29.02.16 • Em Bem-estar

Quem não gosta de se sentir animado, empolgado e cheio de energia?

17 dicas para você manter a sua energia lá em cima

Por outro lado, cansaço, tédio, irritação e falta de energia são sensações que não gostamos de ter. Mas o nosso dia a dia nem sempre favorece que nossas energias estejam em alta, principalmente porque raramente priorizamos atividades que nos energizam e deixamos que as obrigações e a correria dominem todo o nosso tempo.

A boa notícia é que está em suas mãos incluir na rotina ações que aumentem a sua energia, e você pode conseguir obter e mantê-la de forma bem simples, apenas mudando hábitos e incluindo algumas práticas na sua rotina.

Comece observando os momentos em que se sente naturalmente animado e feliz. O que você está fazendo? Onde está? O que está acontecendo ao seu redor? Em que está concentrado? Tente captar o que é que está ocorrendo – dentro e fora de você – que faz você se sentir bem. E inclua mais disso no seu dia a dia.

Para te ajudar a começar, selecionei algumas ações e atitudes simples que vão fazer você sair do constante sentimento de cansaço para se sentir mais animado e cheio de energia. Que tal escolher pelo menos uma para colocar em prática ainda hoje?

1) Alimente-se bem, movimente-se e descanse. Esse trio é indispensável para você manter sua energia. Má alimentação, sedentarismo e sono acabam com a energia de qualquer pessoa. Você não precisa alterar radicalmente a sua rotina, apenas inclua mais alimentos saudáveis e diminua os gordurosos e industrializados, encontre uma forma de se movimentar por alguns minutos (dance no seu quarto, troque o elevador pelas escadas, dê uma volta no quarteirão…) e procure dormir no mesmo horário todos os dias. E não esqueça de beber bastante água!

2) Acorde com calma. Pular da cama, se arrumar correndo e não ter tempo de tomar café da manhã é uma péssima maneira de começar o dia – e afetará todo o resto dele. Comece a acordar em um horário que te permita ter tempo de despertar com calma, se sentar e respirar por alguns minutos, aproveitar o silêncio da manhã, tomar um bom café e pensar em coisas boas. Experimente fazer isso por alguns dias e veja como se sente.

Acorde com calma

3) Coma menos, com mais frequência. Se empanturrar de comida e depois se sentir pesado e com sono: quem nunca? Você provavelmente sabe como é a sensação de cansaço que surge depois de comer uma feijoada no almoço. É claro que você não precisa começar a recusar as comidas que gosta, mas, na rotina, cultive o hábito de comer apenas uma quantidade suficiente para se sentir satisfeito, e coma de três em três horas.

4) Mantenha seu espaço e suas tarefas organizadas. Você pode não perceber (ou talvez perceba), mas ficar no meio de muita bagunça é extremamente incômodo. Já um lugar organizado e limpo favorece a concentração, é relaxante, inspirador e gostoso de estar. Em qual das duas situações você acha que sua energia será mais favorecida? Mas organização não se trata só de colocar os objetos no lugar, é importante também que você saiba definir prioridades, fazer uma coisa por vez, acabar com as distrações…

5) Não desperdice energia com bobagens, preocupações, pessoas que não valem a pena… use sua energia para coisas boas: pensar positivo, fazer o bem, se divertir, cuidar de você, fazer planos… isso faz toda a diferença!

6) Tenha algo que preencha seus dias: um projeto, um objetivo, algo que você quer aprender, um hobby… é muito bom ter algo que você gosta de fazer, que te deixa entusiasmado e te dá prazer. Quando faz algo que gosta, você estimula várias sensações energizantes: relaxamento, atenção ao momento presente, alegria, inspiração, entusiasmo…

um projeto, um objetivo, algo que você quer aprender, um hobby

7) Extravase! Cante, dance, se solte, brinque, grite, ria, comemore…libere e renove a sua energia com qualquer coisa enérgica que você tenha vontade de fazer.

8) Não caia na inércia. Falei bastante sobre inércia em um vídeo no meu canal, mas resumindo, não cair na inércia significa não fazer atividades que não tenham nenhum significado ou não te façam nenhum bem, inclusive atividades “neutras”, que não fazem nem mal nem bem. Procure estar sempre fazendo algo que tenha algum sentido. E isso não significa estar em movimento o tempo todo. Descansar quando está cansado não é inércia, pois você estará fazendo bem a si mesmo.

9) Pratique mindfulness, a prática da atenção plena. O objetivo do mindfulness é levar sua mente ao tempo presente enquanto você faz qualquer atividade, inclusive as rotineiras – o que ajuda a parar com pensamentos voltados a problemas, arrependimentos do passado ou ansiedades futuras. Trata-se de voltar toda a sua atenção para o que está fazendo no presente. Se está caminhando, preste atenção ao seu corpo e ao seu caminhar. Se está escovando os dentes, volte toda a sua atenção para essa ação. Se está comendo, preste atenção aos seus movimentos, ao sabor da comida, à mastigação, à sensação de se nutrir. O mindfulness é um tipo de meditação que não precisa ser feito em uma posição específica, mas gera os mesmos benefícios.

10) Pratique yoga. Praticar yoga é MUITO energizante! Mesmo as posturas menos exigentes nos fazem prestar atenção ao nosso corpo, silenciarmos a mente e nos colocarmos em sintonia com a positividade e o momento presente. A sensação de bem-estar e energia que a yoga proporciona chega a ser viciante. É impossível terminar uma aula ou sessão sem se sentir energizado. Se você tem se sentido sem energia, eu recomendo muito (muito mesmo!) que experimente a yoga.

11) Cultive relacionamentos prazerosos. Amigos, colegas de trabalho, familiares… cultive o relacionamento principalmente com aqueles que fazem você rir e se sentir bem e querido; pessoas com quem você gosta muito de estar e conversar, com quem se sente à vontade… bons relacionamentos são muito valiosos e quando se encontra ou conversa com alguém que te faz bem você relaxa, se diverte e a sua energia é totalmente recarregada, sem esforço.

Cultive relacionamentos prazerosos

12) Não force a energia Se você está tentando obter energia fazendo um esforço enorme e cansativo, na verdade está diminuindo-a. Se fizer alguma das atividades deste post e achar chato ou entediante, significa que a ideia não funciona bem para você, então tente outra. A energia precisa vir naturalmente, de forma prazerosa. Muitas vezes tudo o que você precisa é realmente de um descanso, então a solução não vai ser se movimentar. Se precisar, descanse!

13) Atenção a dores no corpo. Sentir dor física acaba com a nossa energia. Trabalhar sentado o dia todo com dor nas costas é terrível, um sapato que machuca o pé acaba com a alegria de qualquer um, uma dor de dente vai tirar a sua paz o dia inteiro. Não ignore os sinais que seu corpo te dá, porque a tendência é que, se não forem cuidados, eles aumentem, e uma hora você não vai mais conseguir fazer nada além de pensar na intensidade da dor.

13) Procure um pouco de contato com a natureza. Tomar banho de mar, sentir o calor do sol na pele e andar em meio a árvores é sempre revigorante. A natureza é energizante. Mesmo que não possa sempre fazer algo assim, tente pelo menos um pequeno contato, como por exemplo cuidar de uma plantinha, prestar atenção ao barulho da chuva ou ao canto dos pássaros, observar o céu…

15) Deixe a luz do sol entrar na sua casa, principalmente pela manhã. Se possível, à noite deixe a janela de uma forma que, quando o dia clarear, a luz entre no seu quarto. É mais fácil e agradável despertar em um lugar iluminado do que em um lugar escuro.

Deixe a luz do sol entrar na sua casa

16) Dê-se um tempinho para ficar sozinho todos os dias. Aproveite um pouco da sua própria companhia, nem que seja só para sentar em silêncio e respirar conscientemente por alguns minutos ou ler um livro. Estar com outras pessoas é muito bom, mas se conectar com você mesmo e fazer o que quiser da forma que quiser é maravilhoso.

17) Faça exames de rotina. Além do check-up anual que todos devemos fazer, se você tem se sentido muito sem ânimo, não ignore isso. Procure um médico e faça exames para se certificar de que está tudo bem. Saúde em dia é fundamental para ter você manter a sua energia.

Agora você não tem mais desculpas: tem uma lista cheia de opções para colocar em prática! Por qual delas vai começar?

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





3 Comentaram para “17 dicas para você manter a sua energia lá em cima”


G
1. Ohara
29/02/2016 às 12:34

Olá! A atividade 15, tenha um pouco de contato com a natureza, eu ja faço a um bom tempo: prestar atenção no barulho da chuva: ja faz uns 3 meses,
quase 4. a 16 é uma coisa que eu adoro fazer! a 9 bem, eu procuro tentar levar os pensamentos para um outro caminho e ver vídeos tipo um sobre
arrependimentos que falei sobre a uns posts atrás e sempre funciona, então não é necessário. Bjoooos!


G
2. Carol
09/03/2016 às 17:29

Ótimas dicas Sté! Estou no caminho…
Gostaria de fazer Yoga, não estou com muito tempo ultimamente.

Bjs


G
3. Stephanie
09/03/2016 às 22:31

Carol, tem muitos vídeos de yoga no Youtube que ensinam as posturas! Experimenta as mais fáceis pra começar, você vai ver que delícia que é ;)



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: