21.09.16 • Em Yoga

Mês passado eu dei início à realização de mais um sonho: fazer um curso de formação em Yoga! Estou estudando na Humaniversidade, a escola onde a professora que me fez descobrir e amar o Yoga (a Jake, do blog Yoga na Prática) estudou. Tive apenas dois finais de semana de aula até agora (o curso acontece em um fim de semana por mês), mas já tô completamente apaixonada por tudo e me sentindo muito grata por ter oportunidade de realizar esse sonho.

Eu (de costas) na aula :)

Eu (de costas) na aula 🙂

Eu ia esperar passar mais um tempinho de curso para vir escrever sobre o que estou aprendendo, mas tive uma aula tão maravilhosa no último sábado que precisava compartilhar isso com vocês.

Essa aula foi muito especial pra mim e eu saí dela ainda mais apaixonada pelo Yoga, tendo certeza de que essa filosofia condiz muito com os meus valores e com aquilo que acredito, e de que estou no caminho certo. Tudo o que ouvi nesse dia abriu muito a minha mente e me mostrou a grandeza do que é realmente o Yoga e como ele pode transformar radicalmente (e positivamente) a vida de qualquer pessoa. Aprendi tanto, fiquei tão fascinada, despertei de tantas formas para entendimentos que eu não fazia ideia, que senti que não podia deixar de compartilhar com vocês um pouco das coisas incríveis que absorvi nesse dia.

1) O Yoga causa a dissociação da associação que você tem com a dor

E “dor” é tudo aquilo que você está vivendo mas que não condiz com quem você é. A prática do yoga (não só as posturas, mas todos os seus ensinamentos) têm como objetivo fazer com que o praticante se desassocie daquilo que ele não é, pois só assim ele poderá enxergar (e ser) aquilo que ele é.

2) O Yoga te ensina a ser o mestre dos seus pensamentos

Enquanto não somos mestres da nossa mente, somos escravos dela. O Yoga é, na verdade, muito mais um trabalho da mente do que do corpo mas, em resumo, o Yoga trabalha a nossa maestria em relação aos movimentos tanto do corpo como da mente, nos tornando cada vez mais conscientes e capazes de termos autonomia física e mental.

mestre-dos-pensamentos

3) O Yoga te torna objetivo

E a objetividade no Yoga é simplesmente a capacidade de ver as coisas como elas são, sem as interferências da mente (crenças, ansiedades, pessimismo…) e sob uma perspectiva cada vez mais iluminada com a luz da verdade.

4) O Yoga desperta o entendimento da união

“Nós somos todos formas diferentes da mesma substância”. Quando a professora falou essa frase eu fiquei arrepiada. Mexeu tanto comigo que tive que anotar para lembrar e pensar mais sobre isso depois. Yoga significa união, e união significa entendermos que não existe separação. Não existe separação entre nós e as outras pessoas, entre nós e os animais, entre nós e todas as coisas que existem no universo. Tudo o que existe é uma coisa só. Entender isso faz com que a gente desperte para a noção de que TUDO aquilo que fazemos, pensamos, dizemos, movemos, tocamos e mudamos afeta absolutamente tudo. Afeta todas as pessoas, afeta a natureza, afeta o equilíbrio do universo, afeta o nosso planeta. Portanto, se você prejudica uma pessoa, está prejudicando a si mesmo e também a todas as outras. Se você faz bem a alguém, está fazendo bem a si mesmo e a tudo o que existe.

4) O Yoga proporciona o conhecimento da liberdade

“A liberdade vem do conhecimento de que você já é livre. Somente somos livres para agir quando entendemos que não está em nosso controle o resultado das nossas ações” (palavras da minha professora). Somos livres quando nos tornamos capazes de aceitar que nada está sob nosso controle. O resultado das nossas ações pode ser igual àquilo que desejamos, mas também pode ser melhor, pior, maior, menor ou oposto ao que queríamos. Tudo o que podemos fazer é aceitar e aprender a lidar quando o resultado não é o desejado. Enquanto não pudermos aceitar isso, estaremos presos ao controle e não conseguiremos ser livres.

5) O Yoga te prepara para a vida

“O Yoga prepara a pessoa para viver com ela mesma para que ela saiba viver com os outros”. Acredito que essa é a essência de qualquer busca por evolução e desenvolvimento pessoal. Cuidar de si mesmo te torna capaz de cuidar dos outros. Amar a si mesmo te torna capaz de amar os outros. Conhecer a si mesmo te torna capaz de conhecer os outros. Respeitar a si mesmo te torna capaz de respeitar os outros. Viver bem com você mesmo te torna capaz de viver bem com os outros. O Yoga é o caminho da preparação de si mesmo para a vida em união.

foto3

6) O Yoga te ajuda a ter discernimento para fazer suas escolhas

Só com clareza é possível ter discernimento para fazer escolhas e tomar decisões baseadas na verdade, e um dos principais benefícios do Yoga é proporcionar ao praticante o caminho para que ele encontre a luz da clareza.

7) O Yoga te estimula a fazer o que deve ser feito

Yoga é saber o que deve ser feito e FAZER! Porque tudo aquilo que você sabe que deve fazer mas não faz – seja no Yoga ou em qualquer outra área da vida – é NADA. Não existe, não tem peso, não faz diferença. O conhecimento é muito importante, muito mesmo. Sem ele, não somos capazes de evoluir. Mas nada acontece se você não transforma o conhecimento que adquiriu em ação.

8) O Yoga te ajuda a compreender suas emoções

A clareza que o Yoga traz para a vida faz com que o praticante consiga entender o que é a sua raiva, o que é a sua ansiedade, o que são os seus medos, o que é a sua insatisfação, o que é a sua felicidade… e essa compreensão é necessária para que você consiga lidar com tudo isso sem transformar em doenças, em vícios, em limitações, em excessos…

9) O Yoga faz com que sua mente tenha preparo

Uma mente preparada é aquela que está onde você quer que ela esteja. Se você quiser que ela esteja no presente, ela estará. Se quiser que ela vá para o futuro, ela irá. Se quiser que a mente vá para o passado, é para lá que ela vai. É por isso que o Yoga é tão eficaz no tratamento da ansiedade (mente que vive do futuro) e da depressão (mente que insiste em ficar no passado). E é por isso também que o Yoga nos torna mais felizes: porque aprendemos a nos colocar no momento presente e a viver a alegria aqui e agora.

yoga-1146277_1920

10) O Yoga te abre

A prática de Yoga faz com que você consiga abrir mão do que é e do que faz hoje (das suas crenças limitantes, dos seus hábitos prejudiciais, das suas perspectivas negativas…) para se abrir ao conhecimento do novo e da verdade. Às vezes temos crenças, hábitos e percepções tão fortes que não nos permitimos descobrir algo diferente ou sequer ouvir alguém dizer algo diferente. Um dos efeitos mais perceptíveis do Yoga é o praticante se sentir mais solto, mais aberto, mais flexível e mais disposto a aprender e a mudar.

11) O Yoga te ensina a cuidar daquilo com que você se alimenta

Não só em relação à alimentação propriamente dita, mas também àquilo com que você alimenta sua mente, seus olhos, seus ouvidos, seus sentimentos. O Yoga faz com que você se preocupe mais com isso e dê mais atenção ao que “coloca para dentro”, pois você passa a entender cada vez mais os efeitos daquilo que coloca em seu espaço interno. Como o Yoga trabalha para que você adquira mais consciência sobre si mesmo, esse cuidado naturalmente se tornará parte da sua vida.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





7 Comentaram para “Yoga e mudanças de vida”


G
1. Joyce
21/09/2016 às 18:30

Gostei muito do que você falou!
Eu já estava querendo começar a praticar a um tempo.
Você acha possível praticar sozinha? Que conselho você daria para quem está começando?


G
2. Stephanie
22/09/2016 às 20:50

Oi Joyce, que bom que gostou! É possível sim, mas com bastante cuidado e sem fazer posturas que forcem a coluna, joelhos, articulações… você pode assistir vídeos no youtube de professores que ensinam pra começar! Mas se tiver oportunidade, procure uma escola para experimentar uma aula e ver como é!

Beijos!


G
3. Thiago
22/09/2016 às 20:53

Gostei demais do texto! Sempre tive curiosidade sobre o Yoga em relação aos benefícios e você passou uma mensagem bem clara e objetiva. Me deu mais vontade ainda de fazer Yoga


G
4. Stephanie
22/09/2016 às 21:01

Thiago, eu sou suspeita né hahaha, mas te dou todo o incentivo pra você experimentar o Yoga! É maravilhoso e transformador! Não tem alguma escola onde você possa fazer uma aula experimental? Se tá com vontade, vai em frente!!!


G
5. Thiago
24/09/2016 às 12:36

Valeu Stephanie pela força! vou fazer uma aula experimental assim que der.


G
6. João
07/10/2016 às 08:58

Stephanie, muito legal o texto! E cada um dos pontos que você tratou foi abordado de maneira tão simples e clara. Com certeza vai ajudar muita gente a entender um pouco melhor =)


G
7. Stephanie
09/10/2016 às 13:11

Que bom que gostou, João! Espero que ajude outras pessoas também!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: