04.04.16 • Em Atividades, Bem-estar, Natureza

Terapia, livros, cursos, aulas de yoga… todas essas coisas podem nos ajudar muito a encontrarmos a nossa paz, porém costumam custar dinheiro e nem sempre estão facilmente à mão. Sim, são coisas que muitas vezes valem a pena investir e que podem ajudar muito, mas caso você não possa ou não queira se locomover ou gastar dinheiro com isso no momento, existe à sua disposição uma opção para encontrar paz gratuitamente: conexão com a natureza.

10 maneiras de encontrar paz por meio da natureza

Não existe nada que se compare à beleza e a perfeição de como a natureza se movimenta, cresce, reage e se transforma. Tirar um tempo para fazer algo ligado à natureza ou apenas observá-la, sem dúvida traz paz para qualquer pessoa.

Fiz uma seleção de algumas coisas que eu gosto muito de fazer para me conectar de alguma forma com a natureza, e que sempre fazem com que eu me sinta bem, me volte para o momento presente e relaxe. Recomendo que você escolha as que mais se identifica e faça de tempos em tempos, num momento só seu de silêncio e atenção, ou na companhia de alguém que você gosta de ter ao seu lado.

1) Manipular a terra

Seja um jardim ou um vasinho de flores ou de ervas, mexer com a terra é uma forma de se energizar através do contato das mãos com a natureza. A terra possui energia de vida e de crescimento, é excelente manipular esse tipo de energia. Além disso, é uma atividade que pede concentração sem esforço, coisa rara hoje em dia em nossas rotinas de trabalho, computadores, celulares e problemas a resolver.

2) Respirar ar puro

A respiração consciente já é um exercício altamente benéfico: ajuda a acalmar a ansiedade e o stress, relaxa, nos traz de volta ao momento presente… Se você puder fazer isso de vez em quando em um parque ou um lugar mais arborizado, em um ar diferente e com menos impurezas, receberá não só bem-estar, mas muitos benefícios para a sua saúde.

3) Escutar a natureza

O barulho do vento ou da chuva, o canto dos pássaros, o barulho das ondas do mar, o movimento das folhas de uma árvore… alguma vez você já tentou parar o que está fazendo para prestar atenção nestes sons? Eles são muito relaxantes. Às vezes você consegue ouvi-los mesmo entre o barulho da cidade (buzinas, carros, pessoas falando…) e é um exercício de meditação conseguir focar sua atenção apenas nos sons da natureza mesmo em meio a barulhos do “caos” da cidade (eu fazia bastante esse exercício nas aulas de yoga, é muito bom).

4) Caminhar descalço na grama, na terra ou na areia

Sentir a temperatura, a textura, as formas que a grama, a terra ou a areia têm é muito diferente de pisar no concreto usando sapatos fechados. Não sei se todo mundo se sente assim, mas eu tenho sensação tão boa de liberdade quando ando descalça… Os pés são uma parte do corpo muito sensível, por isso o contato deles com a natureza traz facilmente a sensação de bem-estar.

10 maneiras de encontrar paz por meio da natureza

5) Apreciar a beleza do nascer ou do pôr do sol

Se existe algo mais espetacular e lindo do que as cores e o movimento do sol subindo ou descendo do céu, ainda não me apresentaram. Incrível pensar que nós pagamos caro para ir ao cinema, ao teatro e a shows, mas não damos tanto valor a esse espetáculo da natureza que está disponível gratuitamente para nós todos os dias. Experimente e você vai entender que não tem como não se sentir em paz com tanta beleza ao alcance da sua visão.

6) Dar um mergulho no mar

Nem todo mundo mora em cidades litorâneas ou pode ir à praia com frequência, mas se você puder, um banho de mar lava a alma de qualquer um. Se você está querendo limpar alguma energia negativa, não tem nada melhor do que um banho de mar pra sentir tudo de ruim indo embora. A água do mar tem substâncias que reenergizam, tiram dores, relaxam e curam – já reparou que quando você está com um machucado na pele e entra no mar o machucado diminui ou até some?

7) Sentir o calor do sol na pele

Aproveite dias de sol ameno para sentar-se ao ar livre por alguns minutos e sentir o sol aquecendo de leve a sua pele. A luz e o calor do sol (com cuidado e moderação), além de estimularem a produção de vitamina D, dão uma sensação prazerosa de leve aquecimento externo e interno que faz com que você relaxe.

8) Cozinhar com alimentos naturais

Cozinhar já é uma atividade prazerosa (se você gosta). Se puder escolher, manipular, mexer e sentir o aroma e o sabor de frutas, verduras e legumes – ou seja, comida de verdade – com calma, atenção e dedicação, vai ter uma experiência única na cozinha, envolvendo todos os seus cinco sentidos.

10 maneiras de encontrar paz por meio da natureza

9) Sentir a brisa do vento no rosto

Sabe aquele ventinho que alivia o suor da pele em dias de muito calor? Abra a janela do carro ou de casa ou saia na rua ou na varanda para sentir! Feche os olhos e aproveite a sensação.

10) Observar o céu

Seja de dia ou de noite, para olhar as nuvens, as estrelas, o céu azul ou a escuridão, observar o céu traz uma sensação de paz sem igual. O céu nunca está igual, toda vez que você olha para ele é uma experiência diferente. Apenas uma coisa não muda: ele é lindo demais e a sua imensidão é um convite irrecusável à introspecção. De vez em quando – principalmente quando não estou muito bem – eu apenas abro a janela do meu quarto, deito na cama e fico olhando o céu em silêncio. Ou vou pra varanda e passo alguns minutos observando, muitas vezes sem pensar em nada.

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





4 Comentaram para “10 maneiras de encontrar paz por meio da natureza”


G
1. Paloma
04/04/2016 às 10:09

Post maravilhoso!Estar em contato com a natureza é muito estimulante e saudável, que pena que muitas pessoas só percebem isso quando estão a beira de um colapso nervoso ou quando antidepressivos não fazem mais o efeito esperado.A natureza também nos ajuda a entrar em contato dom Deus, que possamos sempre estar em contato com este presente divino.
Sempre visito o blog e aguardo ansiosa os seus posts, pois me ajudam muito a refletir. Que Deus á abençoe!


G
2. Stephanie
04/04/2016 às 23:11

Obrigada, Paloma! E é verdade, nunca nos lembramos da natureza como primeira opção de cura ou bem-estar…

Apareça mais vezes 🙂

Beijos!


G
3. André
07/04/2016 às 23:20

G
4. Stephanie
10/04/2016 às 12:57

Que demais, André!!!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: