TENS pode aliviar sua dor imediatamente: saiba mais sobre este aparelho!

tens-pode-aliviar-sua-dor

Se você sente dores no corpo com frequência, saiba que não é o único. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, em parceria com a marca Advil, mostrou que 78% dos 500 entrevistados tiveram algum grau de dor de cabeça em três meses. 

Outros 63% indicaram que as dores nas costas eram seus maiores problemas e 61% das pessoas relataram sentir dores musculares nesse período também. Quem nunca passou por uma das três situações que atire a primeira pedra. 

Esses tipos de dores são as mais comuns entre os brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, por exemplo, 80% das pessoas no país sentirão dor nas costas no futuro.

Felizmente a tecnologia e novos métodos de tratamento para as três doenças surgem ano após ano. Para aqueles que sentem esses desconfortos, principalmente os musculares, já podem contar com uma solução incrível.

O aparelho TENS é pequeno, portátil e pode ser usado onde quiser. É bastante conhecido nas fisioterapias como o aparelho que dá “choquinho”. Atualmente, é possível comprar equipamentos como esse para usar em casa.

São menores do que os usados por profissionais, claro. Mas podem aliviar suas dores imediatamente. O melhor de tudo é que não precisará de remédios que causam efeitos colaterais, como sono e cansaço. 

Já conhecia esse aparelho? É fácil de usar e bastante recomendado por profissionais como um produto home care. Entenda o que é esse equipamento, como funciona e seus principais benefícios. 

O que é o aparelho TENS?

O aparelho TENS usa um tipo de eletroterapia para relaxar os músculos e eliminar algumas dores sem que seja necessário o uso de medicamentos. É um método muito utilizado na fisioterapia e hospitais no tratamento de dezenas de dores crônicas e agudas.

É o caso das dores na lombar, ciática ou tendinite, por exemplo. Esse aparelho é tão eficiente e seguro que passou a ser recomendado para uso em casa, como um tratamento contínuo para os pacientes de fisioterapia.

Atualmente, todos podem comprar esse aparelho e cuidar das próprias dores em casa – com orientações médicas, claro. Como funciona? No TENS usa correntes elétricas em prol da saúde dos pacientes. 

Mas não se preocupe, não tomará fortes choques. Essas correntes são leves e servem para estimular e despolarizar grupos de fibras nervosas que causam dores. Esse processo também auxilia na liberação natural de endorfina, componente que bloqueia as sensações de dores. 

O método precisa de estimulação elétrica galvânica, e para isso é usado o aparelho TENS, um dispositivo elétrico capaz de controlar a intensidade dos estímulos. O paciente recebe pequenos eletrodos – adesivos que ficam grudados na pele da região da dor, como em exames cardíacos feitos em hospitais –  permitindo que a corrente passe pela pela e chegue aos músculos.

Modos de uso

Os aparelhos TENS oferecidos no mercado contam com 5 modos de uso e mais de 10 níveis de intensidade e velocidades distintas. Por isso a orientação médica é tão importante, saber qual técnica e condições do aparelho usar é essencial para bons resultados.

Os 5 modos são:  acupuntura, tapping, scraping cupping e massagem. Cupping é uma técnica de sucção, que cria um vácuo entre a pele e a ventosa, fazendo com que o fluxo sanguíneo aumente na área desejada.

Tapping é um método direcionado para praticantes de esportes. Usa uma bandagem funcional com propriedades elásticas, bastante utilizada por atletas de alta performance. 

Acupuntura são estimulações por meio de agulhas, é um método bastante conhecido e pode ser reproduzido, de certa forma, pelo aparelho TENS. 

Independente da técnica o objetivo é o mesmo: aliviar as dores dos pacientes o mais rápido possível. Afinal, sentir dores atrapalha muito o dia a dia das pessoas e diminui a qualidade de vida do paciente. 

O aparelho TENS pode ser usado para quais tratamentos 

Não são todas as dores que podem ser tratadas pelo aparelho TENS. Solicite a orientação de um médico ou fisioterapeuta para iniciar o uso dessa técnica. O método é eficiente e tem diversos benefícios, principalmente, o alívio imediato da dor. 

É simples e fácil de usar. Alguns modelos permitem usá-los em dois locais ao mesmo tempo (ombros e pernas, por exemplo) ou em duas pessoas simultaneamente. 

As principais dores que podem ser tratadas com o aparelho TENS são as causadas por artrite, bursite, tendinites, cervicalgia, treinos intensos, Epicondilite, entorses, inflamações por excesso de exercícios, luxações, fraturas e osteoartrose dos joelhos. 

Além das dores nas costas, obstétricas, no pescoço, ósseas, pós-operatórias, provocadas por sedentarismo, no nervo ciático, entre outras patologias musculoesqueléticas. 

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.