12.12.16 • Em Autoconhecimento, Reflexão

Final de ano é aquela época em que a gente pega um papel e uma caneta e anota tudo o que quer fazer no ano seguinte, não é? Eu acho isso ótimo – inclusive minha lista de objetivos para 2017 está em produção – mas outro dia pensei: e as coisas incríveis que eu já fiz? E os objetivos que já realizei? Não merecem um destaque também? É sempre bom lembrar com alegria e gratidão das coisas boas que já fizemos, afinal, foram elas que nos trouxeram até aqui.

Eu gosto muito de fazer coisas que mudem a perspectiva comum de vez em quando, porque isso me ajuda a ampliar minha percepção sobre mim mesma e sobre a minha vida. Não é bom viver com a cabeça no passado e esquecer de viver o presente, mas, em alguns momentos, olhar para o que passou com gratidão é uma ótima forma de nos lembrarmos que somos incrivelmente capazes.

A admirável lista das coisas que você já fez

Então eu fiz o exercício de pensar nas coisas boas que já fiz e conquistei, e os efeitos foram ótimos: a autoestima (que andava meio abandonada) “acordou”, a motivação acendeu e o sentimento de gratidão naturalmente surgiu. Me lembrei do quanto sou capaz e também de quantas vezes eu já pensei que não poderia fazer algo e depois fiz.

Então resolvi compartilhar essa ideia com vocês. Vamos criar uma lista de coisas que já fizemos? Se você estiver desanimado ou com a autoestima um pouco caída, esse exercício vai te ajudar a lembrar que você é capaz de fazer muitas coisas, assim como um dia já fez.

Antes de começar, saiba que você não precisa ter dado a volta ao mundo ou descoberto a cura para uma doença. Não pense que uma coisa é pequena demais para estar nessa lista, se você fez algo bom, você fez algo incrível! Se você fez algo que um dia achou que nunca conseguiria, coloque na lista! E não compare seus feitos com os de outra pessoa (eu quase caí nessa armadilha)! Esse é um exercício de autoconhecimento não de “vida-alheia-conhecimento”.

Vasculhe suas lembranças e vá anotando todas as coisas boas que conseguir se lembrar que você fez. Não se preocupe se não conseguir pensar em muitas na primeira vez que tentar, essa é uma reflexão para ser feita continuamente (eu demorei semanas para fazer a minha lista, e ela continua em produção).

A admirável lista das coisas que você já fez

Aí vão algumas das coisas boas que eu já fiz:

  • Conquistei mais de 16.000 pessoas (é o número de pessoas que acompanham o blog pelo Facebook) com meus textos e as cativei a acompanharem o que eu escrevo.
  • Treinei meu corpo para fazer posturas de yoga que um dia eu achei que nunca conseguiria.
  • Realizei meu maior sonho de infância (que um dia pareceu tão distante de se realizar…).
  • Consegui tirar a carne da minha alimentação – tantas vezes pensei que isso era impossível para uma pessoa como eu, que não comia verduras e legumes e vivia à base de nuggets e macarrão com salsicha (eu comi brócolis pela primeira vez na vida com 24 anos!!!!).
  • Superei uma doença grave, rara e que exigiu muita força física e emocional para ser curada (tive Púrpura Trombocitopênica Trombótica em 2011).
  • Superei a Síndrome do Pânico, que um ano e meio atrás me impedia de conseguir sair de casa (ainda vou falar sobre isso em vídeo).
  • Peguei minha timidez por uma mão, minha coragem pela outra e comecei a gravar vídeos e publicá-los na internet.
  • Aprendi a aceitar – e a amar – características minhas que um dia eu odiei.
  • Aprendi a não me identificar com a energia negativa alheia e a não permitir que os outros afetem a minha paz interior com aquilo pertence a eles, não a mim (sou sensível e por muito tempo sofri demais absorvendo a negatividade alheia, pensando que nunca conseguiria me libertar dessa prisão).

Olho para essa lista e depois olho para um pouco antes de cada uma dessas realizações e vejo que um dia elas pareceram tão distantes, tão difíceis, tão impossíveis para “alguém como eu”. E hoje elas fazem parte da minha vida como lembranças e realizações reais. Como não ser grata? Como não acreditar que tudo é possível? Como não amar ser quem eu sou quando olho para tudo isso?

Você também já fez muitas coisas boas. Você também é um realizador. Você também tem motivos para se admirar e se orgulhar de ser quem você é. Você também é capaz de acessar as infinitas possibilidades da vida. Se não tem conseguido perceber isso, encontre uma forma de se lembrar, seja fazendo esse exercício ou qualquer outra coisa que te recorde disso.

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





12 Comentaram para “A admirável lista das coisas que você já fez”


G
1. Jessica
12/12/2016 às 09:19

FLor, nossa sempre olho seu blog esperando ansiosamente por seus posts e acompanho seu canal tb, me motiva tanto … grava mais e escreva mais sempre vc tem esse dom de trazer paz para as pessoas que estao buscando por uma resposta … Obrigada mesmo bjoss


G
2. Stephanie
12/12/2016 às 19:37

Jessica, fico muito feliz em saber disso! Gostaria de conseguir postar mais textos e vídeos, mas por enquanto só consigo com essa frequência mesmo 🙂

Muito obrigada pelo carinho <3

Beijos!


G
3. Flávia
12/12/2016 às 09:37

Adorei a ideia!Vou aderir. Sou visitante frequente aqui do blog também e me identifico muito com o que você escreve.


G
4. Stephanie
12/12/2016 às 19:36

Experimenta, Flávia! E depois me conta como foi 🙂


G
5. Bruna
12/12/2016 às 13:03

Oii, vc virou vegetariana? Pelos animais ou pela saude? Bjoss, te acompanho desde o ano passado e amo seus textos.


G
6. Stephanie
12/12/2016 às 19:40

Bruna, parei de comer carne por vários motivos: os animais, a minha saúde, despertar de consciência, espiritualidade… mas o que me fez decidir parar mesmo foi pensar nos animais.

Beijos!


G
7. Mafalda
12/12/2016 às 21:17

Oi Stephanie.
Que sugestão magnífica.
Realmente, passamos tanto tempo preocupados com fazer o que nos aparece pela frente que nos esquecemos de nos congratular pelo que fizemos bem feito.
E é mesmo isso que nos dá alento e confiança: saber que o que precisamos para chegar mais longe está dentro de nós.
Parabéns por todos os teus feitos. Continua!
Beijos.


G
8. Stephanie
13/12/2016 às 21:17

Oi Mafalda, que bom te ver aqui 🙂

Exatamente! Precisamos comemorar as nossas conquistas e também lembrar que já fizemos muitas coisas boas antes, o que nos mostra que somos capazes de fazer ainda mais!

Beijos!


G
9. Bruna
14/12/2016 às 18:54

voce cortou a carne toda de uma vez? está tomando suplementos? estou tirando aos poucos, mas ainda tenho muitas duvidas


G
10. Stephanie
15/12/2016 às 06:43

Bruna, eu parei primeiro com a carne vermelha, aí depois que assisti ao documentário “A carne é fraca” parei de comer frango e peixe também. Como sou ovolacto, não estou suplementando, fiz exames recentemente e está tudo bem.

Recomendo que você leia o livro “Virei vegetariano, e agora?”. Ele me tirou todas as dúvidas que eu tinha sobre a alimentação. Mas fique à vontade para me perguntar também 🙂

Beijos!


G
11. Jaime Guimarães
03/01/2017 às 16:06

Gostei bastante desta outra visão sobre a vida. Às vezes questiono por que buscamos tantas coisas e estamos sempre em busca de mais (algum vazio existencial, talvez?) e não valorizamos o que já temos e conquistamos – e nem desfrutamos. Se pudéssemos fazer uma regressão sobre o quanto já realizamos ao longo de nossa vida, creio que até seria surpreendente para muitas pessoas. “Eu fiz isso?”, perguntariam. Sim, fez, somos admiráveis quando propositivos. 🙂

Grato mais uma vez. 🙂


G
12. Stephanie
04/01/2017 às 06:38

Oi Jaime!

Que bom que você já tem se questionado sobre isso. Com certeza, se olhássemos de forma diferente e mais positiva, nos surpreenderíamos com a quantidade de coisas boas em nós! Por isso vale a pena sempre buscar novas perspectivas 🙂



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: