08.01.15 • Em Felicidade

Felicidade é uma coisa absolutamente pessoal. O que me faz feliz é diferente do que faz você feliz, que é totalmente diferente do que faz o seu vizinho feliz. Há infinitas formas de ver e viver a verdadeira felicidade. E quando usamos a palavra “verdadeira” não se trata de uma regra. Estamos tentando definir a resposta para a pergunta: o que faz você ser feliz? O que é felicidade de verdade para você?

8 ingredientes indispensáveis para a felicidade

Mas apesar de a definição de felicidade ser individual, alguns entendimentos sobre ela se aplicam a todo mundo. É fato, por exemplo, que a felicidade é algo que nasce de dentro para fora. É também indiscutível que há necessidade de amarmos a nós mesmos para sermos felizes, pois ninguém é feliz se odiando. E assim como existem algumas verdades fixas sobre a felicidade, há alguns ingredientes que são indispensáveis para todos serem felizes. São eles:

1) Autoconhecimento

Sem saber quem você é, é impossível saber o que quer, o que gosta, e claro, o que te faz feliz! A felicidade não bate na nossa porta, nós é que temos que ir ao encontro dela, por isso é preciso saber o que faz você ser feliz para não deixar que o tempo passe, isso te escape e a vida vá para qualquer direção. O autoconhecimento te ajudará a entender quem você é, como funcionam seus sentimentos e emoções e o que pode fazer para evoluir. Só ele pode te ajudar a ver com clareza o caminho que quer seguir e como deseja viver. Estas respostas definirão as suas escolhas, e suas escolhas criarão a história da sua vida.

2) Relacionamentos

Aproveitar a própria companhia é muito bom e todos deveriam fazer isso de vez em quando. Mas será que é possível viver feliz sozinho? Sem compartilhar momentos, histórias, risadas? Sem ter com quem dividir as alegrias e dores e a quem pedir uma mão nas horas complicadas? Sem ter quem esteja presente nos momentos importantes da sua vida e a quem pedir conselhos? Viver sempre sem companhia? A verdade é que, por mais que muitas vezes as pessoas nos decepcionem ou não sejam aquilo que esperamos, é importante nos relacionarmos, porque elas são sim essenciais para a nossa felicidade. Amigos, família, colegas de trabalho e companheiros são importantes para completarem a nossa felicidade, porque sem pessoas especiais conosco ficamos com a sensação de que falta algo. E falta mesmo: afeto, amor, carinho, compreensão, cumplicidade. Você pode negar que precisa disso até certo ponto da vida, mas em algum momento sentirá essa falta. Antes que isso aconteça, comece a dar mais importância às pessoas.

8 ingredientes indispensáveis para a felicidade

3) Paixão

Pela vida, por você mesmo, pelas pessoas que te cercam, pelo que você faz… Ser feliz nada mais é do que ser apaixonado pela vida. Quanto mais você conseguir amar aquilo que é e tem hoje, mais sentimentos bons cultivará dentro de si. Paixão é aquilo que te move, que faz você se mexer, batalhar, sonhar e se empolgar. É o que garante que seu coração – por mais gelado que fique de vez em quando – nunca congele totalmente. Apaixonados pela vida sabem o valor de cada minuto e, por isso, fazem questão de aproveitá-la da melhor forma possível. Quem se apaixona por si mesmo sabe que é capaz de tudo e por isso é feliz e conquista seus objetivos. Quem sabe amar as pessoas julga menos e vive mais bons momentos. Quem ama o que faz sabe que gostar de suas tarefas faz uma diferença enorme na vida, e é grato por isso. O segredo para se apaixonar está em uma palavra: perspectiva. Tudo depende de como você vê.

4) Liberdade

Liberdade de ser quem você é. De errar. De rir de si mesmo. De falar e se expressar. De voar quando suas asas não aguentarem mais ficar paradas. Liberdade para que nada te prenda, te cale, te pare ou te faça desistir. Para que você possa viver a sua felicidade, seja lá o que isso signifique para você. A verdade é que liberdade é a única coisa desta lista que posso garantir que você já tem, não precisa fazer nada para obtê-la. Só precisa parar de ter medo dela. Você precisa querer ser livre e essa é a maior dificuldade da maioria das pessoas, que prefere se aprisionar em troca de uma segurança ilusória. Segurança nenhuma está garantida, mas a sua liberdade sim.

8 ingredientes indispensáveis para a felicidade

5) Envolvimento

Não dá pra ser feliz assistindo a vida passar. É preciso se envolver! Com o lugar que você vive, as pessoas com quem convive, as situações do cotidiano, as batalhas que você acredita que valem a pena, as oportunidades que surgem em seu caminho, o seu trabalho, seus sentimentos e, principalmente, com o momento presente. Viver no mundo da lua, o tempo todo imaginando que a vida poderia ser melhor ou ignorando o que acontece à sua volta (e também dentro de você) não é a solução dos seus problemas e não te fará feliz. Uma coisa é saber lidar com as situações com inteligência e abstrair o que você não precisa absorver, outra é fingir que está tudo bem quando não está. A vida tem coisas boas e ruins, e é claro que todos queremos evitar o que pertence ao segundo grupo, mas se deixarmos de nos envolver com tudo perderemos também as coisas boas. Nunca permita que o medo te faça fugir da realidade. Envolva-se e enfrente o que vier.

6) Bom humor

O bom humor é a sua maior arma para ser feliz! Sejamos sinceros: não há nada de bom em mau humor e cara fechada. Saber ver a vida com bom humor é o que faz você se sentir animado, bem-disposto, entusiasmado – inclusive com as pequenas coisas. Bom humor tem a ver com leveza, naturalidade, descontração e paz interior. O bom humor derrete o medo, atrai energias positivas e afasta aquilo que não te faz bem. Precisa de mais motivos para começar a rir de si mesmo e lidar com os problemas sem precisar fazer tempestade em copo d’água? Mais bom humor, por favor!

8 ingredientes indispensáveis para a felicidade

7) Gratidão

Não só o ato de agradecer, mas principalmente o sentimento de gratidão que cresce dentro de nós quando sabemos apreciar e nos sentirmos satisfeitos por sermos quem somos, termos o que temos e estarmos onde estamos. A gratidão nos faz mais felizes a partir do momento em que conseguimos nos sentir contentes com o momento presente, mesmo que estejamos buscando uma mudança ou melhora. Para começar a se sentir assim, em primeiro lugar, pare de se comparar com os outros. Em segundo, tire da mente a fixação por aquilo que você tanto deseja e olhe para tudo de bom que você é e tem. Respire fundo e sinta-se bem exatamente onde está. Quando voltar aos seus afazeres, se esforce para não perder este sentimento de contentamento.

8) Positividade

Positividade é o resultado da maravilhosa combinação entre otimismo e alegria. Todo mundo tem energia positiva dentro de si, mas nem todos procuram senti-la e transmiti-la. Só que pessimismo não faz bem a ninguém! Eu vou concordar se você me disser que ninguém consegue ser positivo o tempo todo, mas não acredito que o pessimismo seja questão de falta de opção. Ser otimista é sim uma escolha. Pode não ser tão natural no começo, mas garanto que, se você se esforçar para praticar, a positividade vai te envolver cada vez mais e se tornar parte de quem você é.

Vale a reflexão: Algum destes itens está em falta na sua vida? Será que você precisa investir um pouquinho mais de esforço em algum deles? Qual? O que pode começar a fazer agora para melhorar isso?

Fotos: 1234

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





2 Comentaram para “8 ingredientes indispensáveis para a felicidade”


G
1. Ohara
25/11/2015 às 21:46

Acho que preciso melhorar os itens 5, 7 e 8.
Só pra você ver o quanto sou ruim com otimismo e positividade: no início desse mes até tentei um plano de mudança de vida, ate fiz uma listinha das
coisas que tinham acontecido no dia, tenho muito problema com viver o presente, ok que não ta ligado ao post mais resouvi aproveitar uma propaganda
que passou na tv a umas duas propagandas atras, e vivo me lembrando de novembro/dezembro do ano passado! uma coisa engraçada da minha vida é que em um
certo momento eu acho que o momento do dia foi bom, ae depois quando passa eu fico achando que foi ruim, algo de ruim e sei la** ha amei o post! **


G
2. Stephanie
28/11/2015 às 20:42

Ohara, eu vou gravar um vídeo sobre um dos motivos que dificultam as nossas mudanças internas, mas já te adianto: paciência e persistência são as coisas mais importantes!

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: