4 hábitos que todo profissional deve ter para alcançar uma carreira de sucesso

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o nível de qualificação dos profissionais e candidatos em processos seletivos também está crescendo. Atualmente, se destacar entre tantas pessoas com o mesmo objetivo que você é difícil, mas não impossível. 

Mais do que um currículo cheio de informações e títulos, o mercado exige bons hábitos e características pessoais para a contratação de novos colaboradores. Da mesma forma, para promoção interna nas empresas. 

Afinal, como ter uma  carreira de sucesso? Para isso, é preciso ser um profissional de sucesso. Não estamos falando de talento ou dom, de forma alguma. Atingir esse nível no trabalho é consequência do próprio esforço e dedicação.

Uma carreira de sucesso é construída pela soma de pequenas atitudes todos os dias. Conquistar tudo o que deseja no mundo profissional não é uma tarefa fácil, depende da sua dedicação, boas oportunidades e – principalmente – seus hábitos. 

Existem rotinas de sucesso, com hábitos diários que podem elevar seu desempenho, conhecimento, oportunidades e habilidade no trabalho. Com eles, a carreira de sucesso é uma consequência. 

Seja qual for o objetivo – reconhecimento no mercado, conforto financeiro, cargo de liderança, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo de alto escalão – os hábitos de sucesso podem te ajudar a alcançá-lo. 

Afinal, quais são esses hábitos tão importantes? É isso que te mostraremos ao longo do conteúdo!

4 hábitos que mudarão a sua carreira!

Se estiver buscando por um bom emprego, recolocação profissional ou uma promoção no seu trabalho, esses 4 hábitos te ajudarão a conquistar o que deseja. A longo prazo, podem te levar a uma carreira de sucesso.

Mas, antes de colocar os hábitos em prática, o mais importante é parar de procrastinar. Estudos indicam que a procrastinação acomete 20% dos adultos constantemente. De forma esporádica, 90% das pessoas já procrastinaram ou tem seus momentos.

Você faz parte de um desses grupos? Infelizmente, é normal procrastinar de vez em quando, o ruim é quando acontece com mais frequência do que deveria e atrapalha suas relações pessoais ou profissionais.

Se estiver fazendo isso nesse momento, nossa dica é: pare agora mesmo. Não conseguirá atingir seus objetivos atrasando entregas no trabalho, perdendo reuniões importantes ou deixando os estudos sempre para depois.

Crie recompensas para as atividades concluídas, conte até 5 ou divida as tarefas em mini funções. Essas dicas podem ajudar a diminuir a procrastinação. Com isso em mente, vamos às dicas.

Não deixe para colocá-las em prática somente a partir de segunda-feira – clássico dos procrastinadores!

Seja organizado (a)

Organização é tudo! Seja organizado com o tempo, atividades, tarefas e compromissos. Essa característica não nasce com a gente, é desenvolvida. Então, o melhor é começar a colocar em prática. 

Anote as tarefas do dia em um bloco ou no próprio celular, coloque despertador para dias e datas próximas dos compromissos, estabeleça prazos de entregas pessoas dias antes do real deadline e não trabalhe com a mesa bagunçada.

Uma pessoa organizada tem a mente limpa para trabalhar, se desenvolver e melhorar seu desempenho. Se tornar organizado (a), também ajudará a montar uma boa rotina que concilie os compromissos pessoais e profissionais. 

Além de cumprir tarefas dentro do prazo e estar sempre um passo à frente dos seus superiores, é uma ótima maneira de se destacar entre os colegas de trabalho.

Crie oportunidades

Boas oportunidades são essenciais para alavancar a carreira de qualquer profissional. Mas, o que fazer quando elas não aparecem? Crie! Manter uma boa relação de networking é bastante importante.

Converse com as pessoas sobre trabalho, frequente ambientes favoráveis para sua carreira, como palestras, workshops e cursos. Tente fazer boas conexões, networking é a chave para boas indicações e oportunidades imperdíveis. 

Seja visto! Isso é: não deixe de criar perfil em redes sociais, principalmente, profissionais. O Linkedin é uma ótima ferramenta, onde as empresas anunciam vagas e procuram profissionais.

Esteja no ambiente digital para ver as novidades do mercado e ser visto pelas grandes empresas. 

Tenha uma rotina de estudos

Estar sempre em busca de conhecimento é essencial para se destacar no mercado. Invista nos cursos online grátis com certificado para se capacitar e especializar nos mais diversos temas referente à sua carreira. 

Além de demonstrar interesse na área e habilidade, estar sempre estudando é ter certeza de que será um profissional atualizado, bem informado e muito competente. Não é talento, é esforço! 

Seja empático! 

Uma das dicas mais importantes: tenha empatia e seja sensível. Saber se comunicar e como tratar as pessoas é essencial para conseguir boas oportunidades. Ainda mais se seu desejo for cargos de liderança.

Então, estude técnicas de liderança, seja uma pessoa sensível, prestativa, atenciosa, competente e extremamente interessado na área. Demonstre que está sempre em busca de novos aprendizados e trocas de conhecimentos.

Perfis como esses são essenciais para o trabalho em equipe. Além de ser fundamental para uma entrevista de emprego ou um ponto positivo que será considerado no momento de uma promoção. 

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