12.02.14 • Em Carreira, Livros, Trabalho

Start Jon AcuffStart – Dê um soco na cara do medo, fuja da média, trabalhe no que interessa é um livro sobre alcançar o sucesso, independente do que a palavra sucesso signifique para você. Nenhum caminho é igual ao outro, cada um de nós tem seus próprios desejos e talentos e passará por diferentes obstáculos, mas o autor Jon Acuff, redator publicitário que conseguiu realizar o sonho de se tornar escritor e palestrante, mostrou em seu livro vários conceitos e dicas não óbvias sobre as etapas que todo mundo passa quando decide ir atrás de um objetivo. O conteúdo do livro é bastante voltado para carreira, trabalho e sucesso profissional, mas a maior parte das orientações e ideias mostradas podem ser aplicadas em qualquer área da vida.

O livro explica e dá dicas sobre as várias fases que todos os que buscam o sucesso irão percorrer durante o caminho: como vencer o medo, onde encontrar inspiração, questionamentos que devemos nos fazer e os erros comuns que cometemos. Mas o que chamou mais a minha atenção é que o autor insiste o tempo inteiro em algo que é muito importante e que levamos pouco em consideração: a necessidade de pararmos de fazer coisas medianas e começarmos algo realmente grande, que faça a diferença e impeça que você seja apenas mais um fazendo aquilo que todos já fazem.

O livro tem muito conteúdo útil e aproveitável e eu selecionei apenas algumas dicas dele sobre alcançar a grandeza para mostrar aqui no blog. Se você está trabalhando em algum projeto pessoal no momento, seja abrir um negócio próprio, escrever um livro, fazer um trabalho importante na faculdade, aprender uma nova habilidade, ultrapassar seus próprios limites, a mudança de um hábito ou uma transformação na sua vida, recomendo que leia o livro todo.

– Você tem 22 anos

Não importa a idade mostrada no seu RG, se você tem um projeto e pretende começá-lo, então está de volta à casa dos 20 anos. Você pode começar tudo de novo, descobrir novas paixões e objetivos e embarcar em uma nova empreitada, assim como qualquer pessoa de 22 anos. A questão não é mais quantos anos você já viveu, e sim como deseja viver daqui pra frente.

voce tem 22 anos

– A principal diferença entre o caminho da média e o da grandeza

Noventa e nove por centro das pessoas do planeta estão na média. Ela é confortável, previsível, segura e não tem surpresas, você sempre sabe o que fazer. Já a grandeza é uma aventura em que você precisa dar um passo sem ter certeza de onde ele te levará. A maioria das pessoas acha incrível a ideia de ter uma aventura, mas quer ter total controle sobre o que acontecerá do começo ao fim, e não é assim que a grandeza funciona. Você não vai ter todos os passos detalhados, não começará sabendo exatamente onde vai chegar e terá muitas surpresas no caminho.

– Admita que você está sendo mediano

Pense quais são as três coisas que mais importam na sua vida e anote-as. Agora pergunte-se: é com essas coisas que estou gastando meu tempo hoje? Se a sua resposta for não, tente responder: Se estas são as três coisas que mais me importam, por que não estou usando seu tempo com elas? É por preguiça? Por medo? Acomodação? Qualquer que seja o seu motivo, se você ainda não está fazendo aquilo que mais importa para você, então está no caminho da média, e não pode continuar assim se quer chegar à grandeza. Admitir isto é um passo muito importante para obter a clareza e a motivação necessárias para dar os próximos passos.

– O que a voz do medo diz na sua cabeça

Independente do que você sabe ou já fez, o medo sempre te verá como uma pessoa completamente desqualificada para qualquer coisa que queira fazer. É por isso que, se você perguntar ao medo se algo dará certo, a resposta sempre será não. A voz do medo fala na nossa cabeça coisas como: “O que faz você achar que é capaz de fazer isso?”, “Você não tem experiência ou conhecimento suficiente”, “Você é só uma pessoa comum”. Sempre que ouvir perguntas como estas dentro da sua cabeça, reconheça que é o medo falando e lembre-se que, para ele, não existem possibilidades.

– O preço da grandeza

Você não sairá da média para chegar à grandeza sem pagar um preço por isso. A moeda que você usará como pagamento é extremamente valiosa. Ela se chama tempo. Meia hora por dia é tudo o que você precisa. Sei que parece muito difícil para quem trabalha, tem família, cuida da casa, estuda etc, mas você precisa encontrar estes minutos no seu dia. Você pode acordar meia hora mais cedo, ou dormir meia hora mais tarde. Pode aproveitar meia hora do seu almoço para fazer algo relacionado ao seu objetivo. Lembre-se: este é o preço da grandeza, e se seu sonho não vale 30 minutos ou você acha terrível acordar meia hora antes para colocá-lo em prática, provavelmente não encontrou o seu verdadeiro propósito e, por isso, não tem motivação suficiente para sair da média.

o preco da grandeza

– As duas perguntas mais importantes

“O que dá mais dinheiro?”, “Que tipo de negócio cresce mais rapidamente?”, “Qual projeto tem o menor custo?”, “No que tenho mais experiência?”. Estas são as perguntas mais comuns feitas por quem quer iniciar um projeto de vida, mas começar por aí não revela a verdadeira grandeza de ninguém. A primeira pergunta a ser feita é: “O que traria mais felicidade a você?”. E a segunda é: “O que você estaria fazendo de qualquer jeito?”. O que você não deixaria de fazer, mesmo que isso nunca te trouxesse retorno financeiro? Você continuaria escrevendo, tocando guitarra, ajudando pessoas, fazendo trabalhos manuais, praticando determinado esporte? O que você nunca quer deixar de fazer na sua vida?

– A média é um cochilo, a grandeza é um sonho

Um sonho pelo qual você não precisa lutar não é um sonho, é um cochilo. E cochilos são ótimos, bastante prazerosos, mas não te levam em direção à grandeza. Um cochilo (a média) não muda sua vida, um sonho (a grandeza) sim.

– Seja mais interessado do que interessante

O segredo da humildade (virtude importantíssima para a grandeza) é saber que as coisas não são sobre você. Para aplicar isso na sua vida e lembrar-se sempre deste conceito, é preciso acreditar que todas as outras pessoas são mais interessantes que você. Ao invés de investir todo o seu tempo em ser interessante, procure ser mais interessado. Ouça as histórias dos outros, preste atenção ao que acontece à sua volta, ajude alguém sempre que puder, interaja. Você tem muito a aprender e a descobrir, mas não conseguirá se olhar apenas para si mesmo. As pessoas são fascinantes e têm muito mais a dizer do que você imagina, mas só é possível enxergar isso esquecendo um pouco o que você tem de interessante e interessando-se verdadeiramente por elas.

Fotos: 123



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





4 Comentaram para “Fuja da média e faça seus projetos de vida darem certo”


G
1. Bruna
12/02/2014 às 15:31

Adorei essa sua reflexão sobre o livro. Vou anotá-lo aqui na lista dos livros pra ler. As dicas foram ótimas e muito válidas no meu projeto! 🙂

Abraço!


G
2. Stephanie
12/02/2014 às 21:32

E tem muito mais coisas interessantes no livro, Bruna!

Beijos


G
3. Emerson
21/09/2015 às 12:21

To louco para ler esse livro. Ótima resenha.


G
4. Stephanie
22/09/2015 às 20:32

Depois que ler me conte o que achou, Emerson!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: