Apesar de estar estudando autoconhecimento há quase quatro anos, já ter feito muitas coisas nessa área e tido alguns grandes insights que me transformaram de forma definitiva, eu nunca tinha vivido um processo de autoconhecimento tão profundo como o que vivi no último fim de semana, quando participei do Transformação e Liderança, o Leader Training do Instituto Ideah.
INTENSO, sem dúvida, é a palavra que define o que vivi e senti nos três dias de treinamento. Fui para um hotel em Guararema (SP) na sexta-feira à noite e das 21h da sexta até as 17h do domingo eu participei de uma série de dinâmicas e vivências que me fizeram entrar em contato com as minhas emoções básicas (medo, tristeza, raiva, alegria e amor) de forma extremamente profunda.
A ideia do TL é que você entre em contato com as suas emoções, sinta-as intensamente e conheça-as de verdade para que possa, finalmente, direcioná-las de uma forma positiva ou curá-las. É forte, é desafiador, é difícil. Mas vale a pena porque é impossível sair de lá sem ter sido transformado.
Eu não senti medo, eu senti MEDO. Eu não senti raiva, eu senti MUITA RAIVA. E também senti um amor e uma alegria tão puros, tão leves, tão verdadeiros… Eu senti as emoções tão fortes dentro de mim, que finalmente pude entender cada uma delas e colocá-las em seus devidos lugares. É impossível explicar em palavras o quanto essa experiência é forte e transformadora, só vivendo para entender. É o tipo de experiência que todas as pessoas merecem viver uma vez na vida.
O TL é um treinamento de alto impacto que usa técnicas de coaching, PNL e neurociência para trabalhar a nossa inteligência emocional. Todo o processo é feito de forma muito responsável e bem estruturada. No início, algumas coisas parecem não fazer sentido nenhum, mas depois tudo se encaixa e é surpreendente o que vamos aprendendo quando as coisas começam a se encaixar.
Eu não vou contar quais foram as dinâmicas que fizemos lá, porque isso estragaria a experiência de quem um dia for fazer. Mas posso dar inúmeros motivos para qualquer pessoa fazer o treinamento:
- É uma experiência de autoconhecimento diferente de qualquer outra. O que você vai aprender sobre si mesmo não dá para aprender nos livros, blogs ou em cursos e palestras
- Você vai elevar cada uma das suas emoções básicas (medo, raiva, tristeza, amor e alegria) a uma potência altíssima, e esse contato vai te fornecer um nível de clareza que você nunca teve antes
- Você vai descobrir coisas sobre si mesmo que nunca cogitou fazerem parte de você
- Você vai entender, conhecer e trabalhar o seu lado luz e sombra
- Você vai sentir uma energia de amor gigantesca, vinda de dentro e de fora de você
- Você vai enfrentar grandes desafios de forma segura e com o suporte de pessoas preparadas para lidar com as suas reações
- Você vai descobrir quais são a razões mais profundas que estão te impedindo de se relacionar bem com as pessoas, prosperar, alcançar seus objetivos e ser feliz
- Você vai redespertar a criança livre e alegre que existe dentro de você
- Você vai ter a chance de curar traumas e feridas profundas, ressignificando experiências passadas para que possa começar um novo ciclo na sua vida
Algumas das coisas mais importantes que aconteceram comigo:
Eu descobri um lado meu que me fere muito e que eu nunca imaginei que tinha. Na verdade, eu me fazia acreditar que era exatamente o oposto, porque nunca quis admitir para mim mesma que eu tinha esse lado sombra dentro de mim. Quando enxerguei esse aspecto que eles chamam de “ferida”, pude encontrar o antídoto para ele, e tenho praticado esse antídoto desde então.
No momento do treinamento que foi o mais intenso de todos pra mim, quando estávamos fazendo uma dinâmica de trabalho da raiva, eu tive um momento de clareza muito grande que me fez entender que a raiva que eu sentia de algumas pessoas não era realmente delas. Ela era fruto de uma frustração muito grande que eu tinha comigo mesma, que transformei em raiva e projetei nos outros para não sentir isso em relação a mim. Com essa consciência, eu finalmente pude me curar.
Eu me vi extremamente resistente e cética em certos momentos. Logo eu, que me considerava super aberta a tudo. Tem sido interessante observar melhor esse meu lado no dia a dia, porque descobri que sou muito mais “difícil” do que eu imaginava, e quero mudar isso porque no treinamento percebi que perdi algumas oportunidades de vivenciar coisas mais intensas por causa dessa minha resistência.
Eu sofri por antecipação inúmeras vezes, imaginando coisas horríveis, e adivinha? Estava enganada em todas as vezes. Algo bem parecido com o que faço na vida…
Eu percebi que sou muito mais forte do que imaginava e que consigo fazer coisas que eu achava que nunca conseguiria. Várias vezes nas explicações das dinâmicas eu pensava: eu jamais vou conseguir fazer isso. E não teve nada que eu não consegui fazer.
Eu descobri que existe uma criança muito feliz vivendo dentro de mim, e que tudo o que essa criança quer é a liberdade de ser quem é. Essa criança é a minha alegria, e para existir ela precisa apenas da minha permissão. Está nas minhas mãos libertá-la ou escondê-la.
E me lembrei de que o mundo não é aquela coisa horrorosa que vemos todos os dias nos jornais (e, às vezes, nos lugares onde estamos). Existem muitas coisas boas, muita energia positiva, muitas pessoas amorosas e dispostas a ajudar. Basta que a gente escolha estar onde o bem está.
É difícil conseguir transmitir em palavras o que esse treinamento é. É algo que só quem viveu consegue entender a profundidade. Eu nunca imaginei que viveria algo assim, nunca tinha ido tão fundo dentro de mim.
Se eu tiver que fazer um Top 3 de melhores experiências da minha vida, o Transformação e Liderança com certeza estará na lista.
E eu faço questão de recomendar o Instituto Ideah e elogiar a equipe maravilhosa que eles têm. Pessoas que se preocupam verdadeiramente em oferecer para cada um dos participantes uma experiência completa, pessoas que transmitem amor com o olhar, pessoas com energia boa, que acreditam em suas missões. É nítido que fazem tudo com muito amor e dedicação e por isso conseguem fazer um trabalho tão lindo.
Eu realmente gostaria que todas as pessoas tivessem a oportunidade de viver essa experiência uma vez na vida. Se você puder, não deixe passar.
O próximo Transformação e Liderança acontecerá de 5 a 7 de Maio, e eu estarei lá para receber os novos participantes. Se você quiser participar e me ter como madrinha (todos os participantes têm um padrinho ou madrinha, que é alguém que já participou e vai com você na abertura do treinamento), eu vou ficar muito feliz em te acompanhar, é só me avisar! Eu irei de qualquer forma, mas vou adorar ainda mais se puder acompanhar um leitor do blog no início desse processo que foi tão especial para mim ♥
Update: O pessoal do Instituto Ideah entrou em contato comigo e disse que podem oferecer condições especiais para os leitores do blog que quiserem participar do treinamento. É só entrar em contato com o Helder e falar que você viu sobre o TL aqui no Desassossegada: helder@institutoideah.com.br

04/04/2017 às 14:15
Que experiência incrível, Stephanie! Amei 😀