08.01.14 • Em Atividades

Assim como acontece quando fazemos bem aos outros, cuidar, se importar e fazer bem ao mundo nos traz como retorno muitos benefícios. Além da importância de zelar pelo lugar onde vivemos e viveremos no futuro, tomar algumas atitudes a favor do meio ambiente pode nos fazer economizar dinheiro, melhorar os locais que frequentamos (nossa casa, o trabalho, a rua, as praias…), beneficiar a nossa saúde e tornar a vida mais prática.

Existem milhões de pessoas no mundo, mas a Terra é só uma. Não temos outra opção para fugir dela e mesmo assim ainda há muita gente que não se importa com isso. Graças a esse pensamento, estamos vendo inúmeras catástrofes naturais acontecerem, inclusive bem próximas de nós. Apesar de muita coisa já ser irreversível, podemos ainda evitar que as coisas piorem construindo coisas boas e preservando o que já existe. Algumas atitudes trarão resultado imediato, outras impactarão no futuro de nossos filhos, netos e bisnetos. Você está disposto a adotar uma ou mais atitudes para melhorar o mundo? Aí vão algumas ideias:

1) Usar produtos de beleza feitos em casa – aveia com leite integral é um excelente esfoliante, espinafre com alecrim é ótimo pra cabelos oleosos e misturar mel com clara de ovo resulta em uma máscara facial super hidratante. Procurando na internet, você encontra receitas de tudo o que imaginar.

2) Plantar uma árvore por ano –  não existem aquelas coisas que você precisa fazer todo ano? Ir no dentista, fazer exames, ir para outra cidade visitar alguém, declarar o imposto de renda e doar sangue são alguns exemplos. Que tal incluir nessa lista plantar a semente de uma árvore em algum lugar?

plante uma arvore por ano

3) Não desperdiçar comida – compre menos no supermercado para não deixar que elas vençam e cozinhe menos para que não estrague e você precise jogar fora.

4) Desligar a torneira ao escovar os dentes e se barbear – não custa e não vai atrapalhar em nada o que você está fazendo. Quem desperdiça água dessa maneira o faz por pura falta de consciência.

5) Separar o lixo reciclável – super simples, é só ter uma lixeira a mais em casa destinada a isso. Dificuldade zero e trabalho nenhum.

6) Usar papel sulfite reciclado – ou, melhor ainda, recicle papel em casa!

7) Usar menos o carro – essa ainda é um pouco difícil nas cidades caóticas em que o transporte público é terrível e falta segurança para usar meios de transporte alternativos, mas se você usa o carro todos os dias, pode tentar trocar por outra alternativa em pelo menos um deles durante a semana.

8) Apagar as luzes que os outros deixaram acesas – sim, é chato ser o único que se importa e ver os outros não ligarem para o que você sabe que é importante. Mas, nesse caso, vale muito mais fazer bem ao mundo do que ser orgulhoso.

9) Cultivar uma horta em casa – dá pra ter à mão os temperos que você usa no dia a dia e verduras e legumes livres de agrotóxicos. Além disso, é uma atividade super relaxante e os vasinhos deixam a sua casa mais bonita.

vida sustentavel - plante temperos em casa

10) Recusar sacolinhas plasticas sempre que puder – toda vez que comprar algo, veja se não pode guardar dentro da bolsa ou segurar na mão. Em caso positivo, recuse a sacolinha.

11) Usar o recurso de desligamento automático da TV – deixá-la ligada enquanto você dorme é um enorme desperdício de energia.

12) Dar carona – imagina como o trânsito melhoraria se todo mundo fizesse isso?

13) Usar pilhas recarregáveis – para poupar o seu dinheiro e diminuir a produção de lixo.

14) Nunca, jamais, em hipótese alguma jogar lixo na rua – em um mundo bom, essa dica seria dispensável porque ninguém faria isso, mas eu ainda vejo muita gente jogar lixo no chão, então ela ainda é, infelizmente, necessária. Ande com uma sacolinha no carro, segure nas mãos, guarde nos bolsos, faça o que quiser com seu lixo, mas não jogue-o no espaço público.

15) Usar produtos de higiene e cosméticos até o fim antes de comprar outro – você não precisa de dez hidratantes corporais, 15 cores de bases faciais e cinco protetores solares diferentes. Compre um de cada vez e use até o fim antes de comprar outro. Ter uma coleção destes produtos é um grande desperdício, porque é muito provável que eles vençam antes que você use e vão direto para o lixo.

16) Aproveitar a luz solar – Enquanto for possível iluminar a casa com a luz de fora, não há motivos para apertar o botão do interruptor.

aproveitar a luz solar em casa

17) Tirar da tomada os eletrodomésticos que não estão em uso – faça uma vistoria na casa toda e com certeza você achará várias coisas desnecessariamente ligadas.

18) Aproveitar os papéis o máximo que puder – não jogue fora folhas de caderno, bloquinhos ou papéis de rascunho que foram pouco usados. Use todo o espaço que puder antes de descartar.

19) Evitar o ar condicionado – Além de fazer mal pra saúde, quase sempre ele pode ser substituído por um bom ventilador ou por abrir as janelas.

20) Usar sacolas retornáveis e ecobags – mais uma maneira de diminuir o consumo das sacolinhas plásticas, além de ser muito mais prático.

21) Desligar o monitor do computador quando não estiver usando – é só lembrar de apertar o botãozinho cada vez que levantar da cadeira para sair dali.

22) Evitar materiais descartáveis – deixe uma caneca no trabalho para beber água e tomar café e evite ao máximo usar bandejas, pratos, talheres e tudo que for descartável.

23) Atenção ao símbolo de alimento transgênico – é esse triângulo amarelo com um “T” no meio. Os alimentos geneticamente modificados fazem mal ao meio ambiente e à nossa saúde. São muito encontrados nas massas de bolo prontas, salgadinhos e outros alimentos de milho (fubá, milharina, óleo, polenta etc).

simbolo alimentos transgenicos

24) Usar produtos que contenham embalagem refil – várias empresas de cosméticos e produtos de limpeza possuem opções de refil que são, inclusive, mais baratas.

25) Fazer xixi no banho – antes de falar mal da ideia, saiba que existe até uma campanha a favor dela, que explica porque essa atitude faz diferença no mundo.

26) Pensar mil vezes antes de comprar algo – pare de comprar coisas que não precisa por impulso, mesmo que estejam em uma “super promoção”. Quando vir uma “oportunidade” destas, respire fundo, dê uma volta e reflita se realmente precisa daquilo ou se será mais um objeto acumulado e sem uso na sua casa (e que depois provavelmente irá para o lixo).

27) Diminuir seu tempo de banho – Deixe para se distrair pensando na vida em outro momento. Durante o banho, preste atenção ao que você está fazendo e faça mais rápido!

28) Não jogar fora nada do que pode servir para alguém – roupas, sapatos, livros, brinquedos, eletrônicos, organizadores, móveis… analise bem se eles não podem ser consertados ou reformados por alguém que fará bom uso deles, ao invés de jogar direto no lixo aquilo que você não quer mais.

29) Trabalhar voluntariamente em uma feira de adoção de animais – ou em uma instituição que cuide deles. Eles sempre precisam de pessoas para ajudar na organização, atendimento, limpeza e outros cuidados. Ofereça-se para fazer o que puder.

30) Reaproveitar e transformar todo o material que puder – use a criatividade e treine suas habilidades manuais para reformar caixas de madeira e de papelão, garrafas, latas, vidros e tudo o que conseguir. Inspirações não faltam na internet. Divirta-se fazendo isso e ainda decore sua casa.

reaproveite materiais

31) Instalar descarga inteligente no banheiro – acredite: isso economiza muita água!

32) Ir almoçar a pé – você definitivamente não precisa sair todos os dias de carro no horário de almoço. Encontre restaurantes próximos e aproveite para caminhar.

33) Recolher ou varrer o lixo da rua uma vez por dia – fazendo isso na porta da sua casa você já está ajudando muito.

34) Incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo – dar exemplo ainda é a melhor forma de ensinar algo a alguém. Mostre para sua família, namorado, amigos e filhos que atitudes sustentáveis são benéficas e gratificantes. Mostre como fazer e chame-os para te ajudar. Espalhe estas e outras ideias e comece a mudar o mundo.

Fotos: 12345



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





5 Comentaram para “34 maneiras de incluir sustentabilidade no seu dia a dia”


G
1. Bruna
08/01/2014 às 13:22

Adorei as dicas. Super simples e, se todos fizessem uma ou outra delas já tornaria o mundo melhor. Faço grande parte do que você já listou, mas acho que sempre ha novas maneiras de contribuir para a preservação do meio ambiente e estimular os outros a fazer isso tambem. Seu blog é muito bacana e só “agrega valor”.

Beijo!


G
2. Stephanie
08/01/2014 às 20:09

Bruna, obrigada por estar sempre aqui! Fico sempre muito feliz com seus comentários 🙂

Algumas coisas dessa lista já deveríamos fazer sem ninguém precisar falar, né? Outras são boas ideias pra começar a fazer! Mas a maioria eu também já faço 🙂

Beijos!


G
3. Antonio
13/01/2014 às 11:04

Ótimo post! Ótimas ideias! 😀


G
4. Jade Letícia
07/03/2017 às 19:40

AMEI A POSTAGEM!! Eu vou adicioná-la no meu blog com tds os créditos, óbvio!! Parabéns pelo site!! Muito bom!!


G
5. Stephanie
07/03/2017 às 22:36

Obrigada, Jade!! Fique à vontade para compartilhar 🙂



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: