23.06.14 • Em Séries

Quem se interessa por psicologia, comportamento e reflexões sobre autoconhecimento precisa conhecer a série Sessão de Terapia. Se você tem curiosidade em saber o que acontece em um consultório de terapia, também vai gostar muito da série.

A história se passa, na maior parte do tempo, dentro do consultório do psicólogo Theo (Zécarlos Machado). Os episódios são divididos pelos dias da semana, cada dia ele atende um paciente e as sessões vão se repetindo, mostrando a evolução da terapia. A cada temporada, mudam os personagens e as histórias. Na primeira temporada os personagens são: Segunda, ele atende Julia. Terça, Breno. Na Quarta, Nina. Quinta, o casal Ana e João. E na sexta, é o dia em que ele mesmo passa em terapia com a psicóloga Dora.

Theo - Sessão de Terapia

Julia (Maria Fernanda Cândido) é uma mulher com problemas de relacionamento. Por este motivo, ela faz terapia com Theo há um ano, e logo no primeiro episódio admite que está apaixonada pelo terapeuta.

Julia - Sessão de Terapia

Breno (Sérgio Guizé) é um atirador de elite que procura a terapia porque, sem intenção, matou uma criança em seu último trabalho em uma favela, ao atirar em um bandido. Ele procura o psicólogo porque tem vontade de voltar ao local onde tudo aconteceu e quer saber a opinião de Theo. A questão sobre seu trabalho acaba ficando em segundo plano e Theo passa a ajudar Breno com questões mais profundas sobre o paciente, que é, aparentemente, uma pessoa extremamente fria, agressiva e arrogante, mas descobre que tem muito mais do que isso dentro de si.

Breno - Sessão de Terapia

Nina (Bianca Muller) é uma menina de 15 anos que se envolveu em um acidente andando de bicicleta e precisa que Theo lhe faça uma avaliação psicológica para entregar à seguradora. Ela não tinha intenção de continuar na terapia, mas Theo diz que só poderá avaliá-la depois de algumas sessões. Nina é ginasta e tem problemas com os pais, além de estar se relacionando com o seu treinador. Aos poucos, Theo consegue fazer com que a menina fale sobre seus sentimentos e ela revela seus problemas mais íntimos.

Nina - Sessão de Terapia

Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi) são um casal que passou cinco anos tentando engravidar, e quando desistiram de ter um filho, a mulher engravidou. Ana não quer mais ter o filho e João quer. Eles procuram Theo para uma terapia de casal e para falarem sobre a possibilidade de aborto. Com as sessões, novas situações complicadas entre os dois vão surgindo.

Ana e João - Sessão de Terapia

Dora (Selma Egrei) é a psicóloga de Theo, com quem ele se encontra às sextas-feiras para assumir o papel de paciente e falar sobre a própria vida, seus pacientes e problemas pessoais. É com ela que Theo se abre e conta seus segredos e dificuldades em relação à profissão, mas a relação entre os dois é, na maior parte do tempo, bastante conturbada.

Dora - Sessão de Terapia

Estes são os personagens da primeira temporada. Além dos pacientes e de Dora, a série mostra também, com menos ênfase, a relação de Theo com a família. A segunda temporada tem novos pacientes: uma universitária que sofre de câncer e não quer contar à família, um empresário com ataques de ansiedade, uma advogada de 40 anos que quer ser mãe e um garoto de dez anos que sofre com a separação dos pais e desconta a tristeza na comida. A terceira temporada estreia em agosto.

Além da série ser muito interessante por tratar de psicologia e comportamento, é curioso acompanhar as sessões, ver como os sentimentos e formas de expressar se desdobram com o decorrer da terapia e perceber como o psicólogo muitas vezes aponta coisas que não conseguimos ver com facilidade, que enxergamos ao contrário ou que os pacientes tentam esconder.

Para mim, foi interessante também perceber que, quando comecei a ver a série, julgava os personagens de forma muito simples, como a Nina que só me parecia uma menina mimada ou o Breno que eu julgava ser só alguém carente de atenção. Depois de alguns episódios e sessões de cada personagem, comecei a perceber que cada um deles é muito mais do que isso, que há inúmeras outras coisas acontecendo dentro de cada um e que não podem ser resumidas de forma estereotipada e superficial. Assim como é na vida das pessoas reais, todos os personagens da série são muito mais do que aparentam ser e sentem muito mais coisas do que expressam. Bom lembrar disso cada vez que sentimos o impulso de julgar alguém por suas atitudes, sejam elas quais forem.

É difícil não se envolver com cada uma das histórias de Sessão de Terapia, por mais que não se identifique com todas. Confesso que às vezes, assistindo, me via preocupada e com medo da possibilidade de fazer terapia e descobrir coisas que prefiro não saber sobre mim mesma. É um sentimento estranho, mas que me gerou muitas reflexões.

Sessão de Terapia passa no canal GNT e é dirigida por Selton Mello. Se você tem TV por assinatura da Net, CTBC, GVT, Multiplay, Oi, Sky ou Vivo, é possível usar a sua senha da operadora e assistir online pelo site da Globosat.

Trailer da 1ª temporada:

Frases da série:

Esse medo que você sente é positivo, pois ele te coloca em movimento. – Dora

O que importa é que o ser humano não é uma máquina. Nossa alma é complexa. – Theo

Talvez todas as teorias não valham nada. Talvez o amor seja mais importante que tudo isso. – Dora

Sensibilidade é um tipo de inteligência. – Theo

As batalhas mais difíceis são as batalhas em que você tem que lutar contra você mesmo – Theo

Fotos: 123456

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





2 Comentaram para “Dica de série: Sessão de Terapia”


G
1. danik
24/07/2014 às 19:00

Estou lendo todos os seus posts, e estou adorando, você escreve muito bem, sem querer abusar muito,mas em qual horário passa a série do post? Obrii


G
2. Stephanie
24/07/2014 às 20:46

Oi Danik! Obrigada pelo elogio, me deixou feliz!

Não é abuso nenhum 🙂 A série passa no canal GNT, eles vão estrear a nova temporada no dia 4 de agosto, às 22h30.

Se assistir, me conta se gostou 🙂

Beijos!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: