13.06.14 • Em Bem-estar

Antes de aprender a evitar os pensamentos negativos e substituí-los por positivos, é importante compreender por quê é tão importante tomar esta atitude. Entenda: a negatividade da mente trava sua vida e impede que você atraia para si as coisas boas que deseja. Enquanto os seus pensamentos vibrarem negativamente, situações positivas não conseguirão ocorrer. A partir do momento em que você liberar sua mente dos pensamentos negativos, abrirá espaço para os positivos entrarem e o mesmo acontecerá com aquilo que atrai. Além de colocar a lei da atração a seu favor, pensar positivamente fará você se sentir melhor com você mesmo, porque o pensamento negativo não só atrai coisas e situações ruins, como também te deixa tenso, neurótico e acaba com a sua qualidade de vida.

Existem alguns meios simples para mudar a direção do pensamento, mas antes de começar a usá-los, é importante que você reconheça que está tendo pensamentos negativos, observe-se para detectar quais são (e quais deles são mais frequentes), entenda por que é importante fazer essa mudança e esteja disposto a lidar com você mesmo com paciência, porque nem sempre é fácil livrar-se do pensamento negativo quando ele surge com intensidade. Seja determinado e ao mesmo tempo compreensivo com você mesmo. Sua forma de pensar aos poucos mudará. E a sua vida também.

Como acabar com os pensamentos negativos

O primeiro conselho que geralmente se dá a quem procura uma forma de livrar-se dos pensamentos negativos é: troque-o por um pensamento positivo, qualquer um. Você já tentou fazer isso? Se usou essa tática para um pensamento pouco intenso, pode ser que tenha funcionado. Mas quando a sua mente é tomada por pensamentos fortes e que fogem ao controle, é muito difícil que este método faça algum efeito. Quando você está infeliz por um problema no trabalho, é improvável que consiga mudar subitamente para pensar no quanto é feliz no seu relacionamento e esquecer o primeiro assunto. O ideal é que você mude a sua visão sobre a situação ou pessoa que está te incomodando sem travar uma batalha contra sua mente.

Ao invés de trocar o pensamento para outro que não tenha relação com o que você está pensando (e que, obviamente, você não vai dar a menor atenção, porque ele não é o que importa naquele momento), encontre uma forma de pensar em algo positivo sobre o mesmo assunto. Se brigou com alguém e não consegue parar de pensar na pessoa e no que aconteceu, sentindo raiva e vontade de se vingar, pode tentar alimentar sua mente com boas memórias que vocês tiveram ou lembrar-se de suas qualidades e das coisas que ela já te fez de bom. Se estiver irritado com você mesmo porque seus planos não estão avançando como gostaria, procure pensar no quanto já conquistou até aqui (algum reconhecimento, aprendizados, bons momentos que viveu nessa busca), visualize-se realizando seu sonho e, se quiser, peça para que as coisas comecem a fluir e tudo dê certo. A probabilidade de conseguir neutralizar o pensamento com calma e sem tentar fugir dele é muito maior.

Outra ótima tática para transformar o pensamento negativo em positivo – que eu uso toda vez que estou sendo pessimista e sempre dá certo – é: pergunte-se “se isso é o que não quero, então o que eu quero?”. Responder a essa pergunta vai fazer você se lembrar de que, para conseguir o que quer, é preciso que seus pensamentos estejam alinhados, e ainda te fará imaginar aquilo que você deseja, atraindo-o para você através da imaginação (a ferramenta mais poderosa da lei da atração).

O livro O Poder do Agora, que fala sobre a importância de estar no momento presente, explica que o melhor a fazer quando os pensamentos estiverem te causando sofrimento e você não conseguir mudá-los é parar de lutar contra si mesmo e concentrar-se no que está sentindo. Sinta a raiva, o medo, o descontentamento, a fraqueza. Reconheça que eles estão ali e são uma forma de sofrimento. Aceite que estejam ali. Não ofereça resistência. Entregue-se. Desta forma, por incrível que pareça, você tira o foco do que te causou o sofrimento e se coloca no presente. Quando não houver nada que te faça sentir bem, apenas aceite o que está sentindo. Em certo momento, você perceberá a aceitação fazer seu trabalho e o sofrimento ser coberto pela sua presença. Ele não é permanente, portanto não se preocupe em combatê-lo desesperadamente. Quando se sentir melhor, pergunte-se: existe algo que eu possa fazer para mudar esta situação? Se houver, você então estará se sentindo apto a fazer. Faça.

O Poder do Agora

Se os pensamentos negativos já se tornaram uma mania sua e surgem a qualquer momento, até mesmo quando tudo está bem ou você não está fazendo nada, talvez o que você precise é de algo para ocupar a mente, pois quando ela está vazia, por força do hábito, você volta seus pensamentos ao pessimismo e à negatividade. Que tal se dispor a aprender algo que você tenha interesse? Pode ser estudar um novo idioma, pesquisar sobre um assunto que você não domina mas acha interessante, conhecer outras culturas, estudar uma religião ou o que quer que seja interessante para você. Assim, sempre que houver uma brecha e você puder escolher entre deixar a mente vagar por aí ou focá-la em algo, já terá o material e estará pronto para optar pela segunda opção. Além de evitar e esquecer o pensamento negativo, você cresce.

Evite pensar em frases com a palavra “não”, como: “eu não quero isso”, “isso não vai dar certo”, “eu não consigo” etc. Comece a usar mais afirmativas. O “sim” abre caminho para a positividade e dá espaço às possibilidades. Desacostume-se a negar e habitue-se a usar afirmações positivas.

Para não criar mais conflito interno e piorar a produção de seus pensamentos, pare um pouco de buscar desesperadamente a calma e apenas perdoe a si mesmo por não estar em paz. Relaxe e deixe os pensamentos soltos. Você pode tentar repetir para si mesmo: “eu me perdoo por não estar em paz”, mas se isso exigir muito esforço, pare. A intenção não é criar mais forças internas, e sim neutralizar as que estão agindo. Quando finalmente conseguir aceitar a sua intranquilidade ela se transformará em paz. Sabe quando você tem um ataque de choro por algum motivo, e depois que ele cessa tem a sensação de que a dor se foi? Isso acontece porque você, depois de muito sofrer, finalmente a aceitou.

perdoe a si mesmo

Não são só as situações que fazem com que você tenha pensamentos negativos. Você mesmo pode estar estimulando-os em sua mente sem ter consciência (ou tendo, mas ignorando isso). Quando fala mal sobre a vida de outras pessoas, reclama e conversa sobre problemas, está criando pensamentos negativos dentro de si. Faça um favor a si mesmo: pare de insistir em conversas deste tipo. Quando alguém vier falar com você puxando um assunto sobre algo ruim, faça um comentário positivo e mude o caminho da conversa. Diga que tal pessoa tem uma ótima qualidade, mostre o lado bom das situações, fale sobre boas ideias e momentos. Tudo aquilo que se diz exerce muito poder e energia sobre a mente, e é certo que a vida de qualquer pessoa melhora quando ela se acostuma a emitir coisas boas através das palavras.

Por último, uma dica importante e essencial para tornar a negatividade cada vez menos presente em sua mente: pare de alimentar os pequenos pensamentos negativos. Quando eles surgem de uma situação incontrolável, de um grande problema ou algo que vem se arrastando há tempos e te fazendo mal, é mesmo difícil controlá-los, mas há vezes em que pensamos negativo apenas por costume. Pensamos bobagens desnecessárias que, apesar de bobas, nos fazem mal e criam abertura para o hábito de criar mais negatividade pelo pensamento. Quando surgirem em sua mente, deixe passar, não se apegue a estes pensamentos. Eles sairão com facilidade, portanto faça isso. Não deixe que se estendam, não deixe que a negatividade se torne parte de você.

Livros que podem ajudar:

livros

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





21 Comentaram para “Como livrar a mente dos pensamentos negativos”


G
1. Bruna
13/06/2014 às 10:44

Adorei esse texto, Stephanie. Já li que experiências negativas são gravadas em nossa mente com muito mais força do que as positivas, então, como não dá pra apagar a nossa memória o que nos resta é substituir memórias ruins por memórias boas. Uma coisa que comecei a fazer antes de dormir é começar a analisar tudo de bom que me aconteceu durante o dia. As vezes pensamos que nada de bom nos acontece e quando começamos a refletir, percebemos que pequenas boas coisas nos acontecem o tempo todo e que, sendo gratos por ela, o universo se encarrega de mandar mais coisas boas pro nosso caminho.
Muito bacana essa coisa de ficar no presente… quando estou mal eu SINTO esse sentimento, não fujo dele… Assim, logo ele se dissipa.

Adore as dicas que você deu!

Abraço!


G
2. Stephanie
13/06/2014 às 21:00

Também faço esse exercício antes de dormir, Bruna! Eu anoto em uma agenda as coisas boas que me aconteceram no dia. Se chego no final do dia e percebo que não vou ter nada para escrever, procuro fazer algo que me deixe feliz, como ver um episódio de seriado, ouvir uma música… tem feito bastante diferença na minha vida!

Beijos!


G
3. Josué
14/06/2014 às 18:52

Eu também esses exercicios antes de dormir, durante o dia, sugiro um livro também “A magia” e também é da Rhonda Byrne, muito bom com exercícios para realizar e atrai mais gratidão…
O Hooponono ensina uma ótima maneira para se livrar destes pensamentos negativos e excluir totalmente na memória…
Sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Obrigado.

Grato por compartilhar seus pensamentos e ensinamentos que trazem muita, muita alegria.
Meus parabéns.
Obrigado, obrigado, obrigado.


G
4. Stephanie
14/06/2014 às 20:16

Josué, que coincidência seu comentário, eu comprei o livro “A Magia” hoje!
E já ouvi falar sobre a filosofia Ho’oponopono, parece muito interessante e poderosa, preciso conhecer e estudar mais sobre o assunto.

Eu que agradeço por você deixar seu comentário e as recomendações!

Beijos


G
5. Karina Leal
16/06/2014 às 22:03

Adorei essas dicas, texto muito bom! Livrar a nossa mente de pensamentos negativos faz bem (:
Beijos
Papos da Kah


G
6. Alfeu R Gomes
17/06/2014 às 06:36

Oriente-se por aquilo que é, por aquilo que quer vir a ser, sentir, pensar e agir. Orientem-se conscientemente pelos seus valores e não necessariamente pelo que sente ou pensa. Os pensamentos são palavras na sua cabeça, os sentimentos são sensações físicas no seu corpo, se não lhe servirem não os siga.


G
7. Samara
23/06/2014 às 05:03

Eu sofro muito com isso, com negatividade. Eu era uma pessoa positiva, pensava positivo, fazia vários exercícios pra manter o positivismo, otimismo, mas de repente tudo mudou de maneira muito severa, foi muito doloroso tudo que passei e depois de diversos acontecimentos eu me tornei uma pessoa amarga e muito negativa, é impressionante, as vezes estou com meu namorado ou numa roda de amigos e em uma conversa qualquer eu consigo ver todos os pontos negativos da discussão. Uma vez por exemplo, minha amiga mostrou um vídeo de bebês sorrindo, era uma mãe com quadrigêmeos e todo mundo achou super fofo, mas eu falei que aquela mãe estava assim achando lindo naquela hora, que quando os quatro bebês estivessem com cólica, dor de ouvido ou algo semelhante, ela não manteria aquele humor maravilhoso dela, todo mundo olhou pra mim e disse que eu só consigo ver o mal.
Ser enganada por pessoas que você nutre sentimentos, se esforçar para conseguir um determinado emprego e simplesmente te negarem todas as vezes que você vai atrás, se mandada para um lugar que você não quer e sofrer muito nesse determinado lugar são fatores que te levam ao lado negro da força rs.
É muito difícil, muito complicado e muito doído, muito mesmo, você se vê em um buraco, e mesmo olhando pra cima, ainda vê a escuridão. É horrível, o negativismo te mata em vida!


G
8. Elda
23/01/2015 às 11:11

Eu não gosto de nutrir pensamentos negativos, eles trazem doenças, intranquilidade, nervosismo, insegurança e muitas coisas mais que prejudicam nossa saúde, pensamentos negativos tiram de nós os melhores momentos de nossa vida. Sempre antes de dormir leio um capítulo de um livro muito importante – a Bíblia, o capitulo é o 23 de Salmos. O maior mal é guardar pensamentos negativo, ele consome até os ossos e o melhor remédio é perdoar.


G
9. Stephanie
24/01/2015 às 08:41

É verdade Elda! Parecem inofensivos, mas pensamentos negativos fazem muito mal ao nosso bem estar e à nossa vida.

Obrigada por comentar.

Beijos!


G
10. Leandro
17/02/2015 às 20:34

Gostei das dicas. Vou Seguir…


G
11. Karinen
15/06/2015 às 14:55

Gostei muito do seu blog os assuntos abordados ,também a clareza com que a matéria é colocada, as fotos a ortográfia ! Tudo muito bem feito,com certeza ajuda muito e estou amando e devorando as matérias! E passando a diante!


G
12. Stephanie
15/06/2015 às 20:08

Obrigada, Karine! Que bom que está gostando do blog 🙂 obrigada pelos elogios!


G
13. Paula
15/07/2015 às 07:22

Olá Sthephanie! Estava pesquisando sobre a lei da atracao e encontrei seu blog! Li alguns dos seus posts e eles me inspiraram a ser mais positiva e aplicar essa lei em minha vida! Sao conselhos maravilhosos e sempre que penso em desistir venho aqui e leio tudo e isso me fortalece! Creio que estou mudando e sei que as mudanças irao acontecer em minha vida! Obrigada pelas palavras saiba que elas ajudam a mudar a vida das pessoas, eu sou a prova disso! Beijo e continue propagando palavras de positividade!


G
14. Stephanie
16/07/2015 às 07:11

Oi Paula!

Que bom saber que o blog está te ajudando tão positivamente, fico muito feliz em saber disso!

Com certeza essa positividade vai melhorar muito a sua vida!

Beijos


G
15. graziele
26/08/2015 às 15:38

Adorei seu blog e sou muuuuito grata ao universo e a VC por isso. Ta me ajudando muito.


G
16. Stephanie
26/08/2015 às 20:09

Obrigada, Graziele! Sou muito grata por todas as pessoas que passam por aqui também, e por conseguir ajudá-las de alguma forma.

Beijos!


G
17. Joyciarah
28/04/2016 às 17:11

Adorei, muitíssimo grata por existir pessoas como você, obrigada por me ajudar.


G
18. Stephanie
03/05/2016 às 21:10

Eu que agradeço o carinho, Joyciarah!


G
19. Ohara
23/06/2016 às 22:42

Adorei seu post.
<3 <3 Isso que eu precisava ler! <3 <3
To com uns pensamentos negativos agora: apareceram do nada kkk! e tipo, eu sei que são preocupações atoa, ja tive varias vezes e fiquei com isso na
mente atoa, mas mesmo assim não passa essa praga. adorei o post! Bjoooos!!!


G
20. Aline Carvalho
25/11/2016 às 08:39

Simplesmente adorei seu post. Me ajudou mt. Conheci seu blog e seu canal esses dias e estou apaixonada! Faz um vídeo sobre esse assunto, seria bem legal! Beijos.


G
21. Stephanie
26/11/2016 às 14:45

Que bom que gostou, Aline!!! Anotada a sugestão de vídeo!

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: