05.09.16 • Em Autoconhecimento

Estamos sempre falando sobre autoconhecimento como uma forma de olhar para o nosso interior – as nossas emoções, pensamentos, reações, sentimentos… mas até agora não tínhamos falado sobre algo que também é muito importante conhecermos: o nosso corpo.

Conhecer o próprio corpo é uma forma de autoconhecimento fundamental para o desenvolvimento da nossa autoestima, o cuidado com a nossa saúde, a capacidade de conexão com quem somos e a clareza na hora de fazer escolhas, entre outras coisas.

Autoconhecimento: conheça seu corpo

Junto ao trabalho de autoconhecimento mental, emocional e psicológico, vamos começar a trabalhar também o conhecimento sobre o nosso corpo físico? Se não sabe por onde começar, experimente as seguintes sugestões:

Sinta seu corpo

Antes de mais nada, tire alguns minutos para sentir seu corpo. Sinta-o respirar, sinta a inspiração e a expiração através das suas narinas e como o restante do corpo reage a isso. Perceba as batidas do seu coração e a pulsação em outras partes do seu corpo. Perceba a umidade da sua boca, o alimento no seu estômago, a sensação da roupa que está vestindo sobre a sua pele, o formato das suas mãos em repouso. Note o espaço que seu corpo ocupa: sua altura, sua largura, seu peso. Ao final, pergunte ao seu corpo: como está se sentindo agora?

Toque seu corpo

Deixe as vergonhas e tabus de lado e toque seu próprio corpo. Descubra onde ele é macio, onde é áspero, onde é mais e menos sensível. Conheça suas formas através do toque. Pressione as suas unhas: elas são fortes ou fracas? Onde seu corpo possui linhas e marcas que você pode sentir? Onde seus ossos são mais protuberantes? Quão fortes são seus músculos? Use o poder do tato para explorar e conhecer seu corpo.

Pratique atividades que desenvolvem a consciência corporal

Dança, esportes, yoga, alongamentos, corrida, musculação… Ter consciência sobre como você pode se mover transforma a sua percepção sobre você mesmo e te permite usar seu corpo de novas formas. Desafie-se a se movimentar de formas diferentes. Pode ser difícil no início, mas aos poucos você perceberá como seu corpo é incrivelmente capaz de desenvolver a flexibilidade, a força, a leveza e movimentos que você achava que não era capaz de realizar.

Autoconhecimento: conheça seu corpo

Olhe para o seu corpo

Vá para a frente do espelho e olhe para si mesmo com carinho, sem agressividade e julgamentos. Veja a cor da sua pele, dos seus olhos, dos seus cabelos. Note o brilho que existe nos seus olhos. Perceba o que seu corpo mostra sobre quem você é e como viveu até agora. Há algo que você quer mudar? Se sim, tudo bem. Olhe para isso com amor, aceite como é agora e disponha-se a fazer o que é preciso para mudar com carinho e paciência, sem se maltratar por isso.

Observe como seu corpo reage

Seu corpo está sempre reagindo. Ele reage a emoções, a pensamentos, a movimentos… você tem o costume de observar isso? Essas reações dizem muito sobre você. Como seu corpo reage quando está próximo de determinada pessoa? Como ele reage quando você tem determinado pensamento? Como ele reage quando você faz um certo esforço ou quando passa muito tempo sem se movimentar? Como ele responde ao consumo de determinado alimento? Como ele fica em cada tipo de ambiente? Comece a observar em situações variadas e diante de diferentes estímulos como fica a sua postura, a sensação no seu estômago, seus batimentos cardíacos, a temperatura da sua pele, os movimentos dos seus braços e pernas, possíveis dores, desconfortos, sons…

Trate seu corpo com carinho e veja como ele retribui

Faça agrados ao seu corpo: passe um hidratante cheiroso, faça uma automassagem nos pés ou vá a um massagista profissional, durma em um local agradável, use roupas confortáveis, pratique um exercício que você goste… Sem dúvida, seu corpo retribuirá com muitos benefícios e você vai perceber como vale a pena conhecer, entender e cuidar bem também da sua parte física.

Autoconhecimento: conheça seu corpo

Conecte mente e corpo

A meditação é um caminho, mas você pode obter essa conexão em qualquer atividade do seu cotidiano. Sabe aquelas coisas que você faz no piloto automático enquanto sua mente fica perdida em pensamentos (tipo lavar louça, varrer a casa, escovar os dentes, caminhar, dirigir, andar de ônibus…)? Nesses momentos, volte a atenção para o seu corpo. Perceba os movimentos que ele faz (interna e externamente), sinta o toque dos objetos, do vento, da luz do sol. Observe como seu corpo te abriga e te encaixa no lugar onde você está. Além de autoconhecimento, esse exercício também ajuda a te colocar no momento presente e se livrar de preocupações, arrependimentos e ansiedades.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





4 Comentaram para “Autoconhecimento: conheça seu corpo”


G
1. Jaqueline
05/09/2016 às 10:23

Post maravilhoso e veio em boa hora!
Vou utilizar como mantra pra momentos em que não cuido bem de mim. 🙂


G
2. Stephanie
05/09/2016 às 19:41

Que bom, Jaqueline! Use sim, depois volta pra me contar como foi 🙂

Beijos!


G
3. Nana
08/09/2016 às 21:02

Temos que nos valorizar para nos sentir bem.
Bj e fk c Deus
Nana
http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com


[…] Autoconhecimento: conheça seu corpo. […]



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: