27.04.15 • Em Atividades, Bem-estar, Livros

Os livros de colorir para adultos dispensam apresentações, todo mundo já deve ter visto uma foto postada por alguém, reportagens na televisão ou blogs falando sobre o assunto.

A febre tem motivo: os livros são lindos, divertidos, a ideia é super diferente e realmente funciona contra o stress e a ansiedade! Falo isso por experiência própria, mas você pode perguntar a qualquer pessoa que já tenha experimentado. Não conheço ninguém que diga que não sentiu nenhum benefício ao começar a colorir.

Minha experiência com os livros de colorir anti-stress - Floresta Encantada

Eu comprei o Floresta Encantada há duas semanas e desde então não deixei passar um dia sem colorir pelo menos por alguns minutos, porque a atividade realmente tem me feito muito bem. O livro não poderia ter chegado em melhor hora, já que ultimamente tenho enfrentado algumas crises de ansiedade e estou em busca de meios para me sentir melhor e esvaziar a mente. Parece exagero, mas não é: passar algumas horas colorindo fez os pensamentos negativos insistentes sumirem! Para mim, isso tem funcionado como uma meditação, porque fico concentrada e não penso em nada, sem fazer esforço nenhum para que isso aconteça.

Minha experiência com os livros de colorir anti-stress

Acompanho no instagram alguns perfis que publicam fotos de pinturas maravilhosas (como este) e acho muito inspiradoras, mas como podem ver pelas fotos, não sou uma super pintora profissional, não uso técnicas e não busco perfeição. Adoraria ser talentosa e fazer trabalhos lindos, mas por outro lado acho ótimo que eu não seja tão habilidosa porque isso tem me ajudado a exercitar minha aceitação e conter o perfeccionismo, conseguindo fazer disso uma atividade leve, sem pressões e expectativas. A graça é simplesmente pintar. Apenas porque é divertido e eu gosto, simples assim. Acredito que esteja funcionando para mim como um exercício para aprender a lidar desta mesma forma com outras situações da vida.

DSC00504

Se você está em busca de uma boa terapia antiestresse e ainda não encontrou algo que funcione para você, vale a pena experimentar os livros para colorir. Ultimamente nada andava funcionando para eu relaxar e esvaziar a mente e este livro conseguiu me ajudar muito. É simples, barato (com 50 reais dá pra comprar o livro e os lápis de cor), cheio de benefícios para a mente e o bem-estar e indicado para qualquer idade.

DSC00503

Os benefícios:

  • Exercita o cérebro, nos estimulando a pensar criativamente
  • Exercita a atenção e a concentração
  • É um passatempo muito melhor e mais benéfico do que ficar olhando fotos no instagram ou rolando a timeline do Facebook
  • Todo o processo é super divertido: escolher o desenho, analisar, pensar nas cores, começar, ver a evolução e depois o resultado final
  • Faz soltar a imaginação (coisa que adultos fazem muito pouco e deveriam se permitir fazer mais)
  • Ajuda a desacelerar, esfriar a cabeça, descansar a mente
  • É uma forma de ter um momento só seu no dia a dia, fazendo algo que gosta

Dicas para aproveitar a atividade:

  • Esqueça o perfeccionismo. Os livros de colorir são para relaxar e se divertir, não para ficar neurótico com perfeição. Você não precisa saber técnicas ou ter lápis de cor profissionais, apenas divirta-se!
  • Se nesse momento você tem outras prioridades e não quer gastar dinheiro com o livro, uma ótima notícia: tem muitos desenhos na internet, é só imprimir e colorir! Procure por “adult coloring” no Pinterest.
  • Faça com outras pessoas! É muito legal reunir amigos ou familiares que também gostaram da ideia de colorir para fazerem isso juntos.
  • Se quiser, coloque uma música que você gosta para tocar enquanto colore e cante junto. Não tem forma melhor de tirar os pensamentos da cabeça, relaxar e aproveitar o momento. Eu faço isso sempre!

Mais alguns desenhos do Floresta Encantada:

Livro Floresta Encantada

Livro Floresta Encantada

Livro Floresta Encantada

Livro Floresta Encantada

Eu escolhi o Floresta Encantada porque achei que ele tinha desenhos mais variados, mas quando fui comprar fiquei muito em dúvida entre ele e o Jardim Secreto, que também é lindo e da mesma autora (e boa notícia: ela já está desenhando o terceiro livro que terá como tema o fundo do mar!). Nas livrarias e na internet também dá pra achar várias outras opções: Floresta Mágica, Mindfulness, Fantasia Celta, Mil e uma noites e muitos outros provavelmente ainda serão lançados.

Você também já se rendeu aos livros de colorir? Quais benefícios percebeu com a atividade? Conte nos comentários!

Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





15 Comentaram para “Minha experiência com os livros de colorir antiestresse”


G
1. daniela
27/04/2015 às 17:58

Eu adoro seu blog. Assuntos interessantes, conselhos práticos e muito conteúdo. O problema é a fonte que vc usa…e a forma pouco espaçada, me dá um nó na vista rsrs triste mas as vezes largo o texto na metade pq fico com a visão turva 🙁
há algo que vc possa fazer por sua fã? hehe beijão e sucesso!


G
2. Stephanie
04/05/2015 às 20:37

Oi Daniela!

Poxa, jura que a fonte tá ruim? Queria poder mudar, mas comprei esse layout e fiz os ajustes já faz um tempo e não sei mexer nisso 🙁

Prometo que quando eu mudar vou prestar mais atenção nisso, ok? Mas vou tentar encontrar uma solução. Obrigada por avisar! 🙂

Beijos


G
3. Stephanie Ferreira
30/04/2015 às 23:18

Eu me rendi e ttambém me rendi ao Floresta Encantada, alguns momentos do dia separados pra pintar ajudou a controlar a minha crise de aansiedade, estou amando s2


G
4. Stephanie
04/05/2015 às 20:20

Oi Stephanie!

Os livros ajudam mesmo a controlar a ansiedade, né? Colorir me fez muito bem!

Beijos


G
5. Renata Carvalho
01/05/2015 às 07:04

Stephanie, estou adorando seu blog!
Você escreve muito bem e escreve coisas muito legais!


G
6. Stephanie
04/05/2015 às 20:19

Obrigada, Renata!

Volte sempre e deixe comentários sempre que puder com sua opinião 🙂

Beijos


G
7. Christiane
01/05/2015 às 10:37

Sempre gostei de colorir livros com meu filho quando ele era pequeno. Estou adorando esses livros….pra mim são prazerosos e conseqüentemente relaxantes . Recomendo !!!


G
8. Stephanie
04/05/2015 às 20:13

Muito bom resgatar essas coisas que nos fazem bem né, Christiane? Eu estou amando também!

Beijos


9. Leituras da semana | Frugalidades
03/05/2015 às 14:11

[…] ♥ Os benefícios dos livros de colorir para adultos […]


G
10. Patricia
10/07/2015 às 20:55

Oii Stephanie!
Aqui estou de novo, dando uma passeada no seu blog e precisei comentar neste post!

Eu nunca gostei de desenhar ou pintar, inclusive pedia pra minha irmã mais velha fazer todas as minhas atividades de Educação Artística. Qdo vi esses livros de pintar antiestresse, achei a coisa mais interessante e louca ao mesmo tempo, porque sempre pensei “nossa, é lindo e deve ser ótimo, mas eu ODEIO pintar” então nunca me permiti ter essa experiência.

Olhando agora a sua postagem, não sei… mas me deu uma vontade de experimentar. Acho que eu precisava ler em algum lugar que o importante não é se vai ficar bonito, profissional, etc… e imagino que deve ser maravilhoso o processo de analisar o desenho, escolher as cores, todo o pintar e o resultado final. *-* Gostei muito do post! 🙂


G
11. Stephanie
12/07/2015 às 20:45

Patricia, eu também não me rendi aos livros de colorir à primeira vista justamente por achar que “não eram pra mim”. Mas aí surgiu vontade de fazer e eu só pensei: não quero nem saber, vou pintar! hahaha é muito legal sim, experimenta! Depois volta pra me contar 🙂

Beijos


G
12. silvia souza
16/09/2015 às 09:34

Tenho problema de ansiedade e preciso controla tenho uma vida muit corrida estudo trabalho e ja tive problema de estrese,mas tenho medo de comprar esse livro e não gostar.


G
13. Stephanie
18/09/2015 às 22:06

Silvia, você pode tentar primeiro imprimir alguns desenhos na internet e colori-los para ver se gosta 🙂


G
14. Cris
15/02/2017 às 09:41

É muito louco o fato de eu ter adiado a compra desses livros para 2017, mas confesso que pintando somente à 2 dias já me sinto mais tranquila e relaxada!

É uma experiência muito divertida, fiquei inicialmente na neura de fazer com que tudo “ficasse perfeito”, mas desencanei logo que comecei a pintar e fiquei satisfeita com o 1º resultado feito sem neuras e perfeccionismo!

=)


G
15. Stephanie
19/02/2017 às 15:48

Perfeito, Cris!!! Bom que além de relaxar, treina essa libertação do perfeccionismo! Lição pra vida!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: