Uma das maiores decisões de quem vai fazer o seu matrimônio é como montar uma lista de convidados para casamento que contemple o maior número de pessoas queridas, sem deixar ninguém de fora, mas sem exagerados.
Afinal, você quer que pessoas próximas e amadas estejam nesse momento tão especial da sua vida, e não convidados distantes, como primo de 4º grau com o qual você não tem nenhum contato.
E definir a sua lista de convidados para casamento é fundamental, visto que é a partir dela que você vai definir o estilo da festa, o local do casamento, o número de convites, etc.
Portanto, vamos trazer aqui algumas dicas de como fazer a sua lista de convidados da melhor forma. Acompanhe!
Como montar a sua lista de convidados de casamento?
Bom, a primeira dica é que você faça uma lista com seus convidados para casamento que seja separada e organizada por categorias.
Isso significa separar os convidados em:
- Família
- Amigos mais próximos
- Amigos da faculdade/infância
- Colegas de trabalho próximos
- Convidados dos pais
- Etc.
Mais à frente, nós iremos falar um pouco mais sobre cada uma dessas categorias e como a divisão deve ser feita.
Essa organização, aliás, vai auxiliar muito quando você precisar cortar as pessoas da sua lista, pois será bem mais fácil de buscar por elas.
Porém, nós recomendamos que antes de você começar a adicionar os nomes dos convidados em cada categoria, tome algumas decisões sobre pontos importantes, como:
- Os parentes mais distantes vão ser convidados?
- As crianças vão entrar na lista do casamento?
- Vocês pretendem convidar seus chefes e as pessoas do seu ambiente de trabalho?
- E como ficará a questão dos acompanhantes dos convidados, vocês vão permitir ficantes e namorados, ou apenas casados?
Para tornar ainda mais fácil a criação e organização da lista, é importante incluir o nome do convidado da forma como será escrito no convite, qual a quantidade de convidados por cada família, telefone e e-mail de contato, etc.
Quem será convidado para o casamento?
Após essa primeira explicação, chegou o momento de criar uma lista de convidados para casamento que contemple suas famílias, amigos e conhecidos que desejam convidar.
Nessa primeira fase da criação, todos devem ser incluídos e a lista vai ficar bem grande, mas depois você fará uma redução, que é a segunda parte.
No passo da edição, você deverá eliminar alguns convidados dentro de cada categoria:
- Ente familiares distantes e amigos: corte aquelas pessoas que você não encontra há anos e que conversa somente através das mídias sociais
- Os amigos dos parentes: nada de colocar na lista final uma amiga da faculdade da sua mãe ou do seu pai que você só vê uma vez ao ano. O seu casamento é um momento de celebração com a família e amigos próximos, então explique isso para seus pais e irmãos
- Ex-namorados, ficantes, noivos, etc.: exceto se você tem uma relação muito boa e tranquila, e tudo já foi superado, pode riscar qualquer ex da lista
- Amigos virtuais não são convidados para seu casamento real: nada de convidar essas pessoas para o seu casamento, mantenha-as apenas dentro das redes sociais
- Colegas de trabalho em geral e vizinhos: a exceção aqui é apenas se forem seus amigos muito próximos. Porém, não é porque você vê essas pessoas diariamente e troca algumas palavras que precisa convidá-las
Além de tudo isso, não deixe de ter uma porcentagem extra na quantidade total planejada dos convidados. Sendo assim, se a sua festa vai ter 100 convidados, você deve preparar-se para no fim colocar até 100 pessoas na lista.
Dicas extras para a lista de convidados para casamento
Cuidado com o orçamento
Lembre-se que a sua lista de convidados irá definir outros pontos do casamento, como o local e o buffet, o total de convites e de lembrancinhas, de comidas, bebidas, enfim.
As pessoas que não tomam cuidado com a lista e não pensam no total de convidados podem acabar gastando muito acima do orçamento, o que vai levar a maiores problemas.
Afinal, você vai querer contratar o aluguel de chopp para festa que atenda um determinado número de pessoas e que entre no seu orçamento direitinho.
Os pais são os pais
Como falamos anteriormente, você precisa colocar limites em quem seus pais convidam, mas há que se abrir espaço para eles chamarem alguns amigos.
Isso porque esse é um momento especial também para eles, então os seus pais e do seu noivo/noiva vão querer chamar alguns convidados.
Mas a porcentagem dessas pessoas na lista não deve ser maior do que 10 a 15% para os pais de cada um.
Conclusão
Como você pode ver aqui, a hora de montar a lista de convidados para casamento costuma ocasionar muitas dúvidas nos noivos.
Neste texto, mostramos algumas ótimas dicas que vão ajudar você na criação de uma lista com todos os que amam para a sua noite especial, mas sem exageros.
O que achou deste conteúdo do nosso site sobre como fazer lista de convidados para casamento?