18.11.14 • Em Comportamento, Motivação

Todo fim de ano é a mesma coisa: estamos todos cansados de trabalhar, estudar e de todos os esforços que fizemos nos meses anteriores. Queremos logo aquele sentimento de esperança e renovação que a virada de ano nos dá, mas os dias aparentemente se arrastam.

Só que ainda há um mês e meio pela frente, e não dá pra passar todo esse tempo apenas esperando que ele passe. Se a animação está em baixa, é hora de colocar algumas ações em prática para que esse período de fim de ano não seja desperdiçado. Aí vão algumas sugestões para você aproveitar as coisas boas dessa época, recuperar a animação e curtir os últimos dias de 2014:

Escolha algumas metas para realizar ainda este ano

Por que não? Em um mês dá pra fazer muita coisa, e suas metas não precisam ser tarefas super trabalhosas ou que envolvem muito tempo ou dinheiro. Que tal reler a sua lista de resoluções e escolher uma das que não cumpriu para correr atrás agora? Ou invente novos objetivos! Eu escolhi três: operar a miopia (no meio do ano coloquei isso como meta e já estou correndo atrás), visitar um museu (não vou a um desde que era criança!!!) e ler mais três livros. Pronto! Simples assim, já tenho algumas metas que quero cumprir e estou animada para colocá-las em prática.

Descanse

É natural chegarmos a essa época do ano cansados de corpo e mente, precisando de energia e renovação. Enquanto o ano novo não vem trazendo esses sentimentos, respeite o que seu organismo te pede e se dê o direito de descansar. E não veja esse descanso como perda de tempo, curta-o e aproveite.

descanse

Organize-se

Para terminar o ano satisfeito com você mesmo e começar o próximo sem pendências e estresses causados por uma vida toda bagunçada, organize suas finanças, faça uma limpeza nos armários e tire aquilo que não quer mais (abrindo espaço para o novo que certamente virá), realize as tarefas simples que você enrolou até agora para cumprir e deixe sua vida em ordem. Com certeza você vai começar a se sentir melhor ainda este ano.

Faça o bem a alguém

Ainda dá tempo de doar um pouquinho de si e oferecer algo bom a alguém em 2014. Isso vai te fazer um bem enorme e tirar você desse desânimo por não estar fazendo nada importante. Se puder ajudar financeiramente alguma instituição de sua confiança, ajude. Se puder doar um pouco do seu tempo para fazer bem a alguém, doe. Se puder levar alegria a alguém, leve. Escolha algo de bom que você tenha a oferecer e compartilhe.

Participe!

Desfaz essa cara emburrada de quem não gosta das festas de fim de ano porque essa época pode ser muito legal sim! Abra-se para um novo ponto de vista tomando a iniciativa de participar de algo. Participe da preparação para as festas, da montagem da árvore de natal, ajude alguém a comprar presentes e decorações, escreva cartões… Faça tudo de coração aberto e divirta-se!

ff8b7ed625c1b1b586abdde3b0ce236f

Faça planos, sonhe alto!

Se tem uma coisa que é legal de fazer nessa época são planos. Desta vez, junte às suas metas os grandes sonhos que você gostaria de realizar. Não tenha medo de sonhar alto, grande e longe! Você pode aproveitar e preparar também um plano de ação, seja ele a curto ou longo prazo. Criar checklists é uma ótima forma de organizar um planejamento e fazer isso já vai te ajudar a sair do desânimo. Se conseguir animação suficiente para começar a colocar seu plano em prática, melhor ainda. Mãos à obra!

Relembre as coisas boas do ano que passou

Vale rever todas as fotos que tirou no ano, reler a agenda ou o diário, olhar as fotos em que foi marcado no Facebook, ler as próprias publicações ou ir só se lembrando dos bons momentos e emoções que viveu. Com certeza momentos bons aconteceram este ano para você, vasculhe bem a memória e você vai encontrar. Agradeça pela oportunidade de ter vivido tudo o que viveu e curta estas lembranças, elas vão te animar quando você perceber que, assim como já viveu tantas coisas boas, muitas ainda virão.

Procure uma atividade de interiorização

Essa é uma ótima época para se tomar a iniciativa de voltar o olhar para o próprio interior, refletir e procurar se entender melhor pensando sobre aquilo que você fez este ano. De vez em quando é necessário pararmos para fazer isto com calma e dedicação. Se você está desanimado, tirar um tempo para analisar-se e compreender-se vai fazer você encontrar um caminho para se sentir melhor. Aqueles “estalos” de autoconhecimento quando percebemos algo em nós que não havíamos ainda enxergado são extremamente motivadores. Praticar yoga ou meditação, escrever ou fazer outra atividade que trabalhe a mente também são ótimas ideias.

interiorizacao

Dê valor aos últimos dias do ano

Não é porque você não está naquele pique do início do ano que vai ficar vivendo um dia mais sem graça que o outro enquanto espera pela animação pós-reveillon. Esqueça um pouco a contagem do tempo e dê valor aos seus dias aproveitando-os de alguma forma. Procure divertimento, saia um pouco, sorria, faça mais daquilo que te deixa alegre e em paz! Valorize cada dia de sua vida – afinal, a gente nunca sabe quando será o último.

Fotos: 123



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





4 Comentaram para “Como lidar com o desânimo do fim de ano”


G
1. Josy
19/11/2014 às 17:55

Ola Stephanie.

Me identifico muito com tudo que escreve, e sempre que posso indico seu blog pras pessoas, são palavras reconfortantes, que trazem paz ao meu coração de alguma forma. Encontrei seu blog por acaso, através de pesquisas relacionadas na internet, e desde então não deixo de ler tudo que posta.
Abraços e obrigada.


G
2. Stephanie
20/11/2014 às 16:55

Oi Josy! Que bom saber que você se identifica com o que escrevo. E obrigada por indicar o blog aos amigos!

Minha intenção é justamente levar coisas boas a quem lê e, se possível, ajudá-las a melhorar um pouquinho suas vidas.

Obrigada por estar sempre por aqui 🙂

Beijos!


G
3. Cristina
26/11/2014 às 15:22

Oi Stephanie,

Achei por acaso o blog e logo me identifiquei com o tema…pois é exatamente assim que me sentia no momento, sem planos, desanimada e não vendo a hora que acabe o não… rsrs Gostei das dicas, me motivou a terminar de ler um livro que comecei a ler no inicio do ano, até que não estou tão mal, pois tbm decidi fazer um exame oftalmológico e trocar a lente do óculos e isso já fiz! Agora é só colocar outros planos em prática! Obg pelas dicas!


G
4. Stephanie
26/11/2014 às 21:18

Oi Cristina!

Você não sabe como fiquei feliz em saber que você ficou motivada a agir depois de ler meu texto. Esse desânimo de fim de ano é tão chatinho, né? Mas é uma ótima hora pra colocarmos as pendências em dia e as coisas no lugar.

Obrigada pelo comentário!

Beijos



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: