06.12.13 • Em Carreira, Trabalho

Algum dia já passou pela sua cabeça uma ideia diferente de tudo o que já viu ou algo que gostaria de colocar em prática e que sabe que te faria muito feliz, mas deixou de lado porque não tinha certeza se daria certo, não sabia por onde começar ou porque te daria muito trabalho? Se sua resposta for sim, tenho uma notícia ruim e uma boa. A ruim: não existe outro jeito, quem quer conquistar seu espaço, ter sucesso e fazer algo de bom e gratificante precisa levantar da cadeira, colocar a mão na massa e trabalhar muito, além de precisar ser forte para não se deixar abater e desistir no primeiro obstáculo. A boa: ainda dá tempo de você retomar esse projeto e ele tem tudo para dar certo, contanto que você queira o suficiente para se dedicar e esperar o tempo necessário para ele se tornar realidade.

Se você ainda não tem uma ideia ou projeto em mente, mas gostaria de ter, pergunte-se: o que eu faria todos os dias se não precisasse ganhar dinheiro, mas tivesse que escolher uma atividade para ser minha rotina? Acredite: há muitas pessoas realizadas por aí fazendo exatamente o que responderam quando fizeram essa pergunta a si mesmos!

Talvez o seu projeto seja escrever um livro, criar um site, abrir uma loja de produtos exclusivos, pintar um quadro, criar uma nova rede social, ensinar algo a alguém, montar uma ONG, fazer artesanato, se tornar um artista ou começar um novo negócio. Ou talvez não seja nenhum desses e você tenha uma ideia mais incrível ainda! O mais importante você já tem, é a ideia. E agora, terá também os passos que precisa seguir para torná-la realidade.

passos para transformar projetos e ideias em realidade

1) Tenha um propósito – Descubra a sua resposta para a pergunta: “por que você quer fazer isso?”. É porque quer ajudar os outros e fazer o bem? Ou porque você tem uma habilidade e faz questão de utilizá-la? É porque você ama os animais, as crianças, os idosos? Porque quer viver de arte? Ou porque isso pode te proporcionar qualidade de vida? Quando você tem um propósito, nunca se esquece do quanto vale a pena batalhar pelo seu objetivo.

2) Comece! – Pare de esperar por um sinal ou pelo momento ideal. A melhor hora é agora. Daqui a um ano, se ainda não tiver feito nada, você vai desejar ter começado hoje. Portanto, faça alguma coisa, por menor que seja, mas liberte a ideia da sua cabeça e comece a trazê-la para a realidade. Você pode começar comprando o material necessário, fazendo um planejamento, colocando anotações de ideias no papel, desenhando esboços, procurando ajuda ou qualquer outra atitude que seja um primeiro passo.

passos para transformar projetos e ideias em realidade

3) Não existe ideia ruim – No início, quando as coisas ainda estiverem se desenvolvendo lentamente, pode ser que você pense que sua ideia não é boa o suficiente para dar certo. Tire isso da cabeça! Todas as ideias são válidas e podem dar certo, contanto que você acredite e batalhe por elas. Quantas vezes já não vimos as pessoas torcerem o nariz para algum produto, empresa, obra ou conceito e depois elas fazerem o maior sucesso?

4) Mostre! – O medo e a timidez podem ser um empecilho, por isso a sua coragem precisa ser maior do que eles para conseguir mostrar sua ideia para o mundo e deixar as pessoas verem o que você faz. Em algum momento você terá que fazer isso, senão seu projeto nunca se tornará realidade. Então pare de se esconder e exponha-se o quanto antes. Deixe que digam, que pensem, que falem, que vejam e que opinem. É mais difícil na primeira vez, depois você se acostuma e isso deixa de ser uma preocupação.

5) Faça testes – Quando se começa algo novo, a única maneira de descobrir o que dá certo e o que não dá é arriscando-se a testar maneiras diferentes de fazer uma mesma coisa. Esteja preparado para surpreender-se quando algo que deu um enorme trabalho e que você achava que tinha tudo para ser um sucesso não chamar a atenção de ninguém e algo mais simples consiga um resultado acima do esperado. Faz parte do aprendizado.

6) Os 3 PsPaciência para compreender e aceitar que as coisas levam tempo para começarem a dar certo; persistência para insistir no seu projeto, por mais que demore e que às vezes o resultado não seja o que você espera; e paixão, porque é o que te motiva e te dá entusiasmo para buscar o seu objetivo com ânimo e força de vontade.

7) Aceite as críticas – Porque você pode ter certeza: em algum momento elas virão. Existem dois tipos de críticas: as produtivas, com as quais você deve aprender, e as desnecessárias, que alguém faz com a única intenção de te atacar sem acrescentar nada. A primeira é fundamental para que você aprenda e melhore aquilo que faz. Já a segunda é somente um sinal de você está começando a fazer sucesso e incomodando alguém por isso. Se conseguir enxergar as críticas desta forma, elas não te incomodarão e você saberá aceitá-las e utilizá-las para o seu bem.

paciencia e persistencia

8) Encontre quem goste do que você faz – Se o seu sonho é ter uma banda de rock, você não vai se apresentar em baladas sertanejas, certo? Esse é só um exemplo para mostrar que, para encontrar quem colabore com o seu sucesso, você precisa procurar nos lugares certos. Aos poucos começará a surgir quem goste do seu trabalho e essas pessoas te incentivarão a continuar. Você não pode ficar esperando receber elogios por cada passo que dá para ser incentivado, mas quando alguém te elogiar, sinta-se orgulhoso e use isso como um estímulo à sua motivação.

9) Nunca se preocupe com o tamanho da plateia – No começo, quando ainda houver poucas pessoas apreciando seu trabalho, não desanime por esse motivo. Faça o seu melhor, mesmo que quase ninguém veja, porque assim, atrair mais pessoas será uma consequência.

10) Melhore sempre – A prática é a única maneira garantida de melhorar a qualidade do que você produz. Quanto mais você fizer, maior a sua evolução. Por mais importante que seja orgulhar-se do que faz, nunca pense que atingiu a perfeição, porque sempre é possível fazer melhor. Exija sempre mais de você, não se acomode, procure fazer coisas novas, ouse e invista em novas ideias.

11) Saia do computador – Mesmo que o seu projeto seja feito no computador, às vezes o que pode te causar bloqueio criativo é justamente ficar olhando para a tela e não enxergar nela uma saída. Existe muito mais inspiração fora do computador do que dentro dele. Portanto, procure, sempre que puder, olhar para fora e buscar inspiração no mundo real.

saia do computador

12) Não pare no tempo – Mesmo se o seu trabalho não envolver tecnologia, é importante estar informado sobre o que há de novo no mundo, não só para atrair as pessoas falando de assuntos atuais, mas também para ampliar a sua visão e não limitar a sua criatividade somente ao que você já sabe.

13) Mantenha-se antenado – Não se trata só de ler sobre as últimas notícias, mas também de reparar no que acontece ao seu redor, prestar atenção às conversas, observar os comportamentos, as reações e as mudanças que acontecem nas pessoas e nos ambientes à sua volta. Observe tudo sempre, porque onde menos espera você pode encontrar inspiração.

14) Acredite! – A primeira pessoa que precisa acreditar na sua ideia é você, só assim será capaz de transmiti-la de forma que outras pessoas também acreditem. Confie na sua capacidade, na sua força e no seu potencial. Os pensamentos positivos te impulsionarão em direção à sua meta.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





1 Comentou para “14 passos para transformar ideias e projetos em realidade”


G
1. joao
05/05/2015 às 18:51

Eu gostei muito, desse pensamento de motivação…

Parabéns!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: