02.04.14 • Em Bem-estar

Boa alimentação, exercícios físicos e equilíbrio mental são elementos fundamentais e indispensáveis para uma vida saudável. Todos são obtidos da mesma forma: através de nossas escolhas. Escolhemos os alimentos que ingerimos, o quanto nos movimentamos e o que se passa em nossa mente. Em relação ao terceiro item, existem inúmeros artifícios para desenvolver o equilíbrio interno e a tranquilidade, a fim de combater o stress e as tensões e conquistar o bem-estar de dentro para fora.

exercicios de relaxamento

O relaxamento, independentemente de qual a técnica utilizada para alcançá-lo, é um dos meios mais comuns para o benefício da saúde mental. Existem muitas atividades e exercícios que podem ser feitos para obter serenidade da mente e bem-estar do corpo. Escolhi os meus favoritos, que aprendi com a yoga e pratico todos os dias quando sinto que preciso relaxar. Eles sempre funcionam:

1) Localizando a tensão no seu corpo

Melhor fazer este deitado, num lugar bem confortável e silencioso. Comece a procurar sinais de tensão em seu corpo. A testa está franzida? Os olhos estão comprimidos? A mandíbula está pressionada? Relaxe cada uma destas partes, mantenha o rosto com uma expressão leve e serena. Agora repare em seus ombros, eles estão um pouco levantados? Se sim, solte-os para baixo. As mãos estão totalmente abertas ou fechadas? Deixe-as em formato de meia lua, que é a sua posição natural e relaxada. Veja se consegue identificar tensões na coluna, no abdômen, no quadril e no pescoço. Analise todo o seu corpo em busca de tensões e, assim que percebê-las, relaxe-as, sinta como se estivesse esvaziando a energia nervosa contida no local. Quando perceber que conseguiu eliminar os pontos de tensão, aproveite a sensação de bem-estar e relaxamento.

2) Gire o pescoço

Em pé ou sentado com a coluna reta, solte os ombros da direção do chão, feche os olhos e abaixe a cabeça levando o queixo na direção do peito. Gire o pescoço como se quisesse encostar a orelha direita no ombro direito, sem elevar os ombros. Gire a cabeça para trás e, se sentir desconforto, pare por alguns segundos no ponto da dor. Então leve a orelha esquerda em direção ao ombro esquerdo e continue girando bem lentamente. Não conte o tempo ou a quantidade de giros, faça quantos achar necessário para se sentir relaxado e então mude a direção do giro para o outro lado.

relaxar o pescoco

3) Respiração com mantras

Esse pode ser feito sentado, deitado ou em pé. Comece respirando profundamente e soltando o ar demoradamente, esvaziando bem os pulmões na expiração. Inspire em dois tempos mentalizando a palavra “estou” separando as sílabas (es-tou), e expire também em dois tempos mentalizando as palavras “em paz”. Outra opção: inspire em dois tempos com a palavra “amor” (a-mor) e expire de uma vez só com a palavra “paz”. Na próxima respiração, você inspira em um tempo só “paz” e expira em dois tempos “a-mor”. Faça várias vezes, sempre inspirando profundamente e soltando o ar até esvaziar o máximo que puder os pulmões.

4) Respire, ouça e imagine

Coloque uma música de relaxamento em volume baixo para tocar (as minhas favoritas: música de relaxamento, sons da natureza e zen music). Sentado ou deitado confortavelmente, respire da seguinte forma: ao inspirar, infle a barriga; ao expirar, volte-a para dentro. Comece a formar em sua mente a imagem de um lugar bonito e tranquilo, com muita natureza em volta (árvores, pássaros, um lago, a brisa do vento, o sol iluminando o caminho à frente…). Deixe essa imagem invadir a sua mente até esquecer o lugar onde você realmente está e sentir-se totalmente dentro dela. Se algum pensamento surgir, não pense que estragou todo o relaxamento, apenas deixe-o ir e continue.

imagine se em um lugar bonito

5) Dança do elefantinho

O exercício tem esse nome porque é inspirado no movimento de oscilação de um lado para o outro que os elefantes fazem. Em pé, com os braços caídos ao lado do corpo, bem moles e soltos, verifique se seu rosto está livre de tensões (principalmente nos olhos, mandíbula e testa). Torça o tronco para a direita com o pé direito mantido no chão e o esquerdo elevando apenas um pouco o calcanhar para acompanhar o movimento. Faça o mesmo para o lado esquerdo, sem interrupções, como se estivesse dançando. Os braços são jogados para o mesmo lado que o corpo vira. Dá para visualizar melhor como é o movimento olhando essa imagem. Esse exercício causa afrouxamento do corpo inteiro.

Fotos: 123



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Postado por Stephanie Gomes

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4 Comentaram para “5 exercícios poderosos de relaxamento”


G
1. Alfeu R Gomes
06/04/2014 às 12:02

É surpreendente que tão poucas pessoas utilizem a arte de relaxar. Relaxar é mais do que livrar-se da tensão de um dia de trabalho, e é mais do que a ausência de “stress”. É algo positivo e agradável. É uma sensação na qual se experimenta paz de espírito. Para relaxar de verdade, é necessário tonar-se sensível às próprias necessidades fundamentais de paz, autoconhecimento e reflexão, e estar disposto a reconhecer tais necessidades, ao invés de ignorá-las ou subestimá-las. As pressões constantes da vida quotidiana causam grandes prejuízos ao bem-estar físico e mental de milhões de pessoas todos os anos.


G
2. Maria Conceição Lacerda
08/01/2015 às 11:53

Muito positivo! Vida saudável! Seria muito bom se as pessoas aderissem à prática de exercícios.


G
3. Stephanie
08/01/2015 às 19:36

Seria muito bom se todo mundo soubesse como exercícios fazem bem pro corpo e pra mente, não é Maria Coinceição? O caminho é encontrar algo que a gente goste!

Obrigada por comentar!

Beijos


G
4. marelena
14/07/2015 às 23:52

Estou adorando todas estas dicas, que delicia, meu corpo agradece!



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