para escrever melhor. Organiza as ideias que estavam anotadas. Escreve mais algumas linhas. Pesquisa os passos para publicar um livro ou sobre a possibilidade de vendê-lo pela internet. Anota mais ideias. Revisa o que já escreveu. Pede a opinião de alguém. Dá uma volta para ter ideias fora do computador. Está nas suas mãos controlar quanto tempo vai demorar, mas algum dia seu livro estará pronto e seu sonho realizado.

escrever um livro

Se seu sonho é começar o próprio negócio, é possível conquistar este objetivo com pequenos passos diários. Absorva conhecimento lendo livros, blogs e revistas, um pouco por dia. Veja filmes e séries sobre empreendedorismo. Leia histórias de quem conseguiu  e procure boas dicas sobre abrir um negócio. Anote tudo e vá implementando o que puder. Produza algum material. Prepare o site da empresa (um dia mexe no layout, em outro produz conteúdo, divulga, e assim vai). Faça cursos online (existem muitos vídeos gratuitos, é só procurar por aí pelos gurus da internet). Faça simulações e testes. Fale de suas ideias para alguém que confia e ouça sua opinião. Conforme for aprendendo, vá aplicando no seu projeto. Ao começar um negócio, em algum momento, você precisará dar um grande passo. Tendo feito todas estas pequenas ações, estará preparado quando a hora chegar.

O que fazer se em um ou outro dia eu realmente não tiver tempo de fazer algo pelo meu sonho?

É simples: pense positivo. Essa também é uma ação que te direciona para o seu sonho, aliás, uma das mais poderosas. Enquanto estiver no banho, jantando ou antes de dormir, pense no seu sonho com fé, diga a si mesmo que ele é possível e imagine como será quando tiver conquistado. Certifique-se de sentir a certeza de que a realização está em processo, que tudo está no caminho certo. Pronto, você cumpriu sua tarefa do dia e o seu projeto de um passo por dia continua de pé. Só não vale usar apenas o pensamento positivo e não investir em outras pequenas ações.

O que você pode fazer hoje pelo seu sonho?



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





6 Comentaram para “Como realizar um grande sonho com pequenas ações”


G
1. Bruna
31/03/2014 às 10:52

Adorei, Stephanie. Concordo plenamente com você: mantendo o ritmo de caminhar todos os dias um pouquinho na direção dos nossos sonhos, eles se realizarão muito antes do que possamos imaginar!

🙂

Abraço!


G
2. Luisa
04/04/2014 às 16:36

Obrigada, me ajudou muito!
Adoro seu blog.


G
3. Stephanie
04/04/2014 às 21:47

Que bom saber que te ajudei, Luisa! Fico muito feliz 🙂


G
4. Debora
11/07/2014 às 22:33

Querida Stephanie, que palavras sabias, voce eh psicologa? Fez algum curso… que inspirador! Debira.


G
5. Stephanie
12/07/2014 às 11:13

Oi Debora! Obrigada pelo comentário!

Eu não sou psicóloga, por enquanto! Sou jornalista, mas penso muito na possibilidade de estudar psicologia em um futuro próximo para unir as duas profissões.

O que escrevo aqui no blog parte das minhas experiências, de assuntos que outras pessoas dividem comigo e das minhas leituras, leio muitos livros, sites e blogs sobre comportamento, estilo de vida, desenvolvimento pessoal… tenho muito interesse por estes assuntos e gosto de compartilhar aqui o que aprendo.

Que bom que você gostou! Espero te ver mais vezes por aqui.

Beijos!


G
6. Diego
10/02/2016 às 17:22

Muito bom seu post, continue assim pois você está ajudando várias pessoas. Sem palavras.



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: