22.12.14 • Em Comportamento, Motivação

Já fizemos uma profunda reflexão sobre o ano que passou e muitos já estão com sua listinha de resoluções pronta para o ano que vem, recheada de coisas que querem viver e conquistar. Junto a tudo isto, é importante lembrar que, além de refletir e colocar os objetivos no papel, é fundamental decidirmos de que maneira vamos agir para tornar o novo ano ainda melhor.

12 atitudes para melhorar em 2015

Melhorar nossas atitudes é o primeiro e mais importante passo para que tudo à nossa volta melhore também. Se queremos que, em 2015, nossa rotina, nossos relacionamentos, nossos pensamentos e nossas experiências sejam maravilhosas, precisamos agir maravilhosamente! Se o que queremos é um ano cheio de paz, temos que buscar atitudes que condizem com isso. Se desejamos que 2015 seja mais animado que 2014, precisamos descobrir o que fazer para animar! E por aí vai.

É você quem precisa determinar quais atitudes quer mudar e melhorar para o próximo ano, mas aqui estão algumas que você pode pensar em aplicar e que com certeza trarão coisas boas para sua vida em no ano que vem (mas você pode começar desde já!):

1) Tenha mais empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender os sentimentos e emoções alheias e de interessar-se verdadeiramente pelas outras pessoas. É buscar entender ao invés de julgar, seja em qual situação for. A empatia é algo cada vez mais raro nas pessoas, mas que deveria ser estimulado, pois se relacionar bem com os outros é muito importante para a felicidade. É pela empatia que você se torna mais aberto, se comunica melhor e constrói bons relacionamentos, seja de amizade, de amor, de família, no trabalho… Ter boas relações em todas as áreas da vida torna nosso dia a dia melhor e também nos reserva surpresas positivas: o ambiente de trabalho melhora, surgem novas amizades, você se reaproxima de seus familiares, traz boas energias para sua vida e se torna alguém querido pelas outras pessoas.

2) Aprenda a priorizar

Parece muito simples, mas não é. A maioria das pessoas não sabe priorizar o que é mais importante e acaba fazendo tudo de acordo com sua vontade e humor do momento, ou conforme as coisas vão surgindo. Se você tem planos e ainda não se preocupou em parar e determinar o que é mais importante fazer, é bem provável que a falta de prioridade esteja te atrasando de alguma forma. 2015 vai ser o ano de acabar com essa bagunça. Você vai parar, pegar um papel e anotar tudo a que quer se dedicar daqui para a frente. Vai colocar a lista em ordem de importância e então decidir quanto de si vai dedicar a cada uma das coisas e o que vai fazer por elas. Guarde estas anotações com você e consulte-a sempre que perceber que suas prioridades não estão claras ou que suas ações não estão organizadas. É claro que suas prioridades podem mudar, mas não deixe que seus planos fiquem soltos e suas ações sejam aleatórias. Priorize sempre.

3) Organize melhor seu tempo

Se você vive dizendo que não tem tempo para nada, é hora de se reorganizar e fazer algumas mudanças. Você não quer passar o resto da vida sem tempo para o que importa para você, quer? Em 2015 isso vai finalmente mudar. Minha palavra favorita para organização é planejamento. Vale a pena colocar no papel as tarefas diárias que você precisa fazer, e então organizar uma espécie de cronograma do que vai fazer em cada dia da semana (é como faço com o blog e funciona muito bem). Você pode determinar até quanto tempo vai dedicar a cada uma das coisas que pretende fazer, adaptando à sua rotina. Provavelmente, para ter mais tempo, você vai precisar diminuir o tempo no Facebook, na televisão ou em outras coisas menos importantes. Sem organização é mais difícil abandonar estas coisas do dia a dia, mas se tiver suas ações pré-planejadas e souber que tem que cumpri-las, fica mais fácil se sentir motivado a não desperdiçar tempo.

4) Divirta-se mais

A vida precisa ser leve! E a melhor tática para se livrar do peso causado pela rotina, a pressa, as preocupações e obrigações é se divertir! Se tem feito muito pouco disso, não só procure aproveitar melhor o seu tempo livre mas também aprenda a se divertir dentro das situações do seu dia a dia. Converse mais, ria e aproveite as pequenas coisas! Deixe que a vida seja mais leve, alegre e divertida. É apenas uma questão de escolher como agir, pensar e viver.

12 atitudes para melhorar em 2015

5) Fale mais sobre coisas boas

Para melhorar a energia que você absorve e transmite, melhore a qualidade do que você fala. 2015 será o ano em que você vai se observar e procurar falar e ouvir mais sobre coisas positivas, se afastando o máximo que puder da negatividade. Mas se você acha que o primeiro passo para se afastar da negatividade é cortar relações com algumas pessoas, está enganado. Antes, é preciso que você mesmo mude a sua atitude. Troque as fofocas e comentários maldosos por assuntos mais interessantes. Não deixe de compartilhar seus sentimentos, mas veja bem se não está obcecado pelas histórias tristes da sua vida e acostumado a falar só sobre elas. Fale mais sobre coisas boas e menos sobre aquilo que intoxica você e os outros com negatividade.

6) Pare de adiar suas vontades

Sabe aquele lugar na sua cidade que você sempre fala que gostaria de conhecer? Aquele curso que adoraria se matricular? Aquela experiência que você tem vontade de viver? E aquela sua ideia de reunir os amigos para um programa diferente? Onde você colocou tudo isso? Na sua lista de coisas que fará “um dia”? Tenho uma novidade para você: o “um dia” chegou! É hoje! Portanto, pare de encher a lista de coisas que quer fazer e comece a diminuí-la. As vontades que você sente são os desejos mais sinceros do seu coração. Elas são importantes! Pare de adiá-las para depois. Em 2015, toda vez que ouvir um pedido vindo de dentro, escute-o, levante e dê um jeito de fazê-lo. Sem desculpas, sem “mas”. Viva.

7) Aprecie o que você tem

É claro que não há problema em desejar e sonhar com mais, temos mesmo que querer e buscar melhorar sempre. Mas não podemos viver apenas ansiando por aquilo que não temos, porque mais importante do que isso é apreciarmos e sermos gratos por tudo o que já temos e vivemos. A sua vida está acontecendo agora, não em um possível futuro em que você acredita que conseguirá o que quer. Se não conseguir amar a vida que tem hoje porque está ocupado apenas sonhando com o futuro, mesmo quando ele chegar você continuará descontente, porque tudo o que você sabe fazer é querer mais, não aprendeu a apreciar o que tem. O segredo é o que sempre digo: lutar pelo futuro, mas também aceitar e amar o presente.

8) Cuidado com as armadilhas do ego

O ego nada tem a ver com autoestima, confiança e orgulho de si mesmo. Ele é uma armadilha que nos faz acreditar que somos superiores por algum motivo, que não temos nada a aprender e que o prazer está em mostrar nossa superioridade a quem acreditamos que seja inferior. O ego faz com que você se perca dentro de si mesmo, é o tipo de interiorização que não te leva ao autoconhecimento, e sim ao engano. Ele faz você perder o verdadeiro significado das coisas boas, já que te torna ocupado demais consigo mesmo para olhar para fora e ver o quanto você tem a aprender. A principal arma contra o ego é a humildade. O que não significa não confiar em si, mas deixar de lado o conceito de “superior”. Orgulhe-se de si, mas não carregue a ideia de superioridade. O ego faz com que as coisas percam o encanto. Cuidado com ele.

9) Abra-se para o novo

Que tal começar 2015 disposto a ultrapassar os próprios preconceitos, medos e inseguranças, e se dispor a fazer coisas novas? No início pode parecer muito difícil, mas você consegue! Acostume-se a chamar mais vezes a força de vontade e a coragem dentro de você e arrisque-se mais, experimente e aproveite as oportunidades que surgirem de fazer coisas novas. Não é garantido que você irá gostar de tudo o que conhecer de novo, mas é certo que 2015 poderá te trazer muitas boas surpresas se você decidir se abrir para a vida.

12 atitudes para melhorar em 2015

10) Lide melhor com as críticas, problemas e erros

Toda vez que enfrentar uma situação indesejada, não se esqueça de parar e se questionar sobre o que pode aprender com o que está acontecendo. Pode ser difícil encontrar uma resposta, e talvez você não encontre de imediato, mas mesmo assim pergunte-se. Essa pequena atitude já fará com que sua perspectiva se abra e você consiga começar a enxergar além do problema.

11) Gaste seu dinheiro com inteligência

Se você resolveu fazer uma limpeza em suas coisas antes de 2014 terminar, deve ter percebido a quantidade de dinheiro desperdiçado em coisas que foram muito pouco (ou nunca) usadas, coisas que não gosta, que não precisava e que apenas ocupam espaço. Se não fez, aconselho que faça e preste atenção nisso. Eu fiz e foi realmente um choque, mas valeu a pena para me fazer perceber que preciso começar a gastar meu dinheiro com mais consciência. Aprendi que preciso pensar mil vezes antes de comprar algo. Que devo parar de comprar vários livros, esmaltes e hidratantes de uma vez porque acabo deixando todos encalhados e sem uso. Que só devo comprar quando realmente gostar muito. Que devo me perguntar: vou usar isso? Tenho onde guardar? Combina com o que já tenho? Combina comigo? Em 2015, chega de gastar sem pensar.

12) Seja honesto com você

Nós mentimos muito para nós mesmos. Fingimos que está tudo bem quando não está, engolimos palavras e sentimentos como se eles não existissem, não escutamos a voz que fala em nosso interior. Você não precisa dividir tudo com o mundo, mas precisa ser honesto com você mesmo. Quando houver um problema, admita. Quando estiver em dúvida, assuma isso para si. Não finja que está tudo bem. Mudar isso vai melhorar muito a relação que você tem com você mesmo, sua autoestima, confiança e, principalmente, seu autoconhecimento.

Fotos: 123



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





2 Comentaram para “12 atitudes para melhorar em 2015”


G
1. Igara
28/12/2014 às 21:52

Olá, gosto muito do seu blog. Sempre venho por aqui ler os posts.
Hoje eu fiz um no meu blog inspirado no seu e estou te convidando para ver!
😀

http://www.viniseoutrascoisas.com/2014/12/100-pequenos-prazeres-da-vida.html


G
2. Stephanie
29/12/2014 às 10:09

Oi Igara! Obrigada!

Tô indo lá no seu blog 🙂

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: