6 coisas (assustadoras) que a IA está ficando melhor em fazer

Image for 6 (Scary) Things AI Is Getting Better at Doing

Novas tecnologias de IA estão sendo constantemente introduzidas. E com a mesma frequência, alertas e preocupações frenéticas são levantadas. Às vezes, as preocupações podem parecer exageradas ou um desdobramento de teorias da conspiração. Outras vezes, eles podem ser garantidos.

Isso nos lembra uma velha piada no Tumblr:

  • Entusiastas da tecnologia: Tudo na minha casa está conectado à Internet das Coisas! Eu controlo tudo pelo meu smartphone! Minha smart-house é habilitada para bluetooth e posso dar comandos de voz via alexa! Eu amo o futuro!
  • Programadores / Engenheiros: A mais recente tecnologia que possuo é uma impressora de 2004 e mantenho uma arma carregada pronta para disparar se ela fizer um barulho inesperado.
  • Técnicos de segurança: *tome um grande gole de uísque* Queria ter nascido no neolítico.

À medida que as tecnologias são aceitas e se tornam comuns, as preocupações se dissipam e são substituídas por coisas novas que a princípio parecem estranhas ou assustadoras e arrancadas diretamente das páginas de um romance de ficção científica.

Pense em como os veículos autônomos continuam sendo empurrados como o caminho do futuro, enquanto alguns próximos à indústria sugerem que a tecnologia não está nem remotamente pronta para o horário nobre.

Esse é o principal ponto de preocupação para as pessoas entenderem os riscos de segurança óbvios envolvidos!

Aqui estão seis das tecnologias de IA que parecem mais ameaçadoras para as pessoas pesquisadas pelos pesquisadores do estudo nos últimos meses – incluindo veículos autônomos.

1) O travesseiro inteligente

Novos tipos de roupa de cama e travesseiros de alta tecnologia estão se oferecendo para fazer mais por nós em nossos momentos mais vulneráveis ​​– enquanto dormimos. Nada assustador sobre isso, certo?

De certa forma, é intuitivo usar a nova tecnologia de IA para melhorar coisas como máquinas CPAP ou BiPAP. Muitas pessoas sofrem de apnéia do sono ou outras condições de sono, então por que não aplicar a IA à nova ciência médica para tratamento?

Bem, para algumas pessoas, incluindo alguns fãs de humor negro, a ideia de máquinas assistindo você dormir é simplesmente assustadora. Dê uma olhada nas almofadas inteligentes, por exemplo, que empurram suavemente sua cabeça em diferentes direções e podem ser conectadas ao seu smartphone.

Contanto que suas solicitações cuidadosas estejam fazendo bem a você, tudo está bem, mas e se o travesseiro começar a fazer coisas que você não aprovaria se estivesse acordado?

Aplique essa preocupação a qualquer tecnologia que usamos para monitorar ou nos auxiliar em nosso sono!

2) IA e dor simulada

Muito tem sido feito sobre a aplicação da IA ​​ao controle da dor, mas e o oposto – usar a IA para simular a dor através do sistema nervoso central de uma pessoa?

Se você está se perguntando onde isso seria aplicável ao comércio e à indústria, é no mercado de jogos. Estamos nos aproximando dos jogos de realidade virtual, onde as pessoas correm em ambientes virtuais. Então, algumas empresas estão começando a ser pioneiras em coisas como aplicações diretas de calor e certos tipos de impacto que causarão uma resposta física quando o jogador for baleado ou esfaqueado durante o jogo, coisas que provavelmente acontecerão com jogadores em toda uma série de shoot-em modernos. -up jogos.

Se você é do tipo especulativo, provavelmente pode ver onde isso está indo. Existem muitas maneiras pelas quais essas tecnologias podem exagerar e levar a alguns aplicativos de IA bastante assustadores e nefastos. (Leia também: 5 maneiras de a realidade virtual aumentar a Web3)

3) Veículos autônomos

Aqui é onde voltamos à preocupação primordial sobre ter um computador dirigindo seu carro.

Dirigir um carro não é uma tarefa simples. Falamos sobre a capacidade dos veículos autônomos de navegar pelas ruas, mas tendemos a encobrir muitas das partes intuitivas e instintivas da tarefa humana de dirigir.

Assista a este vídeo de motoristas humanos usando um piloto automático Tesla completo nas ruas de Boston (não sem intervenção humana!) .

Basta uma falha no sensor ou outra falha para causar uma fatalidade, e essa é uma das razões pelas quais não usaremos veículos totalmente autônomos tão cedo, especialmente em estradas onde você normalmente encontraria pedestres. Alguns especialistas sugerem que a entrega de carga rodoviária virá em primeiro lugar, mas mesmo isso pressupõe um nível de segurança que talvez ainda não tenhamos na IA de hoje. (Leia: Hackeando veículos autônomos: é por isso que ainda não temos carros autônomos?)

Implantes de chip de computador

As preocupações com os microchips internos são tão antigas quanto a própria tecnologia de computadores. Muitos deles são baseados em algo ainda mais antigo, revelações bíblicas da “marca da besta” que é implantada à força sob sua pele.

Além disso, porém, as pessoas têm outros medos mais prosaicos de ter implantes de chip em seu corpo, especialmente para fins cognitivos. Um estudo do Pew Research Center mostra que os chips internos de computador eram de longe a maior preocupação dos entrevistados quando confrontados com uma série de problemas e a tecnologia de IA “mais assustadora”.

Tecnologia de armas

Aqui está um que é um pouco diferente, onde a IA simplesmente dá aos humanos a capacidade de fazer coisas ruins.

Uma história da Verge recentemente perfila a situação em que um programa de IA conseguiu sugerir nada menos que 40.000 tipos diferentes de armas químicas em seis horas.

A questão aqui não é que a IA faria algo ameaçador ou perigoso para a humanidade. É que dá aos maus atores humanos as chaves para fazer essas coisas ruins eles mesmos.

Aplicações de IA para armas, como regra, tornam essas armas mais poderosas e armas, para qualquer pessoa com um pouco de bom senso, são bastante assustadoras em geral!

Portanto, alguns desses tipos de aplicativos estão no radar de pessoas que acreditam que a IA precisa ser aproveitada para o bem, em vez de aplicativos perigosos. (Leia também: Blockchain é a solução para o controle de armas?)

Equipamento grande

Algumas pessoas têm medo de tratores autônomos, e outras dariam espaço para um compactador de lixo que parece estar fazendo seu trabalho sem qualquer gerenciamento ou intervenção humana.

Grandes equipamentos, as pessoas acham, deveriam ser controlados por humanos e não por algum algoritmo de computador.

Dessa e de muitas outras maneiras, as preocupações com a IA têm a ver com a combinação de sistemas cognitivos não humanos e grandes peças físicas de hardware.

A linha inferior

Enquanto o trabalho da IA ​​estiver acontecendo no ciberespaço, sentimos que a tecnologia está mais contida. Isso é uma falsa sensação de segurança? Em alguns casos, sim, e em outros casos, não. Esses exemplos são apenas a ponta do iceberg quando se trata de IA “assustadora”. Outros relatórios incluem mais desses terrores intangíveis, como máquinas que podem ler sua mente!

A busca por uma IA explicável e transparente é parte da resposta a essas e outras situações assustadoras. Ao implementar um cenário humano no circuito e promover uma IA confiável que não usa algoritmos de caixa preta, estamos tentando ter certeza de que estamos confiantes sobre onde a nova tecnologia está indo. E isso fará toda a diferença na forma como vivenciamos a tecnologia no futuro!

Gostou? Compartilhe!
© 2021 - Desassossegada. All Rights Reserved.