software-de-gestao-de-acesso-e-seguranca-para-empresas

Como funciona o software de gestão de acesso e segurança para empresas

Os sistemas de gestão de acesso em empresas se tornam cada vez mais importantes. Isso porque, com o avanço da tecnologia e novas formas de trabalhar, a necessidade do mercado em relação à segurança interna aumentou muito.

Mais do que controlar quem entra e quem sai do local, é necessário identificar quem acessa as informações da organização, horário de entrada e saída dos funcionários que também  podem estar de home office, alarmes, controle de imagens e muito mais. 

Atualmente, as organizações estão expostas a uma série de riscos novos e a proteção de dados se torna ainda mais importante a cada dia que passa. A solução sistema de gestão de acesso e segurança se dá por hardwares e softwares que facilitam o monitoramento dos acessos físicos ou de dados da empresa. 

Esses sistemas em conjunto com a ação humana em portarias, rondas e outras atividades, podem aumentar o nível de proteção e controle de trabalho dos colaboradores de forma otimizada, rápida e precisa. 

Proteger todas essas áreas apenas com o esforço humano é complicado, exige um número maior de colaboradores, treinamentos, tempo útil e extrema atenção. Ainda assim, é possível que falhas humanas aconteçam – colocando a empresa em risco.

Por isso os softwares de gestão de acesso e segurança são a solução ideal para empresas que precisam otimizar processos e garantir a segurança de seus dados, patrimônio, colaboradores e equipamentos.

É a tecnologia e o esforço humano andando juntos para a proteção das empresas. Entenda como esse software funciona e por que é importante tê-lo. Acompanhe! 

Como sistemas podem auxiliar na segurança de empresas?

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está revolucionando diversas atividades. Ainda mais em serviços essenciais que exigem precisão e atenção, como a área de segurança. 

Quando o assunto é proteção de empresas, existem centenas de soluções diferentes utilizadas para controlar os acessos, monitoramento e impedir que algumas ocorrências aconteçam e coloquem a organização em risco.

Existem soluções mais indicadas para empresas de segurança em condomínios, outras destinadas para o controle de estoque, algumas para o ambiente corporativo, proteção de dados ou acessos físicos e muito mais.

Existem diversas ramificações de sistemas de segurança (controle de ponto, monitoramento de acesso a algum dado, portarias, entre outros) para empresas de pequeno, médio e grande porte.  

Cada uma delas tem custos, aplicações e níveis de segurança diferentes. Alguns softwares de gestão de acesso são mais completos e podem abranger diversas áreas em um único painel de controle.

Qual o mais indicado? Depende! O ideal é escolher a solução mais adequada para a necessidade da empresa, levando em consideração alguns aspectos práticos, como a quantidade de pessoas que devem ser gerenciadas, quais os principais pontos de acesso, o que deve ser monitorados, quais equipamentos de identificação a empresa usa ou deseja começar a utilizar, entre outros fatores. 

A escolha deve ser feita de acordo com as necessidades do local. O ideal é que o sistema permita o gerenciamento de diferentes níveis de segurança nos ambientes e em uma única interface.

Assim, a equipe – que será reduzida – consegue agilizar e simplificar o controle de acesso físico e de dados por outros dispositivos. 

O que procurar em um bom software de acesso?

Como podemos imaginar, são inúmeros os benefícios de controlar todo e qualquer acesso interno para as empresas. Com a tecnologia, é muito mais fácil atingir essa proteção, tornando esse controle muito mais intuitivo, autônomo e sem risco de falhas. 

Como dissemos, existem diversos tipos de  sistemas de segurança. Muitas organizações já usam o software que faz o  acompanhamento do fluxo de pessoas. Ele fazem registros de entrada e saída, verificam quem entrou e saiu da empresa, o horário, o tempo de permanência, a frequência de visita, entre outros dados que podem servir de monitoramento e registro.

Também é um sistema bastante usado para fazer cadastro de visitantes e prestadores de serviços. Mas, hoje em dia, apenas esse tipo de proteção não basta. É mais do que essencial proteger os dados da organização. 

Desta forma, alguns dos softwares mais complexos unem esse monitoramento do fluxo de pessoas com o controle de acesso virtual. O sistema monitora quem está acessando determinada informação, os dispositivos que fizeram alguma alteração em um documento, por exemplo, e todo e qualquer tipo de movimentação na área de dados da organização.

Softwares completos também fazem a gestão de veículos, como o agendamento de uso, administração de portarias, controle de acessos, supervisão de segurança e muito mais. Tudo para a empresa estar protegida – em todos os aspectos.

Onde conseguir sistemas como esses?

Existem diversas empresas que comercializam e instalam softwares de gestão empresarial, como o ERP, o sistema de gestão pessoal e o de controle de acessos. O sistema de gestão de acesso e segurança para organizações é uma solução que pode ser encontrada nas melhores empresas de tecnologia.

Pesquise referências, entre em contato com alguma dessas empresas e indique suas necessidades para encontrar o software ideal para as necessidades da sua organização.

Faça um orçamento, solicite a instalação do sistema – que deve ser feita por profissionais extremamente qualificados – e proteja seu negócio com eficácia e otimização.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rolar para cima