quinta-feira, novembro 21

O RP digital ou Digital PR, nada mais é do que o desenvolvimento de ações na área de relações públicas no ambiente digital. Aqui entram diversos serviços que auxiliam as marcas a se promoverem nas redes sociais ou mesmo criar suas próprias plataformas para gerar conteúdo e interação com seus públicos. 

A área de relações públicas é conhecida, especialmente, pela assessoria de imprensa – serviço importante para marcas manterem um bom relacionamento com canais de comunicação e público-alvo. 

Entretanto, essa área não se limita apenas  à assessoria de imprensa. Com o avanço da tecnologia e, em consequência, das redes sociais, as empresas precisaram se adaptar ao ambiente digital rapidamente. 

Atualmente, o público exige das empresas posicionamentos claros e instantâneos a todo momento sobre as mais diversas questões. Caso o posicionamento não seja o adequado e não agrade determinado público, a empresa pode sofrer problemas com sua imagem. 

Qualquer palavra mal posicionada em uma rede social, site ou blog, por exemplo, pode acarretar grandes perdas e crises de imagem incontroláveis para as empresas. Correndo risco do famoso “cancelamento” e linchamento virtual. 

Neste cenário, a área de relações públicas ganhou mais uma atividade fundamental:  o RP Digital. Esse serviço visa entender os anseios e comportamentos do público de uma marca e criar estratégias de comunicação digitais que sejam assertivas e mantenham um bom relacionamento com seus consumidores. 

RP Digital pode se relacionar com outras estratégias de comunicação, Marketing Digital e publicidade. Sobre esse assunto, uma das dúvidas mais citadas é: qual a relação de Digital PR com as técnicas de SEO?

A seguir, confira essa relação. Ambas estratégias são benéficas para empresas que atuam na internet, mas apresentam algumas diferenças. Acompanhe!

O que é RP digital? 

RP Digital é uma ramificação da área de relações públicas, é uma nova forma de atuação, um novo serviço. Existem profissionais e agências de RP Digital que fazem essa atividade em prol da imagem e bom relacionamento de uma marca com a mídia e seus consumidores. 

O que é feito na área RP Digital? Os profissionais especializados nesse segmento têm a função de criar campanhas inteligentes para divulgar produtos, serviços, lançamentos e eventos. 

Para isso, esses profissionais podem optar por diversos formatos de divulgação, como o perfil de um influenciador digital, oportunidades no relacionamento com jornalistas para conquistar matérias e reportagens a favor das marcas,  produção de conteúdos de qualidade para criar uma rede de backlinks, entre outros meios de atuação.

É com uma dessas atividades que as estratégias de SEO se relacionam. Isso é: RP Digital, além de estabelecer boa comunicação com mídia, consumidores e manter uma boa imagem da marca, essa estratégia ainda consegue trazer resultados de marketing digital. 

SEO e RP Digital

SEO é um conjunto de técnicas de marketing digital que visam melhorar o ranqueamento de um site nas páginas do Google. Assim, a empresa terá mais leads, tráfego orgânico, acessos e cliques. 

Dentro desse conjunto de técnicas há a produção de conteúdo de qualidade com palavras- chave, sites otimizados, com ótimo tempo de carregamento e – dentre outras – os backlinks. 

Essa técnica se dá por links que conectam um site ao outro.  Exemplo: um canal digital X publica um conteúdo de qualidade e no meio do texto há um link que direciona para a página da marca. 

Isso é importante para SEO porque o Google entende que quanto mais um site é linkado por outros, mais referência ele é em determinado assunto. Sendo assim, os algoritmos vão ranqueá-lo muito melhor. 

Em SEO, esse método se dá, principalmente, pela compra de links em outros sites. Mas, qual a relação com RP Digital?  Na internet, profissionais de relações públicas podem usar técnicas de assessoria de imprensa para conseguir backlinks para o site de uma marca – apoiando uma das principais estratégias de SEO, sem precisar comprar link por link. 

Os profissionais de RP Digital vão criar conteúdos de alta qualidade e com valor de informação para enviá-los e promovê-los a jornalistas. Precisam ser textos relevantes para incentivá-los a escrever sobre o seu conteúdo e criar links para ele.

O grande diferencial é que os links virão de domínios de alta autoridade e geralmente, conhecidos pelo público – como em jornais e outras fontes confiáveis. É uma ótima forma de sair na frente dos concorrentes, dado que outras empresas não vão conseguir replicar facilmente links obtidos  sem a estratégia RP digital.

Assessores de imprensa costumam ter uma boa rede de relacionamento com jornalistas, facilitando esse processo. Ou seja, RP Digital pode criar conteúdos de excelência para atrair links e contribuir com a estratégia backlinks de SEO.

Com isso, a área de relações públicas com foco no digital traz vantagens incomparáveis, como mais tráfego de referência, autoridade para a marca em seu segmento, maior alcance, cliques, leads e muitos outros resultados online.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.