20.06.16 • Em Bem-estar, Organização, Terapias

Tenho uma novidade incrível pra compartilhar com vocês: tô fazendo um curso de formação em Naturopatia e Terapias Holísticas!!! Comecei há um mês e tô amando. Faço no Sol Instituto, no Tatuapé (Zona Leste de SP), e o primeiro módulo (que terminei semana passada) foi o de Feng Shui. Confesso que não era a matéria que eu estava mais empolgada para estudar, mas me surpreendeu muito! Adorei aprender como funciona a terapia que trata a energia dos ambientes.

Minha ideia é, cada vez que eu terminar um módulo do curso, fazer pelo menos um post aqui no blog falando sobre o assunto, dando dicas que vocês podem aplicar na vida de vocês. Ainda vou ter módulos sobre cromoterapia, aromaterapia, florais de bach, fitoterapia, argiloterapia, cristaloterapia, radiestesia, Reiki, mantras, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda e meditação. Pretendo também, conforme terminar os módulos e depois de treinar bastante as técnicas e me sentir preparada, começar a dar consultorias e atendimentos.

Terapias holísticas

O objetivo do Feng Shui é harmonizar o fluxo de energia dos ambientes. Somos afetados pelo lugar em que vivemos ou passamos muito tempo, por isso é importante cuidarmos para que a energia desses locais esteja sempre limpa, positiva e em movimento. As técnicas do Feng Shui trabalham na limpeza, harmonização, fluidez e conexão das energias que nos circundam através da compreensão do espaço como um todo.

Quando você organiza o ambiente externo, como a casa ou o escritório, algo de bom sempre acontece ao seu precioso ambiente interno. O corpo, a mente e o espírito sentem e agradecem. - Silvana Occhialini

Já reparou que existem lugares onde você entra e em pouco tempo se sente cansado, sem energia e com uma vontade desesperada de ir embora? É claro que às vezes isso acontece por causa da energia das pessoas ou do que está acontecendo ali, mas e quando não há ninguém te incomodando nem nada acontecendo, e mesmo assim você não se sente bem num lugar? Provavelmente esse ambiente possui desequilíbrios que podem estar na bagunça, no excesso de coisas e informações, nas cores, em energias estagnadas, na falta de harmonia, em disposições desfavoráveis ou nos elementos predominantes (madeira, metal, água, fogo, terra). O Feng Shui trabalha todos esses aspectos e traz inúmeros benefícios a um espaço:

  • desbloqueia a energia do ambiente, remove energias estagnadas e faz com que a energia flua no espaço
  • alinha objetivos e sonhos do indivíduo com a energia do seu ambiente externo
  • potencializa a Lei da Atração (através de seus símbolos e rituais)
  • aumenta o bem-estar dos moradores de uma casa ou dos funcionários de uma empresa
  • harmoniza as energias da natureza dentro de um espaço
  • torna os ambientes agradáveis e saudáveis, de acordo com a função que cada ambiente possui
  • permite que as pessoas estabeleçam novas relações com os espaços em que vivem
  • altera padrões de energia e, assim, muda a direção que a vida da pessoa está seguindo

Não vou conseguir explicar a aplicação do baguá (a ferramenta usada no Feng Shui para determinar que área da vida cada ambiente da casa representa) porque ela é cheia de detalhes, acho que para entender totalmente só mesmo fazendo um curso ou contratando um consultor. Mas vou compartilhar com vocês algumas coisas super simples que você pode fazer na sua casa para melhorar as energias, seguindo a sabedoria do Feng Shui:

1) Portas devem abrir totalmente – todas as portas da casa devem abrir completamente, sem obstruções (como armários, mesas, cestos e objetos atrás da porta, que impedem a abertura total), para que a energia flua sem dificuldade por toda a casa. É importante que todos os dias você abra as portas e janelas da casa por pelo menos 30 minutos, para a energia entrar e circular e para que o ar seja renovado.

2) Conserte ou retire coisas quebradas – conserte, troque ou jogue fora tudo aquilo que não funciona. Coisas quebradas não trazem energias boas para a casa e atraem estagnação e obstáculos em outras áreas da vida.

3) Coloque um lírio da paz ao lado do computador (principalmente se ele fica no quarto) – essa planta alivia as ondas eletromagnéticas emitidas pelo computador.

lirio da paz

4) Tire aquilo que não tem utilidade e evite os excessos – para abrir espaço para oportunidades e permitir a entrada de energia de renovação. Se seu ambiente é cheio de objetos, bagunça e tralhas, sua vida vai ser cheia de coisas bagunçadas e inúteis também.

5) Decore com objetos que tenham significado para você e te tragam boas sensações – Tenha quadros, estátuas, enfeites, fotos etc que te passam lembranças ou emoções positivas. Quando você olha para aquele objeto, ativa instantaneamente uma determinada área da sua mente e vibra naquela sintonia (Lei da Atração!). Analise os objetos que estão à sua volta e deixe à vista aqueles capazes de reproduzir o padrão vibratório que você deseja para a sua vida.

6) Evite ficar posicionado de costas para a porta – sofás, escrivaninhas e camas em que você fica de costas para a porta (sem ver quem entra no ambiente) te deixam desprotegido.

7) Mantenha o fogão sempre limpo – para o Feng Shui, o fogão é o maior símbolo da prosperidade da casa. É importante mantê-lo limpo e não usá-lo como “armário” de panelas, travessas etc.

8) Use amarelo no ambiente de estudo/trabalho - amarelo é a cor do foco e da concentração, ótimo para ambientes em que você faz atividades que pedem a mente atenta. Porém, cuidado com o excesso, pois o amarelo pode estimular demais e te deixar cansado.

9) Não guarde aquilo que você não usa por medo de um dia precisar – quem guarda coisas que não usa pensando que pode ter um problema, empobrecer e um dia precisar daquilo e não conseguir ter novamente, atrai essa vibração de falta e escassez para sua vida.

10) Não deixe as passagens bloqueadas por móveis, objetos, plantas – passagens bloqueadas dificultam o fluir da energia.

11) Tenha plantas, flores e objetos naturais – é sempre bom ter coisas naturais dentro de casa, principalmente plantas bonitas e bem cuidadas, pois elas trazem energias positivas para os ambientes e purificam o ar.

12) Mantenha sua casa sempre cheirosa (sem exageros)- odores têm o poder de alterar as funções da mente humana (positiva ou negativamente). Aromas agradáveis ativam o bem-estar, mas não exagere.

13) Evite o branco total em um ambiente – a cor branca em exagero dá a sensação de falta de motivação e esperança, então equilibre o branco com outras cores. As paredes podem ser brancas, mas invista em cores na decoração.

14) Cuide bem da mesa de jantar – a mesa de jantar simboliza a harmonia familiar. Deixe-a sempre bonita e arrumada, sem defeitos (como vidro quebrado, por exemplo).

15) Banheiros devem ser bem limpos, organizados e iluminados -  banheiros devem sempre passar sensação de limpeza e frescor, pois é a área onde nos limpamos.

banheiro

Essas são apenas algumas dicas simples que você pode usar na sua casa, mas o Feng Shui envolve muito mais coisas: ativar cada área da casa conforme a aplicação do Baguá, encontrar bloqueios e curá-los, proteções, correções, intenções, diminuir a emissão de radiação, disposição de móveis, organização…

Eu ainda estou aplicando o Feng Shui aqui em casa, fazendo as correções e ativando as áreas do baguá. Pensei em gravar um vídeo depois que eu terminar mostrando e explicando pra vocês como apliquei. Querem?

Fotos: 1234

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





12 Comentaram para “15 dicas do Feng Shui para melhorar a energia da sua casa”


G
1. Ticiana
20/06/2016 às 10:21

Eu já ouvi falar e até li algumas coisas sobre Feng Shui, mas adorei seu texto. Foi muito direta nas explicações. Vi que na minha casa tem muuuuuita coisa errada, algumas são impossível de mudar, o que me deixou desanimada, acredito muito em energia e quero melhorar a lá de casa, outras dicas que vc deu serão mais fáceis e com certeza farei isso no próximo final de semana. ( Meus finais de semana são dias oficiais de faxina. Quero ver o vídeo sim !!! De preferência com antes de depois. Beijos


G
2. Cecilia D. Santos
20/06/2016 às 11:47

Sthepanie,

Estou apaixonada pelo seu Blog, amei as dicas do Feng Shui, esta semana mesmo já vou colocar em prática na minha casa!! Vou ficar muito feliz se você puder postar o video do Baguar.
Sou do Rio de Janeiro, você sabe informar se existe alguma filial do curso que você fez?
Obrigada!


G
3. Stephanie
20/06/2016 às 21:18

Oi Cecilia! Que bom que gostou! Pode deixar, eu vou postar o vídeo sim! Assim que eu terminar de fazer as mudanças :)

O Sol Instituto não tem filial em outros estados, só aqui em SP mesmo :( Mas eles têm o curso de Feng Shui intensivo, que você pode fazer em um fim de semana. Se tiver oportunidade de vir pra cá e fazer, acho que você vai amar! Eu amei :)

Beijos!


G
4. Stephanie
20/06/2016 às 21:23

Que bom que gostou, Ticiana!

Então, sobre as coisas que não dá para mudar, existem as curas do Feng Shui, que são feitas com cristais, sinos de vento, espelhos… é que fica complicado eu explicar tudo aqui porque cada caso tem uma cura diferente, um detalhe já muda tudo…

Mas não fique desanimada! Faça o que for possível e você já vai conseguir sentir uma mudança nas energias, te garanto! Antes de conhecer o Feng Shui eu sentia muita diferença no meu bem estar quando fazia uma super limpeza nas minhas coisas, até já gravei um vídeo falando sobre isso :)

Pode deixar que vou gravar o vídeo!

Beijos!


G
5. André
20/06/2016 às 21:44

Oi Stephanie! Adorei a ideia, e sem dúvida, esse assunto que você trouxe ao blog, foi uma inspiração pra mudar algumas coisas por aqui. E coincidência ou não, hoje pela manhã li uma crônica da Martha Medeiros que o título é Faxina Geral, muito em sintonia com os conceitos trazidos pelo Feng Shui (renovação, mudança). Adoro quando você nos traz novidades!

ps. Só mais uma coisa Steph – em um post anterior (em vídeo) você nos falou sobre meditação. Futuramente, se você puder nos trazer mais ensinamentos sobre esse assunto, quanto às praticas, iniciação, tipos, enfim mais explicações sobre o tema, eu lhe agradeço muito!

Bjs!


G
6. Muriel Bomfim
21/06/2016 às 08:43

Que legal, Stephanie! *-* Ontem mesmo dei uma super arrumação no meu quarto e estava procurando vídeos sobre Feng Shui para harmonizar mais a minha casa. Fiquei muito interessada neste curso que você está fazendo, queria que aqui em BH tivesse algo parecido. Adorei as dicas do post!


G
7. Ina
21/06/2016 às 10:20

Que delicia! Vou colocar em prática… principalmente no meu trabalho que a energia é carregada. Minha casa é meu repouso e meu descanso… mas no trabalho… rsss
bjs


G
8. Stephanie
22/06/2016 às 07:21

Ina, sei bem como é… o Feng Shui também é super indicado para o ambiente de trabalho, coloque em prática sim!

Beijos!


G
9. Stephanie
22/06/2016 às 07:23

Oi Muriel! É sempre bom arrumar tudo, né? Dá uma sensação tão boa de renovação… me sinto até mais motivada quando faço isso!

Será que em BH você não encontra um curso parecido? Nessa escola que to estudando dá pra fazer um módulo em um curso intensivo de um fim de semana, se vier pra cá qualquer dia, dê uma olhada! Eu tô gostando muito!

Beijos


G
10. Patricia Leardine
22/06/2016 às 20:19

Oi Stephanie, saudade daqui do blog e do canal. Mas tô de volta :) Confesso que conheço pouquíssimo sobre Feng Shui, mas considero muito interessante. Tive uma experiência negativa quando uma pessoa analisou a casa e disse sobre coisas que eu deveria fazer, achei aquilo “muito” para mim. Não discordei, mas também não levei adiante a maioria das sugestões rsrs Não sei explicar, acredito que são boas orientações para melhorarmos o ambiente e a gente mesma durante o processo. Às vezes sinto que alguns objetos ou as suas disposições me incomodam, e aí vou lá e mudo. Eu diria que é ao mesmo tempo aleatório e intuitivo, não sei explicar. O mais engraçado é que eu tento (nem sempre consigo) todos os itens da lista, mesmo sem saber que eles faziam parte do Feng Shui. No entanto, o item 7 por enquanto é impensável, pois tenho pouco espaço e o fogão se tornou também lugar para guardar formas, fritadeiras e wok (grandes demais para o armário) mas como é um ambiente em constante interação, acho que tudo bem. Já o item 14 nem existe por aqui rsrs Não tenho mesa de jantar, e gosto de comer sentada no chão ou no jardim (engraçado né). Sim, faz vídeo sim! Quero aprender com você :)


G
11. Stephanie
23/06/2016 às 07:16

Oi André! Que sintonia hehehe :)

Eu vou falar mais sobre meditação sim! Inclusive vou começar outro curso de formação em breve em que aprenderei bastante sobre meditação e vou compartilhar tudo aqui!

Beijos!


G
12. Stephanie
23/06/2016 às 07:22

Oi Patricia, que bom que voltou!

Bom, eu acho que antes de mais nada a gente precisa ver se faz sentido para nós, né? Se não fizer sentido, dificilmente teremos resultados, porque é importante que estejamos em sintonia com aquilo que estamos fazendo. No curso nós aprendemos isso também, que é importante que o morador da casa se sinta bem e tenha condições de fazer as mudanças.

Te entendo sobre o fogão, aqui em casa é a mesma coisa! Mas acho que mantê-lo sempre limpo já faz uma grande diferença. Tem outras técnicas legais também para o fogão, é que é tanta coisa que não consigo colocar tudo em um post…

Pode deixar que vou gravar o vídeo sim!

Beijos!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: