ozonioterapia-no-tratamento-de-acne-entenda-como-funciona-e-os-beneficios

Ozonioterapia no tratamento de acne: entenda como funciona e os benefícios

A ozonioterapia é um método bastante utilizado na área médica como uma opção de tratamento para diversas patologias, em especial, na cicatrização de feridas. Com tantos benefícios, esse método vem se tornando cada vez mais comum na área estética!

É por isso que já existem diversos tratamentos estéticos com a ozonioterapia – inclusive para emagrecer, recuperar fios danificados e combater a queda capilar.

Para a pele, a ozonioterapia tem vantagens incomparáveis, ainda mais quando falamos de acne. 

Segundo alguns dados do Ministério da Saúde, em 2019, 80% dos jovens entre 15 e 25 anos sofriam com acne. Entre os adultos, as espinhas eram queixa de 30% das pessoas, e a acne adulta é muito mais complicada de ser tratada. 

O problema é que os cravos e espinhas mexem com a autoestima das pessoas e dificilmente, podem ser 100% escondidas.

Os tratamentos para este tipo de problema costumam ser longos, dado que é necessário minimizar inflamações e depois ter cuidados com a cicatrização para evitar manchas. Até encontramos alguns métodos famosos no mercado, como por exemplo os remédios milagrosos e máscaras com promessa de resultado instantâneo.

Alguns são realmente eficientes, mas proporcionam diversos efeitos colaterais. O ideal é sempre consultar um dermatologista de confiança antes de começar a reproduzir qualquer procedimento.

A ozonioterapia é uma opção para quem deseja um método menos agressivo e invasivo, mas também muito eficiente. 

Por ser 100% natural, não proporciona efeitos colaterais (como aumento de peso,  ressecamento na pele e cabelo, ou alterações de humor).

Você já conhecia essa técnica? Se não, acompanhe este conteúdo. Explicaremos tudo que precisa saber sobre o tratamento de acne com ozonioterapia. Se sim, confira também para ter mais informações sobre o assunto. Vamos lá!

Toda acne é igual?

Antes de saber como tratá-la, é importante entender o que é acne e quais são as suas causas. 

Acne se dá por espinhas com pus, cravos e caroços avermelhados/sensíveis (chamados popularmente de espinhas internas). 

É considerada como uma condição de pele que ocorre quando os folículos da pele são obstruídos por oleosidade e células mortas. Também sofre influência das condições hormonais de cada indivíduo.

Acabam aparecendo em diversos lugares do corpo – como no pescoço, peitoral, ombros, costas e no rosto das pessoas.

Além dessas diferenças, as acnes podem ser categorizadas como leves, graves ou severas. 

O que causa a acne?

Como vimos anteriormente, a acne é mais comum em jovens, mas também pode afetar a pele de adultos. Isso acontece porque as causas da aparição das espinhas e cravos são diversas e não apenas ocasionadas pela mudança hormonal comum na adolescência. 

A acne pode ser causada por diversos motivos, como: alterações hormonais, questões emocionais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, hábitos ruins (má alimentação), uso de medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com texturas oleosas, uso esteróides anabolizantes, entre outras questões.

Como a ozonioterapia atua no tratamento de acne

Ozonioterapia é um método inovador que utiliza o gás ozônio para fins medicinais e estéticos. Esse componente é composto por 3 átomos de oxigênio e tem diversas propriedades benéficas para o corpo.

O ozônio é um componente natural com poder antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Para a pele do rosto, os benefícios desse componente são incomparáveis. Confira:

  • O ozônio penetra profundamente na epiderme, limpa os poros das placas sebáceas, hidrata e revigora a saúde da pele. No tratamento de acne, esse componente é responsável por evitar a proliferação de microrganismos patogênicos que causam inflamações;
  • Além de auxiliar no tratamento de psoríase, áreas infectadas na pele e também na cicatrização das feridas causadas pela acne. A recomendação é sempre conversar com algum profissional para entender a causa da acne e os principais tratamentos;
  • Quando falamos que a ozonioterapia tem alto poder oxidante queremos dizer que esse tratamento consegue evitar que as manchas apareçam após a cicatrização das espinhas e cravos.

Como fazer ozonioterapia?

A ozonioterapia é um método 100% natural e sem efeitos colaterais. É uma forma de tratamento não invasiva, dado que pode ser feito por uso tópico. Geralmente, nesses casos, o ozônio é aplicado por bolsas plásticas, óleos ozonizados ou até mesmo água ozonizada. 

Existem também as aplicações locais, que são feitas por injeções ou com aplicações do gás puro na região da face do paciente. Vale lembrar e ressaltar que esses tratamentos são seguros, rápidos e não causam nenhum tipo de dor. 

A ozonioterapia é segura? 

Sim! Principalmente por ser um método natural e não causar efeitos colaterais – como alguns outros tratamentos favorecem.

Também não tem contra indicações, então, a grande maioria das pessoas podem adotar esse tratamento. Claro, sempre com recomendação médica e instruções de profissionais. 

Procure por especialistas nesse assunto!

Sabemos que a acne pode impactar muito a autoestima e qualidade de vida das pessoas. Por isso, existem empresas que oferecem diversas soluções para a aplicação de ozônio medicinal com esses fins estéticos. 

O intuito de oferecer esse tipo de alternativa é cumprir com a missão de promover uma vida mais saudável e sustentável por meio de tecnologias de ponta em geradores de ozônio, que contribuem na conservação da saúde e bem estar.

Não tenha medo! Embora a técnica ainda seja popular no país, a ozonioterapia é utilizada por diversos países ao redor do mundo há anos. É confiável, seguro e natural!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima