16.05.17 • Em Saúde, Terapias

Semana passada eu terminei o módulo que com certeza foi o meu favorito do curso de Naturopatia que faço lá no Sol Instituto: Aromaterapia!

Desde a primeira aula eu tô encantada com o poder de cura dos óleos essenciais e vegetais, as inúmeras formas de uso e os benefícios que eles proporcionam tanto para o nosso físico como para o emocional e o mental. Sem falar no quanto é prazeroso sentir os aromas naturais de flores, folhas, frutas…

Eu me apaixonei pela aromaterapia e já estou aplicando em mim e nos meus pacientes (sim, já estou atendendo!!!) e vendo resultados impressionantes. O módulo do curso terminou, mas eu sigo me aprofundando no assunto, então vou trazer muitas dicas para vocês.

Vou começar indicando alguns óleos essenciais que são interessantes para ter em casa ou na bolsa porque trazem benefícios e alívio para questões comuns do nosso dia a dia:

Lavanda

O óleo essencial mais versátil de todos, e provavelmente o mais utilizado, porque é poderosíssimo para aliviar o stress, a ansiedade e as tensões. Teve um pico de stress, irritação ou ansiedade? Inale óleo de lavanda!

Ele também é ótimo para insônia (eu pingo duas gotinhas no meu travesseiro antes de dormir todos os dias).

Para dores musculares, o óleo de lavanda é fantástico! Outro dia eu diluí algumas gotas dele em óleo essencial de germe de trigo e antes de dormir massageei o meu pescoço, que estava dolorido. Quando acordei no outro dia a dor tinha desaparecido.

Laranja doce

O óleo essencial da alegria! Ótimo para quando bate aquele desânimo e você fica pra baixo, melancólico… é muito indicado para pessoas que sofrem de depressão.

Esse óleo tem sido meu favorito. Todos os dias, assim que eu acordo, inalo o aroma por alguns segundos para começar o dia mais animada e disposta. Funciona!

Ele é ótimo para prisão de ventre (você pode massagear a área abdominal com ele diluído em óleo vegetal ou creme/gel neutro) e aumenta a imunidade.

Alecrim

Se você costuma sofrer de desânimo e sonolência ao longo do dia, carregue um vidrinho de óleo essencial de alecrim com você! Ele é estimulante, combate a apatia e a fadiga e também ajuda a manter a concentração.

No aspecto físico, alivia dores de cabeça e enxaquecas, é bom para artrite e estimula o sistema circulatório (bom para tratar a celulite!).

O óleo essencial de alecrim é contra-indicado para gestantes, hipertensos e epiléticos.

Gerânio

O óleo essencial que toda mulher deveria ter! Ele regula os hormônios femininos, aliviando a TPM, cólicas, inchaço nos seios e outros sintomas incômodos do período menstrual. Também ameniza os sintomas da menopausa.

O gerânio é o óleo essencial da afetividade, amorosidade, sensibilidade… por isso é ótimo para pessoas muito agressivas, que têm dificuldade para demonstrar afeto.

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é ótimo para quem costuma ter pensamentos negativos, porque ele limpa e purifica a mente, dissolvendo pensamentos e sentimentos autodestrutivos. A sensação ao usá-lo é de que ele refresca as emoções.

É bom também para quem está sofrendo com problemas respiratórios – sinusite, rinite, congestão nasal, resfriados – porque é expectorante, antiviral e auxilia na eliminação do muco.

O óleo de Eucalipto também é ótimo para limpeza energética de ambientes – você pode colocá-lo em um difusor ambiental ou espirrá-lo no local com um spray.

Manjericão

É o óleo essencial do poder pessoal. Promove confiança, atitude, clareza mental, força para tomar decisões e enfrentar desafios e presença no aqui e agora.

É muito usado em pessoas que sofrem de distúrbio bipolar, síndrome do pânico, fobias e ansiedade.

Também é indicado para dores musculares e dores causadas por inflamação (como tendinite e bursite).

Como usar os óleos essenciais no dia a dia:

Para um tratamento mais adequado, o ideal é passar com um aromaterapeuta para que ele aplique e indique o tratamento certo para você e faça o acompanhamento. Mas você pode utilizar os óleos essenciais no dia a dia de algumas formas simples:

Aromatizador pessoal

O aromatizador pessoal é um colar com um pingente que tem abertura para você colocar um pedaço de algodão com algumas gotas do óleo essencial. É ótimo pois você usa no pescoço e fica inalando o óleo, recebendo os benefícios durante todo o dia.

Difusor ambiental

Existem vários tipos, mas o mais comum é o difusor elétrico, que você pinga algumas gotas, liga na tomada e ele exala o aroma.

Inalação

Você pode pingar uma gota de óleo essencial em uma das mãos, esfregá-las e inalar por alguns segundos, ou pingar uma gota em um aparelho próprio para inalação e respirar com o aparelho no nariz por alguns minutos.

Banho

Se você tiver banheira, pingue duas ou três gotas do óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal, mel ou leite (para que o óleo essencial não evapore tão rápido) e coloque na água. Se não tiver banheira, pingue três ou quatro gotas do óleo no chão e ele será inalado durante o banho.

Escalda-pés

Pingue três ou quatro gotas de óleo essencial em uma bacia com água morna e relaxe os pés dentro dela.

Marcas de óleos essenciais confiáveis (indicadas pelos meus professores):

Harmonie
Laszlo
By Samia
Bioessência
Phytoterápica
Terra flor
WNF

Importante: Essência e óleo essencial são coisas diferentes! Essências não têm efeito terapêutico, são apenas o aroma sintético. Óleos essenciais são puros, naturais e têm efeito terapêutico.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





3 Comentaram para “5 óleos essenciais para melhorar o seu dia a dia – e como usá-los”


G
1. Camila
16/05/2017 às 12:18

Bom dia! Em relação ao óleo de eucalipto, achei uns três tipos diferentes, pode ser qualquer um deles? Obrigada!


G
2. Stephanie
16/05/2017 às 14:54

Camila, o óleo de eucalipto com essas propriedades é o Eucalipto Globulus! É o mais comum e fácil de encontrar. Beijos!


G
3. Camila
16/05/2017 às 16:45

Obrigada! Já comprei 🙂



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: