A inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando um imperativo crítico para os negócios. Não é mais uma coisa agradável de se ter, a IA e o aprendizado de máquina (ML) são uma ferramenta de negócios necessária para organizações com visão de futuro, ajudando-as a tomar melhores decisões, criar eficiências operacionais e melhorar as experiências do cliente.
Em particular, as empresas adotaram amplamente os gêmeos digitais – modelos virtuais que simulam a realidade – nos últimos anos, permitindo que criem cópias digitais de sistemas, ambientes, produtos e infraestruturas do mundo real para obter maior percepção operacional.
Gêmeos digitais cognitivos – que modelam consumidores individuais, empresas ou até mesmo governos nacionais – permitiram que as organizações explorassem escolhas estratégicas e novos modelos de negócios. E agora, à medida que as tecnologias de IA/ML avançaram e a escala e a economia da nuvem tornaram os grandes ambientes de computador mais eficazes, o uso de gêmeos digitais começou a acelerar e expandir. Atualmente, 96% das empresas sediadas nos EUA planejam usar simulações de IA este ano, de acordo com a Pesquisa de Negócios de IA de 2022 da PricewaterhouseCoopers (PwC). (Leia também: 5 habilidades cruciais que são necessárias para implantações de IA bem-sucedidas.)
Embora os gêmeos digitais sejam usados para modelar e fornecer informações detalhadas e em tempo real sobre o desempenho atual, muitas organizações querem ir além, simulando e prevendo o comportamento humano em um esforço para avaliar cenários futuros. Eles estão fazendo isso mesclando computação científica, simulação industrial e IA para criar inteligência de simulação incorporada diretamente aos sistemas operacionais. A evolução dos gêmeos digitais em inteligência de simulação incorporada diretamente em análises de negócios e sistemas de TI permite modelagem de alta velocidade, macro e multiescala e possibilita a simulação de sistemas econômicos, biológicos, industriais e planetários altamente complexos.
Imagine se pudéssemos aplicar as capacidades humanas para avaliar situações em tempo real e analisar preditivamente o que poderia acontecer a seguir em escala de nuvem. Com um gêmeo digital e simulação, você pode explorar todas as variações possíveis de decisões para encontrar os melhores resultados. Você não está limitado pelo tempo e custo de experimentar no mundo real.
É isso que a simulação de IA pode fazer pelo seu negócio.
Operacionalizando simulações de IA hoje
Uma vez que a província de escritores e cineastas de ficção científica, as simulações de IA estão reformulando a maneira como fazemos negócios hoje em aplicativos transformadores do mundo real. (Leia também: Por que os engenheiros de IA precisam se preocupar com mecanismos intuitivos?)
De acordo com a pesquisa da PwC, as simulações de IA estão sendo usadas para prever as condições do mercado (57% dos líderes de IA e 34% de todos os outros), aprimorando as cadeias de suprimentos (54%, 33%), explorando novos mercados (54%, 38%) e otimizar as contratações (39%, 35%).
Mas as simulações de IA podem ir além da capacidade dos gêmeos digitais de espelhar as condições do mundo real no reino digital. A modelagem de um grande volume de cenários potenciais em paralelo e a aplicação de pensamento crítico humano de alto nível a eles permite que as soluções de simulação de IA projetem eventos prováveis e “desviem” ações do mundo real sem correr riscos do mundo real – uma enorme vantagem nos dias de hoje. ambiente de negócios hipercompetitivo e dinâmico.
A chave para o sucesso, no entanto, é a capacidade de operacionalizar simulações de IA em uma escala necessária para fornecer valor. Isso exige que as empresas incorporem simulações em sua arquitetura geral de análise e pilha de nuvem/TI, desenvolvam ambientes de desenvolvimento e produção de alto desempenho que possam ser executados em paralelo e tenham capacidade de computação híbrida escalável e dinâmica.
Aqui estão três razões de negócios para implementar simulações de IA este ano:
1. Para prever cenários do mundo real
As simulações de IA permitem que as organizações entendam os comportamentos das pessoas e dos sistemas, projetem seus comportamentos futuros, avaliem possíveis mudanças em seus comportamentos e avaliem os resultados dessas mudanças comportamentais – tudo em tempo real.
Isso pode ser aplicado à progressão da doença, comportamentos do cliente, tendências econômicas e outros sistemas complexos. Na verdade, algumas empresas estão usando simulações de IA para prever como as mudanças climáticas e os vários níveis de sucesso que o mundo alcança para atingir certas metas de sustentabilidade afetarão suas receitas, custos e atitudes dos clientes. (Leia também: Como a IA pode ajudar a combater as mudanças climáticas.)
2. Para explorar estratégias de negócios com menos risco
Lançar um produto ou entrar em um novo mercado sempre traz riscos; mas as simulações de IA podem eliminar parte desse risco. Isso porque a IA pode ajudar as organizações a determinar a melhor estratégia de negócios, analisando como as diferentes decisões de negócios provavelmente serão executadas.
Atualmente, 60% das empresas planejam usar a IA para ajudar a formular sua estratégia de negócios e 57% planejam usar simulações de IA para prever as condições do mercado. Por exemplo, as organizações usaram simulações de IA para determinar como vários níveis de adoção do 5G em determinados mercados afetam o comportamento e as expectativas dos clientes. As organizações também usaram simulações de IA para prever se os táxis autônomos poderiam decolar em cidades específicas. (Leia também: Hackeando veículos autônomos: é por isso que ainda não temos carros autônomos?)
A capacidade de “jogar fora” de vários cenários ajuda as empresas a formular estratégias de negócios e tomar decisões do mundo real sem riscos do mundo real. Chamamos isso de “gamificação da estratégia”.
3. Para aprimorar as experiências do cliente
Um dos casos de uso mais interessantes para simulação de IA é oferecer experiências imersivas de alta qualidade que parecem reais.
Na verdade, 61% das empresas planejam usar a IA para melhorar as experiências dos clientes em 2022. As marcas estão usando visão computacional, fala e aprendizado profundo no metaverso para interagir com os clientes de maneiras novas e imaginativas que ajudam a orientar melhor as pessoas no processo de compra— desde o primeiro contato até serviços e suporte pós-venda.
A capacidade de mapear cenários com base em interações reais e prever reações esperadas permite que as marcas se envolvam com os clientes com experiências poderosas que são úteis, confiáveis e convenientes. (Leia também: Jogos, moda, música: o metaverso entre as indústrias.)
Transformando seus negócios com simulações de IA
As simulações de IA estão transformando a forma como as empresas tomam decisões e operam, fornecendo informações sobre os resultados mais prováveis sem realmente ter que correr esses riscos no mundo real.
Isso permite que organizações com visão de futuro determinem o impacto de situações em evolução em suas operações, explorem estratégias de negócios e seus resultados prováveis e aprimorem as experiências dos clientes com inteligência humana em escala. (Leia também: Como a transformação digital pode trazer resiliência durante interrupções.)
O futuro da IA está aqui. E é emocionante.