como-motivar-filhos-a-estudar

Como motivar os filhos a estudar

Motivar os filhos a estudar nem sempre é uma tarefa fácil para os pais, visto que a maioria prefere outras distrações, como o celular ou video games.

 Essa tarefa se torna ainda mais complicada na era da informação em que vivemos, onde as pessoas preferem os prazeres momentâneos ao invés daqueles a longo prazo, trazidos pelo estudo, por exemplo. Ler um livro ou estudar é um hábito que deve estar presente durante toda a nossa vida.

Se você é pai ou mãe e está com dificuldades na hora de motivar os filhos a estudar, sugerimos que continue conosco na leitura deste artigo para ficar por dentro de todas as nossas dicas que separamos para ajudá-lo na difícil tarefa de motivar os filhos a estudar, portanto, criamos este artigo especialmente para vocês, com o objetivo de sanar todas as possíveis dúvidas que venham a surgir a respeito dessa prática.

Sobre a importância da motivação dos filhos nos estudos

Estabelecer uma porta para o diálogo com os filhos é uma oportunidade para os pais aprenderem sobre aspectos da personalidade que podem causar dificuldades para os alunos. No entanto, essa também pode ser uma ótima oportunidade para animá-lo nos estudos e fazer com que eles desenvolvam prazer na leitura de livros e no aprendizado, abrindo portas para um futuro brilhante.

Vale destacar que a palavra “motivação” deriva do latim “motivus”, que significa “empurrar, empurrar coisas”, ou seja, o aluno quer muito aprender, precisa de um motivo, de um objetivo. 

Portanto, o estímulo à aprendizagem depende do esforço de autoconhecimento, e o diálogo entre pais e filhos pode se desenvolver nesse sentido, de modo que eles entendam que os seus pais estão prontos para ajudá-lo.

Para promover a integração das práticas pedagógicas no quotidiano das crianças e dos jovens e ajudá-los a aumentar o seu interesse pela aprendizagem de comportamentos, a cooperação escola-família é essencial. 

Portanto, as instituições de ensino devem partir de duas premissas: cada aluno possui diferentes habilidades de compreensão e todos eles necessitam de apoio e ajuda constante no que diz respeito ao aprendizado, fazendo com que se torne mais fácil para eles alcançarem seus objetivos.

Entretanto, como já mencionamos anteriormente, motivar os filhos a estudar nem sempre é uma tarefa fácil, isso porque existem milhares de distrações capazes de prender a sua atenção e fazer com que ele perca o interesse em estudar. Além disso, motivar os filhos a estudar é um compromisso que deve ser visto como algo a longo prazo, necessitando de um acompanhamento e motivação contínua por parte dos pais.

Saiba como motivar os filhos a estudar

Como mencionado anteriormente, a motivação é crítica para o desempenho educacional. Portanto, seus filhos devem ser incentivados a fazer o melhor para aprender todas as áreas de conhecimento, não apenas as áreas de conhecimento com as quais se identificam.

O apoio emocional da família é muito importante para a construção da autoconfiança e, portanto, para o alcance de bons resultados na aprendizagem. 

Com a participação dos pais, os alunos terão mais oportunidades de se destacar na vida escolar e superar o desânimo e quaisquer outros fatores que possam atrapalhar o desenvolvimento. 

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar os pais a motivar os filhos a estudar, de modo a participar ativamente nesse processo de aprendizado.

Reconheça seu esforço

Reconhecer o esforço do filho é algo que o mantém motivado a continuar. Busque oferecer pequenas recompensas por esse esforço, de modo que ele se acostume cada vez mais a estudar.

Uma boa dica é comprar uma roupa em uma boutique infantil de sua preferência.

Mostrar disposição

Sempre mostre disposição para ajudar os outros, pois alguns obstáculos não podem ser superados sozinho. Os alunos podem desenvolver um sentimento de incompetência, o que atrapalha o processo motivacional. Portanto, siga cada etapa da pesquisa e tente descobrir onde seu filho é mais difícil. Com isso, ele se sentirá mais seguro e perceberá que tem alguém em quem confiar.

Definição de metas

Traçar metas e buscar mostrar que esses objetivos são alcançáveis, através de determinação e comprometimento também é uma excelente dica para motivar os filhos a estudar. 

Isso porque, quando eles percebem que são capazes de atingir seus objetivos com trabalho duro e compromisso, aprendem que tudo está ao seu alcance, dependendo apenas deles para serem realizados. Dessa forma, os filhos crescem sabendo do que são capazes e que nada pode parar uma pessoa determinada.

Demonstre preocupação e suporte emocional

Muitas pessoas acreditam que estudar é algo bastante simples e que não demanda nada além de concentração por parte do aluno. 

No entanto, como sabemos, o processo de aprendizagem através do estudo é algo complexo e que demanda um comprometimento e doação gigantescos por parte do aluno, onde muitas vezes ele terá que lidar com frustrações e desânimo por causa dos estudos, tendo que conciliar tudo isso com sua vida pessoal. 

Todos esses fatores podem contribuir para um grande abalo psicológico, de modo a inundar sua cabeça com pensamentos ruins e questionamentos sobre si mesmo.

Portanto, é ideal que nesse momento, os filhos tenham total apoio e suporte emocional dos pais, participando diretamente no seu aprendizado e o aconselhando quando precisarem. Assim, a tarefa de estudar não se tornará um fardo tão pesado de se carregar.

Crie uma rotina

Para ajudar na hora de motivar os filhos a estudar, é interessante a criação de uma rotina dinâmica, mas com horários bem definidos, de modo que o seu filho possa conciliar o lazer com os estudos. É ideal definir os horários de maneira adequada, de modo que ele tenha ciência do que fazer em cada momento do seu dia, tirando os horários de lazer e descanso.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima