13.07.15 • Em Mudanças

Mudanças fazem parte da vida. Passamos por pequenas mudanças todos os dias e, de tempos em tempos, temos que tomar decisões e escolher se queremos mudar ou continuar no mesmo lugar.

As grandes mudanças raramente são simples. Por mais que estejamos felizes e certos da nossa decisão, há sempre algo que deixamos para trás – um hábito, um lugar, uma pessoa, um pouquinho do que fomos… e isso pode doer, pode ser desconfortável, pode assustar.

Mas mudar é muito bom. Mudar traz novas oportunidades, novos aprendizados, novas experiências, novos desafios. Se nunca mudarmos nada, nunca conseguiremos crescer.

9 coisas que você precisa fazer antes de começar uma mudança na sua vida

Você tem alguma mudança em planejamento? Pense nela agora. Pode ser uma mudança de casa, de estado civil, de carreira, de visual, de estilo de vida, de país ou até uma mudança interior. Se está determinado a fazê-la, é provável que já esteja se movimentando para isso. Mas talvez também esteja se perguntando: como lidar melhor com o processo da mudança? Como me sentir seguro para seguir em frente?

As dicas a seguir podem te ajudar muito a se sentir melhor com a mudança que você está planejando:

1) Tome a responsabilidade da sua vida para você

Pare de culpar os outros e aceite ser o único responsável pelo que vive. Só assim você se tornará o dono da sua vida e poderá mudar o que for preciso para que fique satisfeito. Você está onde está hoje por sua responsabilidade e onde você vai chegar também é responsabilidade sua. Se você decidiu mudar, precisa saber que é você quem vai determinar seu caminho daqui para a frente.

2) Comece a fazer diferente

Se você quer que as coisas sejam diferentes, precisa estar disposto a mudar. Porque é óbvio: se você continuar fazendo tudo da mesma forma as coisas continuarão iguais. Olhe para o que você quer mudar e descubra o que precisa fazer para ficar de acordo com o que deseja. Se você quer um trabalho novo mas tem preguiça de correr atrás, não está caminhando junto da mudança que deseja. Se quer um bom relacionamento mas não se relaciona bem com as pessoas, ficará difícil conseguir. Se quer mudar seu estilo de vida mas continua fazendo as mesmas coisas todos os dias, nada irá mudar. Concorda?

3) Pense se a mudança condiz com você, não se foi boa para alguém

Cuidado para não fazer uma mudança baseada no que te pareceu bom para outra pessoa. Para seu amigo pode ser uma ótima ideia mudar para um país melhor, mas será que para você, que é super apegado à família, é realmente uma mudança que vai te fazer mais feliz? A festa de casamento da sua irmã pode ter sido realmente linda, mas você quer gastar todo o seu dinheiro em uma festa ou prefere fazer uma grande viagem? O profissional que você admira disse que ama trabalhar home-office, mas será que você se sentirá bem trabalhando da mesma forma?

4) Encontre a força dentro em você

Mudanças nem sempre são fáceis, mas você sempre pode ser mais forte do que qualquer dificuldade. Toda força, coragem, determinação e vontade que você precisa existe dentro de você, por isso é importante encontrar e “ativar” tudo isso antes de uma mudança. Dê-se um tempo para olhar para si e enxergar o quanto você é capaz. A vida tem muitas coisas boas reservadas para você e você as merece! Convença-se de que tem tudo para dar certo, você só precisa confiar e seguir em frente.

5) Diferencie prazer e felicidade

Eu estou lendo um livro do Dalai Lama em que ele diz que muitas vezes tomamos decisões escolhendo aquilo que nos dará prazer momentâneo, e não nos perguntamos o que realmente importa, que é: isso vai me trazer felicidade? A felicidade é diferente do prazer porque ela se torna um estado interior nosso, não apenas uma sensação. A felicidade é duradoura, o prazer é só um momento. Pense bem na pergunta: o que vai te fazer realmente feliz?

9 coisas que você precisa fazer antes de começar uma mudança na sua vida

6) Mantenha-se positivo

Começar uma mudança com pessimismo é uma péssima ideia. Não só pelo que você atrai com o pensamento negativo, mas pela forma como isso afetará suas ações, sua determinação e o seu novo caminho. Se é pra mudar, acredite que a mudança será para melhor! Positividade, além de atrair coisas boas, torna você mais forte, mais dedicado e mais feliz.

7) Abra seu coração para as surpresas

Quando tomamos a decisão de mudar, é comum acharmos que tudo vai caminhar exatamente como imaginamos. Aí levamos um susto quando algo, mesmo que pequeno, sai do lugar. É preciso estar pronto para encarar os possíveis contratempos, decepções e transtornos, mas, principalmente, você precisa estar aberto para as coisas boas e não planejadas que podem surgir. Se não estiver, pode acabar enxergando o que é bom de forma negativa e perder uma oportunidade de as coisas serem ainda melhores do que você imaginou.

8) Não espere pelas condições perfeitas

Ou você toma uma decisão ou você não toma. Não existe essa história de “esperar o dia que…”, isso é o mesmo que optar pelo não. As condições perfeitas não existem, porque tudo sempre pode ser melhor. Se está decidido a mudar, mude do jeito que puder e quando já estiver caminhando vá aprimorando, porque isso sim é tomar a decisão de mudar. Esperar é o mesmo que nada.

Não espere pelas condições perfeitas

9) Prepare-se

Apesar de não podermos prever como será exatamente cada passo que daremos, estarmos preparados sobre o que já sabemos é importante. Não se trata de esperar pela condição perfeita, mas de tomar o cuidado de se planejar com o que você sabe que vai precisar. Se você quer sair do seu emprego para começar um novo projeto, economize algum dinheiro para ter segurança no início. Se vai morar sozinho, aprenda as tarefas de casa e pense bem em tudo o que vai precisar. Se quer mudar totalmente seu estilo de vida, reflita sobre o que realmente deseja para si. Isso não é falta de fé, enrolação, negatividade ou medo de não dar certo. É responsabilidade.

Fotos: 1234



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





9 Comentaram para “9 coisas que você precisa fazer antes de começar uma mudança na sua vida”


G
1. Cláudia Marisa Santos
13/07/2015 às 10:20

Olá,
Muito bom post.
Há tempos também escrevi um post sobre Mudança, mas a abordagem é bem diferente. Dá-me muita satisfação tomar conhecimento com outras perspetivas, acho muito enriquecedor.
Obrigada por me fazer refletir um pouco mais sobre o assunto.
Bjs


G
2. Stephanie
13/07/2015 às 20:54

Oi Cláudia! Obrigada, que bom que gostou! Também gosto muito de saber a opinião de outras pessoas sobre os assuntos que escrevo aqui, vou ler no seu blog o que você escreveu 🙂

Beijos!


G
3. André
14/07/2015 às 18:58

Abordagem muito enriquecedora Stephanie. De fato, não é muito fácil sair da inércia e adotar uma postura que realmente gere mudança. Deixar os prazeres momentâneos em prol de algo maior,no mínino exige algum comprometimento de nossa parte. Foi muito bom ter lido esse post hoje! Abraço!


G
4. Stephanie
14/07/2015 às 21:26

Que bom que gostou, André!

Não é fácil, mas é totalmente possível, e é na possibilidade que temos que focar nossos pensamentos.

Espero te ver mais vezes por aqui!

Abraços


G
5. Sabrina Medeiros
18/07/2015 às 23:10

Stephanie, amo o seu blog. E quero lhe fazer uma pergunta: quais os melhores livros de auto- ajuda que já leu? Que tal fazer um post sobre o assunto?


G
6. Stephanie
19/07/2015 às 10:58

Oi Sabrina!

Muitos leitores já me pediram isso, prometo que vou fazer sim, em breve!

Beijos


G
7. Ohara
26/11/2015 às 13:54

Isso mesmo, tem coisas que não acontecem como o esperado e são boas. não apenas para mudanças, mas sim, para tudo na vida
Eu vivo esperando pelas condições perfeitas, sempre “a ano que vem eu faço isso “daqui a 5 meses eu cumpro essa meta” e é bem isso mesmo.
Bem que vc poderia fazer um post ou vídeo falando sobre a diferença entre praser e felicidade, né? hahahaha
O post ficou lindo! ameeei<33


G
8. Stephanie
28/11/2015 às 20:38

Ohara, adorei a sugestão, vou pensar sobre o assunto para escrever!


G
9. elizabeth moreira tristão
28/06/2016 às 19:21

Amei a matéria, e para mim caiu como uma pluma, estou passando por uma fase super difícil, e ao ler fiquei me sentindo mais forte, para poder enfrentá-las.. Valeu mesmo as dicas! bjs



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: