10.01.14 • Em Autoconhecimento, Livros

Livro Escolha sua Vida

Alguma vez você já tentou imaginar como seria um dia perfeito na sua vida? Já pensou em como gostaria que todos os seus dias fossem e como eles seriam se você pudesse escolher o que acontece em cada minuto deles, da hora que acorda até quando vai dormir?

E já experimentou parar e analisar se o que você imaginou se parece com os seus dias como eles são na realidade? Se a diferença entre o imaginado e o real for muito grande e você não estiver contente com isso, recomendo que leia o livro Escolha sua Vida, da Paula Abreu. Se eu tivesse que escolher um único conselho, entre todos os possíveis, para dar a alguém que precisa mudar de vida para ser feliz, seria: leia este livro.

Ao mesmo tempo em que, atualmente, ocorre uma epidemia de indivíduos descontentes com a própria vida, cresce o movimento daqueles que não se conformam com isso e acreditam que podem e são capazes de mudar e criar a vida que desejam. São pessoas que fazem questão de viver a vida que escolheram, e não a que lhes disseram que era a mais adequada. O livro fala muito sobre isso, principalmente em relação aos conceitos de sucesso que nossa família, amigos, a mídia e a maioria das pessoas dizem que é o certo, mas pode não ser o que te faz feliz. E aí, o que fazer?

Antes de escolher a sua vida, você precisa descobrir o que quer. Para isso, é preciso primeiro livrar-se da imposição destes conceitos comuns e saber que não é errado querer algo diferente do que a maioria quer (ou diz que quer). A partir daí, você está pronto para o próximo passo: conhecer a si mesmo e descobrir qual é o seu propósito de vida.

O seu propósito de vida é ser você.

Que simples, não? Parece, mas não é. Poderia ser, se você se conhecesse muito bem, mas a maioria de nós sabe muito mais sobre os outros do que sobre nós mesmos, e vivemos querendo ser iguais a todo mundo.

Descubra quem voce e

No livro Escolha sua Vida há vários exercícios de autoconhecimento, um mais interessante que o outro. Há exercícios para descobrir quem você é, identificar seus valores e conceitos de sucesso, descobrir suas paixões, medos, objetivos, entender por que você se sabota e rever seu estilo de vida. Eu fiz quase todos, anotei as respostas em um caderno e refleti bastante sobre vários assuntos, mas dois deles foram especialmente interessantes pra mim e me fizeram pensar sobre coisas que não havia explorado tão profundamente dentro de mim até então:

Exercício – Descobrindo seus valores

Valores são coisas importantes para você, tudo aquilo que você quer que exista na sua vida. No livro há alguns exemplos, como: afeto, autenticidade, equilíbrio, mudança, família, disciplina, liberdade, sensualidade, saúde, confiança e vários outros que servem como sugestão. Na minha lista, os escolhidos foram: tempo, conforto, independência, afeto, aprendizado, novidade e saúde. Para ajudar na reflexão, coloquei ao lado de cada termo uma frase explicando em que sentido eu desejo que eles existam na minha vida.

Exercício – Descobrindo seu conceito de sucesso

A proposta é pensar naquilo que VOCÊ considera sucesso, o que exatamente faria você se sentir uma pessoa bem-sucedida na vida. Os meus conceitos são: não desperdiçar tempo (no caminho para o trabalho, com procrastinação ou ócio), mandar naquilo que eu faço, poder usar as minhas ideias, ter tempo para incluir atividades que eu gosto em todos os meus dias, ter dinheiro o suficiente para me permitir sonhar e ter tempo para cuidar de mim com calma. Resumindo: meu conceito de sucesso é ter tempo e poder me expressar.

Conhecendo-se bem, você pode partir para o próximo passo: descobrir suas paixões.

A verdade é que a sua paixão é qualquer coisa que você sempre gostou de fazer, por toda – ou quase toda – a sua vida.

O que você adorava fazer quando era criança e gosta até hoje? Escrever? Dançar? Desenhar? Contar piadas? Andar de patins? Montar coisas? Com certeza há algo dentro de você que existe desde a infância e, mesmo que não faça mais, ainda pode ser a sua verdadeira paixão.

descubra suas paixoes

É claro que você tem várias áreas da vida já construídas, ou em processo de construção, e não é fácil arriscá-las ou sair da zona de conforto para criar uma vida nova. É por isso que, quando sua vida pede uma mudança, surgem os “grandes vilões”, os obstáculos mais comuns que afetam quase todo mundo: medo, procrastinação, falta de dinheiro, falta de tempo e críticas alheias. No livro, são explicadas várias maneiras não-óbvias de lidar com cada um deles.

Escolha sua Vida Paula Abreu

A Paula é do tipo que não faz rodeios para dizer uma coisa, nem enche suas afirmações de “mas”. Sua convicção ao mostrar que as coisas são possíveis SIM é o que causa uma sensação enorme de motivação e confiança em quem lê seu livro. Ela não abre espaço para dúvidas, deixa claro que qualquer um pode escolher a vida que quer viver, e é isso que atiça a nossa vontade de seguir os passos ensinados no livro.

A autora sempre usa exemplos da sua própria vida para passar suas ideias, e as histórias que ela conta não são mirabolantes ou cheias de casos inimagináveis, daquelas em que de um dia para o outro e com quase nenhuma dificuldade a vida foi transformada como mágica, e sim situações que poderiam acontecer com todo mundo, e que não são fáceis. É isso que faz a leitura ser tão agradável. Isso e a empolgação com que a Paula fala sobre a vida, que é contagiante.

Este não é um livro que vai facilitar a sua vida, mas com certeza será uma ferramenta para você encontrar a força que falta para acreditar em si mesmo e na sua capacidade de fazer o que for preciso para criar a vida que deseja ter.

Algumas frases inspiradoras retiradas do livro Escolha sua Vida:

Por que será que você se sente idiota repetindo para si mesmo “Eu vou conseguir fazer isso”, mas não se sente igualmente idiota dizendo “Eu nunca vou conseguir fazer isso”?

A jornada de mil milhas começa com um passo. – Lao Tsé

O preço de qualquer coisa é o tanto de vida que você troca por ela – Henry David Thoreau

Não, você não precisa de uma mesa de desenho. Não precisa do melhor laptop do mercado. Não precisa de tintas importadas. Não precisa alugar um chalé nas montanhas nem uma sala com vista para a floresta para se inspirar.

Fotos: 123



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





12 Comentaram para “Escolha sua vida – Crie suas próprias regras e seja feliz”


G
1. Bruna
10/01/2014 às 11:12

Nossa, esse livro parece mesmo interessantíssimo! Vou anotar aqui na lista de livros que quero ler (que tá imensa, mas só vou me permitir comprar livros novos depois de ter lido os que já estão comigo em casa!)

Gosto muito da ideia da gente se desvincular dessa definição de sucesso que é usada por todo mundo: ter carro/casa/família/dinheiro pra viajar/roupa da moda. Enfim, acho que o sucesso é algo muito particular e tem mais a ver com a nossa satisfação e realização pessoal. Pra mim sucesso é fazer algo que eu gosto, poder viver disso e ME sentir plena e feliz comigo mesma.

Adorei a dica dos exercicios. Fiz um curso dias desses que tinha um exercicio super legal sobre os nossos sentimentos e que nos ajuda muito a nos entender melhor. Vou fazer um post sobre isso no blog!

Mais uma vez, parabéns pelo blog. Gosto muito dos seus textos!

Abraço!


G
2. Stephanie
10/01/2014 às 23:26

Bruna, leia sim, tenho certeza que vai gostar! Ele tem muito mais coisas interessantes além das que comentei no post.

Olha, o principal foco do livro é justamente essa questão do sucesso, há tempos eu já percebo que há algo errado comigo em relação a trabalho, ano passado troquei de emprego três vezes e sinto que ainda não me encontrei. E sabe por que? Porque eu sempre me preocupei mais com o quanto me ofereciam de salário do que com as coisas que importam pra mim (tempo, conforto, novidade) e por isso que essa parte da minha vida ainda não está do jeito que eu quero. Depois que li o livro acendeu uma luz na minha cabeça me mostrando que eu estou me preocupando com aquilo que não está entre as minhas prioridades. E isso tá me ajudando muito a correr atrás de outro caminho!

Faz sim o post sobre os exercícios do curso, eu adoro esse tipo de coisa! To acompanhando seu blog pelo bloglovin pra não perder nenhum post 🙂

Beijos!


G
3. Jordana
11/01/2014 às 13:57

Ôpa! Mais um livro a ser lido em 2014.
Ótimo post! Beijos Stephanie!


G
4. Stephanie
11/01/2014 às 19:52

Jordana, depois que ler me fala o que achou! Acho que você vai gostar 🙂

Beijos!


G
5. Jordana
15/01/2014 às 23:55

Pode deixar! 🙂 :*


G
6. leonardo
20/02/2014 às 12:28

Muito, muito bom! Parabéns!


G
7. leonardo
20/02/2014 às 12:29

Com certeza esse texto vai estar na minha lista de links da semana!


G
8. Stephanie
20/02/2014 às 14:00

Que legal Leonardo! Obrigada!

Vou acompanhar seus posts pra ver! Fico muito feliz em saber que gostou 🙂

Beijos!


G
9. Lanita Andrade
20/02/2014 às 19:46

Jáme sinto inspirada antes mesmo da leitura do livro. Senti também vários puxões de orelhas durante esta leitura!
Parabénsm você escreve bem, e explica deforma fácil!
Está ai no texto, duas paixões minhas, ou seriam três: escrita/leitura e fotografia.
Sucessos. Fique com Deus!


G
10. Stephanie
20/02/2014 às 19:54

Lanita, foi assim mesmo que me senti durante a leitura, como se estivessem brigando comigo por eu ainda estar no caminho que não me faz feliz! Mas o puxão de orelha que ele me deu mudou muita coisa em mim, por isso recomendo muito o livro!

Obrigada pelo elogio 🙂

Beijos!


[…] – Zen Habits  [Artigo]  Não é a ideia. É a execução. – Época Negócios [Artigo] Escolha sua vida – Crie suas próprias regras e seja feliz. – Desassossegada [Arigo] O mito do “marketing digital” no Brasil. – Ideia de Marketing […]




Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: