16.04.14 • Em Bem-estar, Saúde

Tomar um chá no meio da tarde ou antes de dormir é um dos bons e simples prazeres da vida. Quem aprecia sabe que os chás são mais do que só uma bebida quente. Eles são reconfortantes e estimulam não só o paladar, mas também o olfato e a visão. Têm o poder de relaxar, limpar o organismo, acalmar, amenizar a ansiedade, melhorar incômodos no organismo e vários outros benefícios para o bem-estar e a saúde.

cha para a saude

Felizmente, no Brasil temos uma riqueza muito grande de plantas e ervas, o que nos permite encontrar uma variedade enorme de opções com seus diferentes benefícios. Contraditoriamente, sabemos muito pouco sobre as propriedades que cada uma delas tem e que poderíamos usar em proveito próprio. Consumi-las em forma de chá é uma das maneiras mais simples de aproveitar estas propriedades, que podem fazer bem tanto a quem sofre de stress, ansiedade e hiperatividade como para quem precisa de um estímulo para aumentar a energia e a disposição.

É sempre melhor consumir os chás feitos a partir de folhas e ervas frescas do que os de saquinho, porque elas perdem parte de suas propriedades ao serem moídas.

cha de ervas

Se você gosta de chás e quer usá-los em benefício da sua saúde e bem-estar, guarde as dicas:

Chás que estimulam o ânimo e a disposição: hibisco, alecrim, erva-doce, mate e tomilho.

Chás que acalmam e diminuem o stress: camomila, maracujá, erva-cidreira, capim cidreira e capim limão.

Chás que ajudam a combater a insônia: mulungu, passiflora e camomila.

Chás antioxidantes: chá verde, hortelã, oliveira e alecrim.

Chás para combater resfriados: alecrim, limão e maçã.

Chás para o sistema digestivo: chá de boldo, menta e sálvia.

Chás para amenizar a ansiedade: melissa, maracujá e alecrim.

beneficios do cha

Os chás são remédios naturais, mas é importante ficar atento caso surja algum efeito inesperado no organismo após o consumo. Se perceber, pare de tomar e observe como reage. Sempre ouça seu corpo e não exagere, pois tudo em excesso pode fazer mal. Mais importante ainda: caso esteja com algum sintoma ou dor recorrente, não tente tratar-se apenas com chás, procure um médico.

Fotos: 123

Fontes: Livro Yoga para Nervosos, Revista Corpo a Corpo, Portal Minha Vida.

*Recado*

Criei um formulário de pesquisa na intenção de conhecer melhor vocês, saber o que gostam e o que não gostam e abrir um espaço para sugestões, críticas, elogios e o que mais quiserem falar sobre o blog. Vou gostar muito de saber sua opinião, vai me ajudar muito a melhorar o Desassossegada! Se tiver um tempo para responder, ficarei muito grata! Para responder, acesse: Pesquisa Desassossegada.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





5 Comentaram para “O poder dos chás para o seu bem-estar e saúde”


G
1. Camila Lacerda
16/04/2014 às 12:13

Sou daquelas que só toma chá quando está doente e graças a Deus não fico doente sempre rs
Vou experimentar o chá de erva doce para disposição para estudar \\o

bjoos

http://www.chadecalmila.com


G
2. Stephanie
16/04/2014 às 13:16

Pra mim é só começar um friozinho que me dá vontade de tomar chá o dia todo! Gosto muito do de hortelã, mas ando precisando bastante do de camomila hehehe

Beijos!


G
3. Bruna
17/04/2014 às 11:58

Não tenho o hábito de tomar chá, embora eu ame aqueles gelados, Matte, mas sei que engarrafados como são não são tão bons quanto “in natura”. Quero muito mudar isso e passar e ingerir mais chás, ainda mais com essa lista de benefícios postadas aqui por você!

Adorei o post!

Abraço!


G
4. Stephanie
17/04/2014 às 13:40

Também gosto dos gelados, Bruna! No verão tomo bastante, não são tão bons quanto os naturais mas é melhor do que tomar refrigerante ou sucos de latinha, né?

Beijos!


[…] Fonte: Desassossegada […]



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: