Você já parou para pensar em quantas coisas incríveis a vida tem a proporcionar? Consegue imaginar a infinidade de lugares, pessoas, ideias, estilos de vida, formas de arte, atividades, esportes, comidas, culturas, crenças e histórias você pode conhecer? Quanto você explorou da vida até hoje? Quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez? Quais foram as experiências mais inesquecíveis da sua vida?

15 bons motivos para investir em novas experiências

O mundo é um lugar muito rico. Todas as pessoas que passam por você têm algo interessante para compartilhar, há incontáveis histórias para serem ouvidas ou lidas, há gente criando coisas novas todos os dias, existe a natureza que compõe lugares inacreditavelmente lindos, existe amor, existe aventura, existem livros e filmes, existe a música, o teatro, a gastronomia, as pequenas e grandes cidades, festas, viagens, oportunidades… Há tantas coisas extraordinárias para serem conhecidas e aproveitadas que, mesmo que você viva muito tempo, uma vida não é suficiente para ter todas as experiências possíveis. Isso não é motivo de tristeza, muito pelo contrário. É bom saber que temos uma infinidade de opções à nossa frente e que nunca faltarão coisas novas para serem exploradas. Uma vida bem vivida é apenas questão de querer e buscar viver, tudo o que você precisa para ser feliz já existe.

Quer ser mais feliz? Invista mais do seu tempo e dinheiro em experiências. Viva intensamente o presente e construa boas lembranças. Agarre as oportunidades que surgirem. Enfrente o medo do desconhecido e mergulhe em algo novo sempre que puder. Viaje, converse, vá a lugares que nunca foi em sua cidade, enfrente um desafio, faça aquilo que você disse que nunca faria, aceite convites, aprenda a cozinhar, aprenda a surfar, aprenda tudo que puder. Ouça um ritmo de música diferente, jogue um jogo que nunca jogou, experimente uma culinária exótica, tente um esporte, converse com desconhecidos e tenha mais “primeiras vezes” na vida. Aproveite estes momentos.

Quer mais motivos para investir em experiências de vida? Aí vão alguns:

1) Viver é uma experiência

Você não nasce com nenhuma certeza a respeito da vida que terá, e sem nenhuma certeza viverá até o fim dela. Tudo o que faz a partir do momento em que nasce é uma experiência. Portanto, viver já é uma experiência! Aquilo que você escolhe fazer é o que determina sua felicidade, suas experiências são o seu caminho. A vida não passa de uma sucessão de experimentações, algumas felizes e outras nem tanto, mas todas carregam sua importância e seus efeitos em quem você é. Experimentar coisas novas nada mais é do que viver.

15 bons motivos para investir em novas experiências

2) Crescimento pessoal e mudanças positivas

É através das experiências que você se transforma. É possível aprender muita coisa em livros, filmes, cursos e conversas, mas apenas a experiência toca profundamente dentro de você e te muda para sempre.

3) Descobrir o quanto você é pequeno por fora e imenso por dentro

Você é muito pequeno diante da imensidão do mundo e da quantidade de coisas que existem para serem vividas, conhecidas e experimentadas. Ao mesmo tempo, quanto mais vive, mais descobre o imensurável infinito que existe dentro de si. Você é, ao mesmo tempo, muito pequeno e muito grande. E isso é perfeito. Você é minúsculo diante do que há fora de você para ser visto e vivido, e vai perceber isso quando estiver verdadeiramente vivendo. E vai entender também que no seu interior há espaço para sentimentos, lembranças, sensações, qualidades, defeitos, vontades, energia, força e conhecimento. E o melhor: sempre cabe mais. Por dentro você é enorme. É infinito.

4) Autoconhecimento

Só experimentando você pode realmente definir o que gosta e o que não gosta, o que tem a ver com você e o que não tem. É no meio de novas aventuras e momentos fora do cotidiano que você tem mais contato com seu interior e com quem realmente é, porque nas atividades que fazemos corriqueiramente prestamos muito pouca atenção e fazemos tudo no automático. É quando algo nos pede mais atenção às nossas emoções que descobrimos nossas qualidades, defeitos, limitações e capacidades. É por isso que nenhuma experiência é perdida, mesmo quando não é tão boa. Você sempre aprende algo sobre si, mesmo que seja que não quer aquilo para a sua vida.

5) Sentir a vida

Há uma significativa diferença entre “existir” e “viver”. Algumas pessoas apenas existem, ou seja, estão no mundo, respiram e têm órgãos que funcionam dentro de seus corpos. Quem vive de verdade faz mais do que apenas estar aqui e seguir o fluxo: elas sentem o coração palpitar e a emoção crescer dentro de si, têm vontade e coragem, se movimentam, caem muitas vezes e se levantam em todas, têm sentimentos intensos e buscam sempre mais da vida. Toda vez que você experimenta algo novo, aquele misto de vontade, incerteza, medo do desconhecido e curiosidade demonstram que você está vivo e é capaz de sentir isso.

15 bons motivos para investir em novas experiências

6) Tornar-se, ao mesmo tempo, interessante e interessado

Pessoas que buscam viver novas experiências têm sempre uma coleção de histórias diferentes e curiosas para contar, por isso se tornam interessantes. Ao mesmo tempo, são também as mais interessadas em ouvir os relatos que os outros têm para contar. São os apaixonados pela vida, que gostam de falar e ouvir sobre o quanto ela é incrível.

7) Viver!

Viver para não chegar ao fim da vida com medo de morrer sem ter vivido o suficiente. Para não se arrepender do que não fez. Para não deixar sonhos para trás. Para amar a si mesmo. Para amar as pessoas. Para sentir amor cada vez que pensar na própria vida. Para poder dizer que, sem dúvida nenhuma, valeu a pena viver.

8) Ser maior que seus medos, receios e vergonhas

Novas experiências podem trazer com elas sentimentos que não gostamos de ter, mas que são necessários para o crescimento e a felicidade. É preciso enfrentá-los para tornar-se maior que eles e não permitir que algo que existe apenas em sua mente te pare e limite sua vida. Você já é mais forte do que o medo, a insegurança e o receio do desconhecido, precisa apenas se dar conta disto e usar a sua força. Este é o aprendizado mais importante que as experiências podem te proporcionar.

9) Descobrir novos hobbies

Hobbies nunca são demais, é sempre bom ter uma lista de coisas que você gosta de fazer para buscar uma solução quando estiver entediado, triste ou desanimado. Adivinha qual é a melhor forma de descobrir coisas que você gosta de fazer? Fazendo, claro! E pode ser até que você esteja perdendo a oportunidade de descobrir coisas que gosta por puro preconceito ou por medos bobos de tentar coisas novas. Dizer que não gosta de ler, se exercitar e fazer trabalhos manuais sem nunca ter tentado não faz sentido nenhum. Experimente!

15 bons motivos para investir em novas experiências

10) A curiosidade move o mundo

É graças à curiosidade que todas as coisas que existem foram criadas e descobertas. Todo o impulso para explorar, pesquisar, estudar, se aprofundar, tentar, criar e fazer algo novo nasce da curiosidade, por isso ela transforma o mundo. Plante a semente da curiosidade dentro de você. Você é capaz de fazer coisas incríveis e totalmente novas, se quiser. Se não sabe por onde começar, tornar-se curioso sobre algo é um excelente primeiro passo.

11) Experiências duram para sempre, coisas não

Algumas pessoas pensam que usar o dinheiro para obter coisas é mais importante do que gastá-lo para fazer algo que durará apenas algumas horas, dias ou poucas semanas. Dizem que comprar é mais útil, pois as coisas duram mais tempo do que as experiências. Mas engana-se quem acha isso, pois as experiências duram para sempre. Tudo o que você viveu será levado com você pelo resto da sua vida e ninguém pode te tirar. Realmente não dá para viver sem ter nada, mas quando a balança pende para o lado do viver e não do ter, a felicidade, sem dúvidas, é maior.

12) Experiências podem ser revividas

Lembranças não são só momentos que ficam em nosso passado. São sentimentos, emoções e histórias. Cada vez que você se lembra dos momentos que viveu, algo acontece dentro de você. De alguma forma você os revive, revisitando tudo de bom que um dia experimentou. A nostalgia é um dos melhores sentimentos que existem, ela tem o poder de nos deixar felizes pela simples sensação de certeza de que a vida valeu a pena.

13) Se sentir revigorado

Quem nunca se sentiu energizado e revigorado depois de fazer uma viagem, ir a um show, dar um mergulho no mar ou sair para se divertir? Novas experiências são excelentes oportunidades de extravasar, colocar para fora sua alegria e empolgação e sair delas se sentindo “novo” e cheio de energia, com ainda mais vontade de viver.

15 bons motivos para investir em novas experiências

14) Conhecer novas pessoas

Raramente você conhece pessoas novas indo aos mesmos lugares que vai todo fim de semana. Se quer fazer novas amizades ou encontrar alguém especial, é muito mais provável que isso aconteça indo a lugares novos. Cursos são lugares excelentes para isso, além de trazerem o bônus do aprendizado.

15) Descobrir o valor dos pequenos prazeres

Viver novas experiências não se trata só de fazer grandes viagens e gastar dinheiro saindo de casa. Visitar um parque em sua cidade, andar de skate, fazer um piquenique ou cozinhar uma receita diferente em casa são experiências valiosas que podem ser incluídas no dia a dia para transformar a rotina. Estes momentos simples te permitem se sentir vivo todos os dias, graças às pessoas com quem você os compartilha, as risadas proporcionadas, as conversas e também os aprendizados que adquire. Grandes experiências são excelentes, mas as pequenas é que fazem com que sua vida seja sempre especial.

Fotos: 12345

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook






Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: