terça-feira, outubro 28

Se tem uma dica que todo dermatologista fala, essa é sobre o uso de protetor solar. Mas, recentemente, surgiram muitas “fake news” sobre o produto nas redes sociais, especialmente no TikTok. Algumas pessoas até estão dizendo que é melhor não usar. Vamos entender essa polêmica e ver por que é fundamental proteger a pele dos raios solares.

### Protetor solar causa câncer? O que dizem os vídeos no TikTok?

A confusão começou com uma pesquisa da FDA (agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA) publicada em 2019. Nela, cientistas analisaram o sangue de 24 pessoas que usaram quatro tipos de protetores solares, os mais vendidos no mercado. Os participantes aplicaram o produto em 75% do corpo por quatro dias.

Nos testes, foi encontrado no sangue níveis elevados de quatro substâncias: avobenzona, oxibenzona, ecamsule e octocrileno, que são comuns nos filtros solares.

### E isso significa o quê?

A própria FDA deixou claro que não se chegou a uma conclusão sobre os riscos à saúde por conta disso. Eles explicam que o fato de o corpo absorver essas substâncias não quer dizer que traz algum perigo.

Mesmo assim, o estudo virou tema de vários vídeos que recomendavam parar de usar protetor solar. Algumas publicações até afirmaram que ele poderia causar alterações hormonais e câncer. Mas, vamos ser sinceros, não apresentaram nenhuma prova concreta para isso.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de São Paulo soltou um comunicado sobre o assunto. No documento, eles disseram o seguinte:

“A oxibenzona e o octinoxato foram associados a alterações hormonais em humanos e até em animais, como peixes e ratos. Porém, estudos maiores estão sendo feitos para avaliar se essas mudanças realmente ocorrem, e até agora, não foi mostrado algo que tenha relevância biológica.”

Esse alerta surgiu após um estudo que analisou o uso exagerado de protetores solares químicos, que, por sua vez, foram encontrados no sangue e no leite materno. É importante destacar que a quantidade utilizada nesse estudo foi bem maior do que o normalmente usado no dia a dia.

Até agora, não existem estudos definitivos que liguem o uso de protetor solar a um aumento no risco de câncer ou a alterações hormonais.

### Por que usar protetor solar é importante?

O câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Esse tipo de câncer é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos, e a principal causa é a exposição excessiva ao sol.

Por isso, usar protetor solar é uma medida simples e super eficaz para ajudar a prevenir esse problema. Todos os produtos vendidos no Brasil passam por testes rigorosos e têm aprovação da Anvisa. No rótulo, você pode checar o número do processo de regularização dele. Se você estiver em dúvida sobre qual marca usar, consulte seu dermatologista.

É sempre melhor buscar informações com profissionais e não se deixar levar apenas por opiniões da internet. Proteger a pele é fundamental, e o protetor solar é uma maneira eficaz e prática de fazer isso.