terça-feira, janeiro 28

Ter plantas em casa e integrá-las na decoração dos ambientes se tornou uma tendência que não para de aumentar. A procura hoje é tanta que o mercado se adaptou e agora existe uma enorme variedade de plantas e produtos para cuidar delas. Está mais fácil do que nunca incorporar o paisagismo nos projetos.

Com toda essa disponibilidade, o consumidor fica perdido, afinal cada item de decoração reflete em sua personalidade. Qualquer escolha mal pensada pode transformar um ambiente que seria agradável e harmonioso em um lugar triste e apático.

E quando se trata de paisagismo, tudo deve ser considerado na criação dos ambientes como tamanho do espaço, posição do sol, cor da parede, prateleiras, luminárias, vasos e, obviamente, as plantas.

Então, para que você não se perca na hora de incorporar o paisagismo no seu projeto, vamos te mostrar algumas dicas gerais sobre como combinar plantas com a decoração dos ambientes.

Confira! 

Construa uma relação entre plantas, mobílias e paredes 

Se você pretende utilizar as plantas como destaque na decoração, é importante manter um equilíbrio entre os tons delas, das mobílias e paredes. Os dois últimos itens devem servir como apoio e plano de fundo para valorizar as cores das plantas.

Por exemplo: Se você utiliza tons escuros nas paredes e mobílias, é importante usar plantas mais coloridas e que contrastem com outros elementos do ambiente. Caso sua ideia seja criar um ambiente com tons semelhantes, é fundamental que as plantas e outros itens estejam dentro da mesma paleta de cores.

No primeiro caso, uma boa ideia é apostar em paredes pretas, azuis ou marrons e plantas coloridas, em tons vivos para se destacar no plano de fundo em cores escuras. No segundo, é interessante utilizar as cores, palha, amarelo, terra e tons suaves de vermelho nas paredes e mobília e agregar somente plantas em diferentes tons de verde.   

Prefira plantas de manutenção simples para ambientes internos

Os primeiros pontos a serem considerados num projeto de paisagismo são: a iluminação do ambiente, tamanho, ventilação e o tipo de manutenção exigido pelas espécies que serão plantadas.

Um bom exemplo são as cozinhas com vasinhos de tempero. 

As ervas e temperos precisam de muita luz, preferencialmente do sol da manhã até o meio-dia, além de ventilação para dissipar o calor e manter as plantas protegidas. Se a cozinha recebe sol somente à tarde e tem pouco espaço, já não é uma boa ideia apostar nessas plantas e escolher espécies que precisam de pouca luz para sobreviver.

Entendeu a ideia? Ela serve para os diferentes ambientes que você irá agregar no seu projeto de decoração.

Valorize os objetos onde as plantas serão colocadas

Quanto mais você explorar sua criatividade para escolher os lugares onde as plantas serão colocadas, maior o charme e exclusividade de seu projeto. 

Portanto, não se restrinja aos vasos e prateleiras comuns, lembre-se que baldes metálicos, cestos, garrafas de vidro, regadores vintage, canecas, chaleiras, cachepôs e mais uma série de itens são opções criativas e você pode escolhê-los de acordo com sua personalidade e linha de estilo.

Também é importante inovar nos lugares onde as plantas serão dispostas. Hoje você pode fazer uma parede verde com um jardim vertical, colocar porta-vasos suspensos, nichos e estantes inteiras com plantas de diferentes espécies.

Alinhe suas ideias com o estilo do ambiente, assim você saberá quais itens agregaram mais valor e sofisticação em seu projeto.

Como incorporar o paisagismo ao seu projeto de decoração
Como incorporar o paisagismo ao seu projeto de decoração

Aposte nos jardins suspensos

Em ambientes pequenos ou com poucos lugares para colocar as plantas, é preciso alternativas que ocupem o mínimo de espaço e consigam receber vários vasos diferentes.

É exatamente esta lacuna que é preenchida com os jardins suspensos. Eles são indispensáveis nos projetos de paisagismo, pois inevitavelmente terá um ambiente com pouco espaço em todas as casas, por maior que ela seja. Um bom exemplo são os banheiros e varandas.

Como os jardins suspensos são fixados nas paredes ou teto dos ambientes, acabam ocupando pouco espaço e, ao mesmo tempo, garantindo mais um elemento de decoração com plantas nessas regiões. 

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.