O modelo tradicional de ensino, como a gente conhece, foca bastante na participação dos adultos no aprendizado das crianças. Esse estilo geralmente traz elementos de obediência e hierarquia nas relações, seja entre professores e alunos ou entre pais e filhos. Já o método Montessori se destaca por promover mais liberdade para que a criança explore suas habilidades e se conecte com o mundo ao seu redor.
O objetivo principal do método Montessori é preparar a criança para a vida. A ideia é formar pessoas autônomas, independentes e completas. Gisele Saint Clair, especialista na área, acredita que esse método ajuda as crianças a se tornarem adultos mais produtivos e sociáveis, pois elas crescem mais confiantes ao longo do processo.
As Escolas
Esse método leva o nome da sua criadora, Maria Montessori. Ela escreveu um livro que originalmente se chamava “Pedagogia Científica”, mas depois foi alterado para “A Descoberta da Criança”. Sua pesquisa surgiu após observar crianças em ambientes onde podiam realizar atividades espontaneamente.
Diferentemente do ensino tradicional, onde os alunos ficam sentados ouvindo os professores, no método Montessori, a criança está no centro do aprendizado. Gisele explica que, nas escolas que usam essa abordagem, adaptação do ambiente é essencial. As salas, chamadas de “casas das crianças”, são projetadas para o tamanho delas, e os materiais pedagógicos são diferentes dos usados nas escolas convencionais.
Adicionalmente, não se utilizam o termo “professores”. Os adultos presentes são chamados de “guias”. Eles seguem os interesses e as necessidades dos alunos, permitindo liberdade para que cada um escolha suas atividades. As crianças são agrupadas por faixa etária, como 0 a 3 anos, 3 a 6, 6 a 12 e 12 a 18 anos, conforme Gisele.
As aulas não se limitam a matérias tradicionais, mas incluem também práticas do dia a dia. Materiais como utensílios de cozinha e itens de autocuidado são parte do cotidiano desses alunos. Isso os ajuda a aprender sobre cuidado consigo mesmos e com o ambiente.
Método Montessori em Casa
O método Montessori, que nasceu nas escolas, acabou se espalhando para a vida familiar. Muitas pessoas perceberam que podiam aplicar seus conceitos em casa. Gisele menciona que alguns princípios, como disciplina positiva e liberdade de movimento, são perfeitamente adaptáveis para o lar.
Um estudo recente mostrou que envolver as crianças em tarefas domésticas desde cedo contribui para que elas se tornem mais autônomas e melhorem o seu desenvolvimento cognitivo. Pesquisadores analisaram famílias com 207 crianças entre 5 e 13 anos e notaram que aquelas que participavam dos afazeres tinham uma memória de trabalho melhor e pensavam mais antes de agir.
Atividades Domésticas
Gisele também destaca que há uma diferença entre como os adultos e as crianças encaram as tarefas domésticas. Os pais muitas vezes têm um objetivo imediato, como deixar a louça limpinha. Já as crianças estão mais focadas em como fazer as coisas. Elas se divertem com simples gestos, como espremer uma esponja ou manusear um prato.
Essas atividades, embora simples, são uma ótima forma de aprendizado. Elas ajudam as crianças a se concentrar, e a repetição dessas ações contribui para o desenvolvimento psicomotor e dos sentidos. Essa concentração é super importante para que elas se tornem mais autônomas.
E os Limites no Método Montessori?
É importante ressaltar que o método Montessori não defende uma educação sem regras. A proposta é dar espaço para que as crianças possam errar e aprender com isso, mas com o suporte dos adultos. A presença dos pais e guias é fundamental para criar um ambiente seguro e estimulante.
Gisele defende que uma base emocional forte e a presença de limites formam crianças motivadas e preparadas para o mundo real. Ela acredita que as crianças têm um “guia interior” que as leva a buscar o que precisam para se desenvolver, desde que tenham um ambiente adequado para explorar.
Reforçando, os limites são importantes, mas também é essencial nutrir as características únicas de cada criança. Maria Montessori observou que crianças são naturalmente curiosas e têm um amor por aprender. Essa curiosidade é um motor para o aprendizado, contanto que elas tenham um espaço em que se sintam seguras para explorar.
A conexão com o mundo e a liberdade de escolha são partes essenciais do desenvolvimento infantil. Assim, o método Montessori oferece uma abordagem mais ampla e flexível, permitindo que cada criança viva suas experiências de forma única e individualizada.
Ao adotarmos algumas práticas montessorianas em casa, podemos promover um espaço de aprendizado rico, respeitando sempre o ritmo e os interesses de cada criança. Essa forma de educar ajuda a construir uma base sólida para o futuro, onde as crianças se tornam indivíduos mais confiantes e autônomos.
Por meio dessas práticas, garantimos que o aprendizado não se limita ao espaço escolar, mas se estende para o dia a dia. Assim, as crianças não apenas aprendem conteúdos, mas também como se portar no mundo e como cuidar de si mesmas e dos outros. Essa abordagem é uma ótima oportunidade para que todos aprendam juntos, criando laços mais fortes e um ambiente mais harmonioso em família.
Dessa forma, o método Montessori, com suas práticas e princípios, é uma ferramenta valiosa tanto na escola quanto em casa, ajudando a formar indivíduos mais completos e prontos para os desafios da vida.