sábado, dezembro 14

Motivar os filhos a estudar nem sempre é uma tarefa fácil para os pais, visto que a maioria prefere outras distrações, como o celular ou video games.

 Essa tarefa se torna ainda mais complicada na era da informação em que vivemos, onde as pessoas preferem os prazeres momentâneos ao invés daqueles a longo prazo, trazidos pelo estudo, por exemplo. Ler um livro ou estudar é um hábito que deve estar presente durante toda a nossa vida.

Se você é pai ou mãe e está com dificuldades na hora de motivar os filhos a estudar, sugerimos que continue conosco na leitura deste artigo para ficar por dentro de todas as nossas dicas que separamos para ajudá-lo na difícil tarefa de motivar os filhos a estudar, portanto, criamos este artigo especialmente para vocês, com o objetivo de sanar todas as possíveis dúvidas que venham a surgir a respeito dessa prática.

Sobre a importância da motivação dos filhos nos estudos

Estabelecer uma porta para o diálogo com os filhos é uma oportunidade para os pais aprenderem sobre aspectos da personalidade que podem causar dificuldades para os alunos. No entanto, essa também pode ser uma ótima oportunidade para animá-lo nos estudos e fazer com que eles desenvolvam prazer na leitura de livros e no aprendizado, abrindo portas para um futuro brilhante.

Vale destacar que a palavra “motivação” deriva do latim “motivus”, que significa “empurrar, empurrar coisas”, ou seja, o aluno quer muito aprender, precisa de um motivo, de um objetivo. 

Portanto, o estímulo à aprendizagem depende do esforço de autoconhecimento, e o diálogo entre pais e filhos pode se desenvolver nesse sentido, de modo que eles entendam que os seus pais estão prontos para ajudá-lo.

Para promover a integração das práticas pedagógicas no quotidiano das crianças e dos jovens e ajudá-los a aumentar o seu interesse pela aprendizagem de comportamentos, a cooperação escola-família é essencial. 

Portanto, as instituições de ensino devem partir de duas premissas: cada aluno possui diferentes habilidades de compreensão e todos eles necessitam de apoio e ajuda constante no que diz respeito ao aprendizado, fazendo com que se torne mais fácil para eles alcançarem seus objetivos.

Entretanto, como já mencionamos anteriormente, motivar os filhos a estudar nem sempre é uma tarefa fácil, isso porque existem milhares de distrações capazes de prender a sua atenção e fazer com que ele perca o interesse em estudar. Além disso, motivar os filhos a estudar é um compromisso que deve ser visto como algo a longo prazo, necessitando de um acompanhamento e motivação contínua por parte dos pais.

Saiba como motivar os filhos a estudar

Como mencionado anteriormente, a motivação é crítica para o desempenho educacional. O uso de ferramentas como um cronômetro pode ajudar os alunos a gerenciar melhor o tempo de estudo e a manter o foco. Portanto, deve-se incentivar os alunos a fazer o melhor para aprender todas as áreas de conhecimento, não apenas as áreas com as quais se identificam.

O apoio emocional da família é muito importante para a construção da autoconfiança e, consequentemente, para o alcance de bons resultados na aprendizagem.

Com a participação dos pais, os alunos terão mais oportunidades de se destacar na vida escolar e superar o desânimo e quaisquer outros fatores que possam atrapalhar o desenvolvimento. 

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar os pais a motivar os filhos a estudar, de modo a participar ativamente nesse processo de aprendizado.

Reconheça seu esforço

Reconhecer o esforço do filho é algo que o mantém motivado a continuar. Busque oferecer pequenas recompensas por esse esforço, de modo que ele se acostume cada vez mais a estudar.

Uma boa dica é comprar uma roupa em uma boutique infantil de sua preferência.

Mostrar disposição

Deve-se sempre mostrar disposição para ajudar os outros. Pois alguns obstáculos não podem ser superados sozinho. Os alunos podem desenvolver um sentimento de incompetência, o que atrapalha o processo motivacional. Portanto, siga cada etapa da pesquisa e tente descobrir onde seu filho é mais difícil. Com isso, ele se sentirá mais seguro e perceberá que tem alguém em quem confiar.

Definição de metas

Traçar metas e buscar mostrar que esses objetivos são alcançáveis. Através de determinação e comprometimento também é uma excelente dica para motivar os filhos a estudar

Isso porque, quando eles percebem que são capazes de atingir seus objetivos com trabalho duro e compromisso. Assim, aprendem que tudo está ao seu alcance, dependendo apenas deles para serem realizados. Dessa forma, os filhos crescem sabendo do que são capazes e que nada pode parar uma pessoa determinada.

Demonstre preocupação e suporte emocional

Muitas pessoas acreditam que estudar é algo bastante simples e que não demanda nada além de concentração por parte do aluno. 

No entanto, como sabemos, o processo de aprendizagem através do estudo é algo complexo e que demanda um comprometimento. Sendo assim, doação gigantescos por parte do aluno. Onde muitas vezes ele terá que lidar com frustrações e desânimo por causa dos estudos, tendo que conciliar tudo isso com sua vida pessoal. 

Todos esses fatores podem contribuir para um grande abalo psicológico, de modo a inundar sua cabeça com pensamentos ruins e questionamentos sobre si mesmo.

Portanto, é ideal que nesse momento, os filhos tenham total apoio e suporte emocional dos pais. Participando diretamente no seu aprendizado e o aconselhando quando precisarem. Assim, a tarefa de estudar não se tornará um fardo tão pesado de se carregar.

Crie uma rotina

Para ajudar na hora de motivar os filhos a estudar, é interessante a criação de uma rotina dinâmica, mas com horários bem definidos. De modo que o seu filho possa conciliar o lazer com os estudos. Deve-se definir os horários de maneira adequada. De modo que ele tenha ciência do que fazer em cada momento do seu dia, tirando os horários de lazer e descanso.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.