10.08.15 • Em Atividades, Carreira

Eu quero fazer coisas incríveis, e você? Eu quero ter ideias loucas, quero fazer algo diferente de tudo o que já foi visto, quero criar, quero surpreender, quero inspirar as pessoas e quero mudar o mundo para melhor. Eu quero espontaneidade, quero emoção, quero impacto, quero novidade. E eu quero, principalmente, ser capaz de trazer tudo isso para a minha vida graças ao meu conhecimento, vontade, dedicação, coragem e ousadia.

Com isso em mente, não consigo pensar em uma característica mais importante para ser trabalhada do que ela: a criatividade.

10 ideias criativas para estimular a criatividade

Criatividade não é só uma habilidade para ser usada em certas áreas profissionais ou por artistas. Criatividade é o ingrediente que diferencia o bom do incrível. Boas conversas, boas ideias, boas mudanças, bons momentos, bons relacionamentos, bons estilos de vida podem se tornar incríveis com um pouco mais de novidade, inovação e ousadia.

Que repertório é o item mais importante para desenvolver a criatividade, todo mundo sabe. Quanto mais coisas diferentes você conhecer, maiores as suas referências e capacidade de ter ideias. Mas outra coisa que acho importantíssima para a criatividade é a LIBERDADE. Liberdade de pensar longe, de soltar a imaginação, de criar o que der na telha e de não esperar aplausos, apenas deixar que seu cérebro e seu corpo estejam livres para fazerem o que quiserem e voem muito mais longe do que os limites do comum e da rotina.

É justamente sobre usar a liberdade para desenvolver a criatividade que se tratam essas dicas:

1) Escreva uma história

Pegue um caderno e uma caneta, vá para um lugar confortável, deixe tudo de lado e comece a escrever uma história. Qualquer história. A história que vier na sua cabeça conforme você for escrevendo. Pode ser uma história curta, o início de um livro, um conto de algumas páginas, a história que você gostaria de viver ou então contar a sua história e inventar como ela continua. Coloque o que quiser nela: realidade, fantasia, romance, terror, coisas que não existem… a ideia é soltar a imaginação, praticar a criatividade e não se impor limites nem expectativas. Apenas liberte a sua imaginação e coloque essa liberdade no papel.

2) Faça trabalho manual

Escolha um (ou mais) tipo de trabalho manual e tire algum tempo para colocar suas mãos e sua imaginação nele. Você pode plantar e decorar vasinhos, inventar uma receita nova para cozinhar, produzir velas, criar itens de decoração, customizar uma roupa ou sapato, costurar, pintar quadros… o que quiser! De preferência, faça algo que nunca fez ou algo que já fez mas de forma diferente. Dedique sua atenção e dedicação, procure dar o seu melhor no que estiver fazendo e vá aprendendo formas de melhorar. É muito raro hoje em dia fazermos coisas com as nossas próprias mãos, mas essa é uma ótima forma de exercitar nossa habilidade de criar.

Faça trabalho manual

3) Faça um mural e coloque QUALQUER COISA nele

Você pode usar um quadro de metal, um mural de cortiça ou até mesmo uma cartolina. A ideia é colocar nesse espaço qualquer coisa que você tiver vontade. Frases, fotos, palavras, objetos, cores, anotações, coisas antigas, nomes, ideias soltas, calendários, coisas que só você entende… qualquer coisa. Sempre que algo te chamar a atenção ou significar alguma coisa para você (seja lá o que for) coloque no mural. Olhe para o quadro todos os dias a fim de entender um pouco mais sobre seus pensamentos, gostos e ideias. Tudo bem se não chegar a nenhuma conclusão imediata, mas mantenha o quadro preenchido. A ideia é registrar naquele espaço tudo o que se passa dentro da sua cabeça, em suas emoções, e coisas que foram vistas pelos seus olhos ou de alguma forma te afetaram, porque tudo isso faz parte do seu repertório e é fundamental para desenvolver a sua capacidade de ampliar seus horizontes e sua capacidade de criar.

4) Pegue coisas que não servem pra nada e transforme em algo

Pegue vidros, potes de plástico, tecidos, revistas, embalagens, cordões, fitas, adesivos, lápis, tintas etc e coloque tudo na sua frente. Então descubra algo que você pode fazer com tudo isso e faça. Parece difícil, mas não é, e ainda pode ser super divertido. Tenha calma no planejamento da ideia, porque esse é um dos passos do processo de criação, e o importante é que você já está dentro dele. Quando a ideia surgir, é hora do desafio: transformar objetos aleatórios e uma ideia em algo concreto. Quando terminar, reveja tudo e melhore o que for possível. Isso nada mais é do que o processo de toda e qualquer expressão de criatividade. Quanto mais você praticar esse processo, mais desenvolvida ela será.

5) Redecore seu canto da casa

Sabe aquele canto da sua casa onde você passa a maior parte do tempo? Aquele onde estão as suas coisas favoritas? Que tal usar a criatividade para redecorá-lo? Olhe para ele por algum tempo e imagine como poderia torná-lo mais bonito. Você gosta de uma determinada cor, estilo, de algum detalhe específico na decoração? Parta daí para pensar em como pode transformá-lo, e vá imaginando o que pode colocar ali, o que pode mudar de posição, o que você pode reformar. Analise os espaços, as cores, a disposição dos objetos e crie um ambiente novo para você exercitando a sua criatividade. Sem pressa e sem pressão, curta o processo.

6) Mergulhe em um assunto

Encontre assuntos que te interessam e mergulhe o mais profundo que puder neles. Gosta de fotografia? Que tal ler livros sobre o assunto ou fazer um curso? Tem interesse pela filosofia budista? Por que não visitar um local onde ela é praticada e estudar mais sobre isso? Ultimamente eu ando bastante interessada pelo assunto “criatividade” e já encontrei muita coisa interessante sobre isso na internet, comprei livros e estou atrás de cursos de escrita criativa, porque surgiu a vontade de aprender mais sobre isso. Daqui um tempo descubro outro assunto interessante e corro atrás de conteúdo para me aprofundar nele. É assim que se constrói um repertório de conhecimentos diversos, item fundamental para quem deseja ser criativo.

Mergulhe em um assunto

7) Faça aquilo que você disse que nunca faria

Sabe aquelas coisas que você diz que “jamais” vai fazer? “Eu jamais vou a uma balada sertaneja, Deus me livre”, “Eu jamais irei a um show de rock, não gosto”, “Não quero e nunca vou querer experimentar peixe cru”, “Eu nunca teria coragem de gravar um vídeo e divulgar na internet”. Escolha alguma dessas coisas e faça! Essa é uma oportunidade e tanto para você abrir sua cabeça, sair da zona de conforto e conhecer algo totalmente novo. Mesmo que não goste, fica a experiência (repertório!). Aí você me pergunta: o que isso tem a ver com a liberdade citada no começo do post? Eu respondo: Tudo! Liberdade em relação aos próprios julgamentos e preconceitos também é uma forma de liberdade – talvez a mais importante de todas.

8) Pergunte TUDO o que você quiser saber

Pessoas curiosas encontram fontes de criatividade muito mais facilmente do que as desinteressadas. Se você quer ser criativo, precisa começar a ser mais curioso, porque é isso que vai fazer você parar de conhecer as coisas apenas superficialmente e começar a entendê-las de forma mais profunda. É nesse aprofundar que você desenvolve o conhecimento e a sensibilidade necessária para desenvolver a criatividade.

9) Faça alguma atividade relacionada a arte

Dança, música, artes plásticas, teatro, desenho, cinema, fotografia… cada um desses tipos de arte possui inúmeras opções que você pode escolher para conhecer e aprender. Cultura nunca é demais e praticar uma atividade diferente faz bem para o desenvolvimento do corpo e da mente, além de ser divertido e fazer você se movimentar e criar coisas novas cada vez que as pratica.

Faça alguma atividade relacionada a arte

10) Leia o livro Roube como um Artista

O livro mais legal que já li sobre “pensar fora da caixa”. Vários questionamentos interessantes e ideias ótimas para desenvolver a criatividade, ousar mais em seus projetos e ter motivação e vontade de ir mais longe. Super divertido e inspirador, leitura indispensável para quem quer desenvolver a criatividade.

“Criatividade é a inteligência se divertindo.” – Albert Einstein

Fotos: 1234

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





6 Comentaram para “10 ideias criativas para estimular a criatividade”


G
1. Camila
10/08/2015 às 13:56

Oi Stephanie, conheci seu blog hoje e já tô curtindo.
Eu sempre me achei a pessoa menos criativa do mundo, mas comecei a acreditar depois de ouvir um podcast que mudou tudo o que eu pensava sobre o assunto.
Amei as suas dicas e até já tenho o livro da dica 10, mas ainda está na lista de leitura.
Parabéns. Um beijo!


G
2. Stephanie
10/08/2015 às 20:43

Oi Camila!

Fiquei curiosa DEMAIS pra ouvir esse podcast! Me manda?

Se eu fosse você colocava esse livro como próximo da lista, ele é muito muito muito legal! E é rapidinho de ler 🙂


G
3. Rafaela
10/08/2015 às 14:43

Só tenho uma coisa para dizer: Obrigada. <3


G
4. Stephanie
10/08/2015 às 20:42

Às vezes uma palavra só diz muito, né Rafaela? Seu obrigada significou muito pra mim 🙂


G
5. Biaa
17/08/2015 às 17:01

Adoro todo tipo de lista, e o jeito como você trata da vida aqui no blog é muito interessante. Amo seu trabalho, e eu amo ler sobre criatividade, super me identifiquei com o post haha’
Bjus,Bia.


G
6. Stephanie
17/08/2015 às 21:56

Oi Bia!

Que bom que gostou! Também adoro esse assunto! Vi que você compartilhou no seu blog, obrigada!

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: