25.04.16 • Em Espiritualidade, Terapias

Faz tempo que eu vejo profissionais e blogueiros de desenvolvimento pessoal falando sobre o Ho’oponopono, por isso estava curiosa para conhecer. Eu aprendi (e estou aprendendo) sobre a terapia por livros, pesquisando na internet e assistindo a vídeos no Youtube. Minha principal fonte foram os dois livros mais conhecidos sobre o assunto: Limite Zero e Marco Zero, do Joe Vitale.

Livros

Existe muita divergência de informações sobre o Ho’oponopono e isso me deixou um pouco confusa no início, então resolvi me guiar pela minha intuição e absorver somente o que fazia sentido para mim e o que meu coração identificava como verdade.

Se você se interessar pelo assunto e quiser saber mais, recomendo que também leia os livros, pesquise, assista vídeos, tire suas próprias conclusões e leve para sua vida aquilo que fizer sentido para você. Para que algo funcione, é bem mais importante que te toque e você sinta como real do que que aceite as coisas exatamente da forma que te são apresentadas e siga os passos à risca. Eu não acredito e não acho benéfica uma espiritualidade definida por regras rígidas e intocáveis, acredito sim em uma espiritualidade raciocinada. Cada um sabe o que toca e desperta seu espírito e isso deve sempre ser levado em conta.

O que faz sentido para mim é diferente do que faz sentido para você porque temos repertórios, crenças, histórias e conhecimentos diferentes, portanto, ao ler esse post, peço que respeite a sua verdade e foque naquilo que você sentir que faz sentido para você. Foi o que eu fiz na leitura do livro – e faço sempre com tudo o que conheço e estudo. Vamos lá.

O que é o Ho’oponopono?

É uma terapia havaiana de purificação das memórias e crenças que estão no nosso subconsciente, baseada no amor e no perdão.

Assim como na Lei da Atração, os criadores e adeptos do Ho’oponopono acreditam que tudo o que nos acontece foi atraído por nós mesmos, por aquilo que possuímos no consciente ou no subconsciente. Tudo o que sentimos, vivenciamos ou presenciamos é a materialização de algo que existe dentro de nós.

A Lei da Atração aborda principalmente o poder dos nossos pensamentos (consciente), já o Ho’oponopono é uma técnica que foca na limpeza de memórias e crenças que não percebemos que existem (subconsciente), mas que estão dentro de nós e também atraem situações para a nossa vida.

Qual é o objetivo da terapia Ho’oponopono?

Purificar o nosso subconsciente limpando crenças e memórias que atuam em nosso campo vibracional, a fim de abrirmos espaço para que a inspiração do universo (ou de Deus, do Divino, da natureza, como você preferir chamar) possa nos guiar, ao invés de continuarmos sendo conduzidos por crenças antigas, que muitas vezes não nos pertencem e podem estar atraindo algo que não queremos.

O Ho’oponopono é uma técnica de cura do passado. O objetivo é limpar as limitações que você absorveu junto às crenças adquiridas ao longo da vida, para que recupere a liberdade de ser quem é e de atuar como autor da sua própria história, livre de programas, crenças, memórias, arrependimentos, palavras, pensamentos e ações condicionadas.

Como praticar?

Sempre que perceber um problema, uma dúvida incômoda, uma série de acontecimentos indesejados ou que não está se sentindo bem emocionalmente, mentalize ou diga as quatro frases direcionadas ao universo (ou a Deus, ao Divino, ao infinito, à energia, como você preferir) quantas vezes achar necessário:

- Eu sinto muito
- Por favor, me perdoe
- Eu te amo
- Obrigada

A intenção a colocar nas frases é a seguinte: Eu sinto muito por não ter consciência do que está causando tal problema. Por favor, me perdoe por qualquer coisa que esteja se passando dentro de mim que tenha se manifestado como essa situação. Eu também perdoo a mim mesmo por isso. Eu te amo porque sou amor e através do amor quero curar esse problema. Obrigado, sou grato por poder libertar estas memórias e permitir a entrada da luz.

Ho'oponopono, a terapia havaiana para cura de crenças

Aplicando o Ho’oponopono “nos outros”

“Nos outros” entre aspas porque o que a terapia diz é que, seja qual for a questão, a solução que você quer não está nos outros, e sim em você. Se alguém te incomoda, te entristece ou te provoca algum sentimento ou reação negativa, você deve trabalhar em você mesmo para resolver, não no outro. O Ho’oponopono é sempre aplicado em você mesmo, mesmo quando a intenção é ajudar outra pessoa.

O mesmo vale para um caso em que você se envolve na dor do outro e quer ajudá-lo: vocês estão compartilhando a mesma manifestação, portanto, a sua purificação também beneficiará a outra pessoa.

Tudo aquilo que você consegue ver e entender no outro também está em você (lembra desse post?). Quando eu entendo o que o outro apresenta a mim, estou reconhecendo aquilo dentro de mim. Quando purifico a minha energia sobre aquilo, estou purificando também a energia do outro, já que nossas energias estão em sintonia.

Minha experiência

O Ho’oponopono tem me ajudado a diminuir as minhas cobranças em mim mesma, aumentado meu sentimento de amor próprio e me ajudado a curar algumas mágoas e arrependimentos. Tive uma experiência muito boa aplicando o Ho’oponopono para ajudar meu pai (contei no vídeo que vai entrar no canal essa semana) e também estou praticando a técnica direcionada a algumas crenças limitantes que tenho sobre perfeccionismo, necessidade de controle e preocupações.

A prática do Ho’ponopono tem funcionado para mim como uma meditação, um momento de limpeza total da mente, porque apesar de estar pensando nas frases, estou focada apenas nos sentimentos de perdão e amor que sinto no presente, deixando todas as ansiedades pelo futuro e dores do passado “desligadas”. Todas as vezes que pratiquei consegui sentir nitidamente a mudança para uma energia mais positiva e amorosa dentro de mim.

Ho’oponopono e Lei da Atração

O Ho’oponopono é muito útil para fortalecer o poder da Atração. Quando você pede algo ou envia uma intenção ao universo (Lei da Atração), é possível que muitas vezes faça isso com um certo desespero, ansiedade, sentimento de falta e conectado justamente com aquilo que não quer. É aí que entra o poder de purificação do Ho’oponopono. A limpeza proporcionada pela terapia vai purificar a sua inspiração, torná-la mais limpa para que você insira a Lei da Atração em um ambiente mais propício, mais neutro, com mais espaço para a força positiva da sua intenção.

Com a purificação, suas ações que vão te conectar com a energia daquilo que deseja também virão de uma inspiração mais limpa, mais pura, menos conectada com a falta e com sentimentos ansiosos. Unir o Ho’oponopono à Lei da Atração é mesclar purificação com intenção.

Purifique, envie sua intenção para o universo, aja de forma inspirada pela energia daquilo que deseja, confie e fique atento aos sinais que receberá.

Meditações guiadas para praticar o Ho’oponopono

Você pode praticar o Ho’oponopono quando estiver fazendo alguma tarefa rotineira, num momento de silêncio só seu com seus pensamentos, antes de dormir, ao acordar… Eu gosto muito de fazer em silêncio, relaxada. Mas gosto também de ouvir algumas meditações guiadas que encontro no Youtube. Essa é a minha favorita:

 

Respondendo algumas questões

Preciso pensar em um problema para aplicar o Ho’oponopono?

Não necessariamente. Se você tiver um problema claro e quiser curá-lo, pense nele antes de começar a aplicar. Mas a ideia é que você purifique sempre, porque estará purificando o seu inconsciente, do qual você não tem consciência, mas está sempre carregando lembranças, crenças, memórias…

A ideia do Ho’oponopono é apagar tudo, inclusive meus sonhos, vontades e boas lembranças?

Acredito que, se quiser, com o Ho’oponopono você pode conseguir fazer isso. Mas você quer? Eu não. A ideia é fazer uma purificação total, para que você consiga se libertar de crenças e ideias negativas e prejudiciais, mas é claro que você não precisa jogar tudo fora. Você tem discernimento para manter aquilo que é bom e libertar-se do que é ruim. A purificação não vai arrancar nada de você, até porque, se quiser pegar as crenças negativas de volta, você pode escolher fazer isso; o mesmo se dá para as coisas positivas que quer manter.

Então só preciso ficar purificando e não fazer mais nada?

Não é bem assim. A purificação não irá resolver seus problemas enquanto você dorme. A intenção da purificação é limpar seu subconsciente para que ideias possam entrar em um espaço livre de influências e você as enxergue com mais clareza e de coração aberto. A ação vem depois disso e os resultados continuam dependendo de você levantar e agir.

E se eu sentir algo negativo (raiva, ansiedade, nervosismo…) durante a prática?

Purifique isso primeiro.

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





8 Comentaram para “Ho’oponopono, a terapia havaiana para cura de crenças”


G
1. Ohara
25/04/2016 às 20:50

Post muito interessante. Adorei. só gostaria de saber, ando numa situação que será que se poderia fazer o uso dessa terapia?
A situação é essa: alguns pensamentos positivos, dias ruins: sobre os dias ruins, nada de grandes acontecimentos tipo morte de conhecidos/parentes,
acidentes, doenças essas coisas, mais pequenos acontecimentos e a cara do dia nada muito agradável. tudo isso desde ontem. E ae. Bjoooos!


G
2. Alisson
26/04/2016 às 07:50

Bom dia Stephanie!!

Que conceitos bacanas você nos trouxe. Eu achei muito interessante e importante a parte em que coloca que esta terapia (bem como qualquer outra na verdade) não elimina seus problemas, mas altera suas percepções e permite lidar com seus desafios de forma mais clara. Isto é fundamental.

Esta parte me lembra também da oração da serenidade, que suplica por sabedoria para aceitação das circunstâncias que fogem a nosso controle e força para modificar aquelas que realmente impactam em nossa vida. Apesar de não ser religioso, gosto bastante desta oração e acredito que ela faz um paralelo muito interessante com o que você expôs.

Quanto ao livros, eu cheguei a encontra-los no kindle, mas não encontrei muito conteúdo disponível sobre a terapia, acredito que ela não esteja tão difundida ainda. Como você gosta bastante do tema (pelo menos aparenta gostar) talvez esta seja uma oportunidade disfarçada para que se aperfeiçoe, não necessariamente nesta terapia, mas em mecanismos de desenvolvimento espiritual e mental. Já pensou em como seria interessante passar uma temporada no Havaí estudando o Ho’oponopono ou mesmo na Índia estudando e praticando Ioga?

Mais uma vez, parabéns pelos textos tão interessantes e tão bem escritos! Abraços!


G
3. Joyciarah
28/04/2016 às 17:03

Obrigada pela dica.


G
4. Nana
02/05/2016 às 21:08

O perdão já é uma técnica milenar desde os tempos antigos.
Bj e fk c Deus
Nana
http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com


G
5. Stephanie
05/05/2016 às 07:20

Oi Alisson!

É exatamente isso mesmo! A oração da serenidade é linda!

Realmente é difícil encontrar material sobre o Ho’oponopono… e nossa, eu ia amar viajar para estudar a fundo essa terapia. Praticar yoga na Índia nem preciso falar né, já é um dos meus sonhos!

Beijos!


G
6. Stephanie
05/05/2016 às 07:21

Ohara, sem dúvida você pode usar o Ho’oponopono quando estiver em um dia ruim. A purificação é válida para qualquer tipo de situação.

Beijos


G
7. Janine
07/05/2016 às 23:53

Adoro seu blog, suas reflexões. Passo aqui com frequência e sempre me sinto melhor ao fazer a leitura de seus textos. São leves, inspiradores e inteligentes. continue, você motiva um publico grande. Obrigada!


G
8. Stephanie
08/05/2016 às 18:25

Que bom saber que te transmito coisas boas, Janine! Obrigada pelo carinho <3



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: