15.06.15 • Em Autoestima

Amar a si mesmo é um romance que vai durar a vida inteira. – Oscar Wilde

Como anda sua relação com você mesmo? Você vê qualidades em si ou só pensa em seus defeitos? Você tem orgulho de quem é ou vive fazendo comparações com a vida dos outros e se sentindo inferior? Como você se sente quando olha para o espelho?

Amar a si mesmo é um dos quesitos mais importantes para uma vida feliz. Construir uma boa autoestima pode proporcionar uma mudança gigantesca na forma como você se sente e vive, porque não gostar de si faz com que você viva uma constante batalha interna. É você contra você mesmo. Quando se livra disso e passa a gostar de ser quem é, a vida se torna mais leve, bonita e cheia de oportunidades para serem aproveitadas.

10 atitudes que vão colocar sua autoestima lá no alto

Mas calma, não se desespere se hoje você olhou para o espelho e se achou horrível, todos temos dias em que estamos chateados, com espinhas, de TPM ou em que fazemos tudo errado. O problema é quando você sente isso todos os dias, o tempo todo, e nunca consegue se sentir feliz por ser quem é.

A construção da autoestima é um trabalho totalmente interior e exclusivamente seu. É você quem tem que decidir que vai mudar sua relação com você mesmo e precisa encontrar seu próprio caminho e suas próprias respostas. Mas algumas atitudes podem te ajudar bastante nesse processo:

1) Agradeça por suas qualidades

Se você já tem o hábito de agradecer pelas coisas que tem e por tudo de bom que acontece na sua vida, inclua na prática da gratidão o agradecimento pelas coisas boas que você é. Pense em suas qualidades e seja grato por elas. Agradeça por ser essa pessoa forte, dedicada e capaz. Agradeça por ser bom, honesto e educado. Agradeça por ser responsável pela própria vida e buscar o melhor para si. Agradeça por ser determinado e corajoso. Pense em todas as coisas boas que você é e seja grato por ter se tornado alguém com tantas características positivas.

2) Produza algo que faça você perceber que está crescendo e aprendendo

Perceber-se em evolução é algo que faz bem a qualquer pessoa. Olhar para trás e ver o quanto você cresceu é muito bom – tão bom quanto olhar para a frente e perceber que ainda tem muito a aprender. Faça mais coisas que te façam sentir bem e, ao mesmo tempo, te acrescentem conhecimento, sabedoria, habilidades e felicidade. Quando você percebe o quanto já cresceu, uma mistura de orgulho de si mesmo e motivação para continuar acendem dentro de você.

3) Ria de si mesmo

Ser capaz de rir de si mesmo – ao invés de envergonhar-se – é uma prova de amor que você se dá. Todo mundo passa por situações embaraçosas, diz bobagens, comete gafes e “paga mico”. O que faz a diferença é como cada um reage quando passa por alguma dessas situações. Você pode morrer de vergonha e se sentir mal ou simplesmente rir de si mesmo e levar a situação de forma mais leve. Da próxima vez que acontecer, ao invés de odiar a si mesmo pelo que fez e querer se esconder, junte-se a quem estiver à sua volta e ria de si mesmo. Divirta-se.

Ria de si mesmo

4) Descubra o que faz você se sentir bem e abuse disso

O que faz você se sentir bem com você mesmo? Estar na moda? Cuidar da aparência? Descobrir coisas novas? Produzir algo? Ajudar pessoas? Fazer os outros rirem? Tudo isso junto? Ou outras coisas? Comece a perceber que coisas você faz que te fazem gostar de ser quem você é, gostar de suas habilidades e gostar de olhar para si, e faça muito mais disso. Posso até citar algumas das minhas escolhas: eu me sinto muito feliz comigo mesma quando publico algo no blog e recebo muito retorno positivo dos leitores. Eu gosto de me olhar no espelho quando arrumo meu cabelo do jeito que eu gosto. Eu me orgulho de mim mesma quando tomo atitudes determinadas em direção aos meus sonhos. E você?

5) Trate a si mesmo com carinho

Seja gentil com você mesmo, cuide-se interna e externamente com todo o carinho que puder, buscando sempre o melhor para si. Cuide de seus pensamentos quando pensa sobre você, e cuidado quando a raiva, decepções ou falhas fizerem você querer se agredir com palavras, ações e pensamentos. Quando isso acontecer, lembre-se de que você é um ser humano que erra como todos os outros.

6) Acredite que você merece tudo de mais incrível

Quem assistiu ao filme ou leu o livro As vantagens de ser invisível conhece a frase: “A gente aceita o amor que acha que merece”. Pense sobre isso: o que você acredita que merece? Coisas boas? Coisas mais ou menos? Ou coisas incrivelmente extraordinárias? Sua resposta vai dizer exatamente o que você irá receber da vida. E isso vale para tudo: para o amor, para as amizades, para o trabalho, para os seus sonhos… o que te impede de acreditar que você merece o melhor? Na verdade, provavelmente a única coisa que está te impedindo de receber coisas incríveis é você mesmo, por não acreditar que as merece.

Acredite que você merece tudo de mais incrível

7) Use o que te faz feliz

Batom vermelho, sombra colorida, saia longa, saia curta, listras verticais, listras horizontais, cabelo longo, cabelo curto, roupa da moda, roupa fora de moda… esqueça as regras (quem as inventou?) e use o que você tem vontade!

8) Dê atenção às suas necessidades

Escute-se. Preste atenção aos sinais que seu corpo e sua mente te dão, eles estão sempre nos apontando quais as nossas necessidades, mas nós teimamos em ignorá-los. Quando sentir que precisa de descanso, descanse. Quando perceber que sente falta de cuidar de si, arrume um tempo para fazer isso. Se sua saúde der sinais negativos, pare tudo e priorize cuidar dela, que é o seu bem mais valioso. Quando sentir que sua vida está uma confusão, não deixe as coisas continuarem como estão, comece imediatamente a colocar as coisas no lugar.

9) Perdoe seus erros

Sabe aquele erro que você cometeu ano passado e de vez em quando relembra e se sente mal por isso? E aquela sua falha de ontem que está fazendo você se sentir péssimo hoje? Sabe quando você se lembra de algum erro que cometeu e isso te faz acreditar que você é uma pessoa horrível? Você tem o direito de se perdoar. Somos todos passíveis de tropeços e erros. Estamos aprendendo a viver, estamos mudando, estamos crescendo. Perdoe-se e deixe os erros ficarem no lugar deles, que é o passado. Se você errou, mas conseguiu tirar uma lição disso, aprendeu com o erro e não quer repeti-lo, não há por que se maltratar por algo que aconteceu no passado. O que importa é quem você é e o que faz HOJE.

Perdoe seus erros

10) Esqueça seus “defeitos” e vá curtir a vida!

Se você tem vontade de melhorar algo em si mesmo, seja ganhar ou perder peso, fazer uma cirurgia plástica, uma mudança no cabelo ou seja lá o que for, tudo bem! Mas não espere para viver apenas quando conseguir fazer essa mudança. Cada dia da nossa vida é muito valioso para desperdiçarmos esperando pelo dia em que poderemos aproveitá-los sendo “perfeitos”. Não deixe de curtir por vergonha de um ou outro defeitinho que você acredita que tem. Quando der para consertar você conserta, mas por enquanto VÁ CURTIR A VIDA! Não transforme isso em um pesadelo, não faça de um defeito algo tão significante a ponto de atrapalhar a sua felicidade. Coloque o biquíni e entre no mar, tire muitas fotos com seus amigos, use o que você gosta, faça o que tiver vontade. A vida, infelizmente, é muito curta. Mas, felizmente, ela nos dá oportunidades de viver coisas maravilhosas, se nos permitirmos. Não deixe que coisas tão pequenas sejam mais importantes do que a sua felicidade.

Fotos: 1234

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





9 Comentaram para “10 atitudes que vão colocar a sua autoestima lá no alto”


G
1. Luciana
15/06/2015 às 10:45

Stephanie, obrigada pelos textos inspiradores que você publica!Este blog é maravilhoso! Sempre passo por aqui! Fica com Deus!


G
2. Stephanie
15/06/2015 às 20:10

Eu que agradeço o carinho, Luciana! Comentários como o seu são o que mais me inspira a continuar.

Beijos!


G
3. Ana
15/06/2015 às 18:59

Ola Stephanie, não costumo comentar mas adoro o seu blog. Os seus textos ajudam-me muito! Obrigada por mais um excelente que vem mesmo a proposito na minha recuperação da auto-estima☺ beijinhos.


G
4. Stephanie
15/06/2015 às 20:05

Oi Ana! Obrigada por comentar 🙂

Que bom que os textos te ajudam e espero que esse tenha te incentivado a trabalhar a sua autoestima!

Beijos


G
5. Vivian
16/06/2015 às 16:07

Eii Stephanie!
Gostaria de parabenizá-la pelo blog! Ele me ajuda tanto, me ajuda a ser uma pessoas melhor, mais decidida, mais confiante. Através dos posts daqui que resolvi travar a minha batalha com o autoconhecimento. Tenho um caderninho que todos os posts que eu leio, eu anoto as “dicas” e como aplico as coisas a mim.
Você é uma pessoas iluminada!
Assisti ao seu vídeo, parabéns, ficou ótimo! Mais uma meio pra você nos fazer refletir sobre a vida.
Obrigada!

Beijos!


G
6. Stephanie
16/06/2015 às 21:42

Oi Vivian!

Que bom saber que consigo te passar tantas coisas positivas, fico feliz!

Muito legal você anotar o que está aprendendo, isso ajuda muito a colocar em prática!

E que bom que gostou do vídeo, já estou preparando o próximo pra semana que vem!

Beijos


G
7. deisinha
27/06/2015 às 18:57

Eu amei o texto..


G
8. Ana Caroline
11/04/2017 às 02:08

Eu amo taaaaaanto esse post! Sempre volto aqui pra ler, é sempre MUITO útil e necessário. Muitíssimo obrigada, você é uma linda <3


G
9. Stephanie
11/04/2017 às 08:53

Que legal saber disso, Ana! Fico feliz em saber que o post te ajuda 🙂

Obrigada pelo carinho!

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: