02.05.17 • Em Comportamento

Como aprender a viver mais o momento presente quando nossa mente está tão acostumada a se manter no passado ou no futuro?

A resposta é simples: TREINE.

Sim, é uma questão de prática. Nossos pensamentos estão a maior parte do tempo no passado ou no futuro porque nós os treinamos assim. Se queremos que a nossa mente se acostume com novos hábitos mentais, precisamos passá-los pelo mesmo processo pelo qual adquirimos os antigos.

E como qualquer coisa que você comece a treinar, o começo é difícil, exige esforço, cansa, falha, dá vontade de desistir. Uma coisa que sempre me ajuda quando estou começando algo novo e achando muito difícil é lembrar da frase: Tudo é difícil antes de se tornar fácil. Paciência e perseverança vão transformar essa dificuldade em facilidade.

Ok, entendi que é preciso treinar. Mas como faço para treinar a minha mente? Não sei como começar, sou muito ocupado, não tenho tempo…

Você pode incluir algumas práticas que vão redirecionar a sua mente para um novo tempo – o presente – dentro das atividades que já faz no dia a dia. Utilizando essas práticas algumas vezes por dia você tirará seus pensamentos da “zona de costume” e estará treinando a sua mente para que ela consiga se manter cada vez mais no momento presente, naturalmente.

Aproveite o caminho

Você está em busca da realização de um sonho? Tem trabalhado muito por ele? Está sempre imaginando o dia em que irá conquistá-lo?

Que bom! Continue sonhando, porque o sonho nos move e nos engrandece! Mas a cada passo, não se esqueça de olhar para seus pés e apreciar o caminho, se divertir com as surpresas, curtir as pequenas alegrias, sentir o amor e a vontade dentro de você, conhecer a si mesmo, aproveitar a companhia das pessoas. Tem tanta coisa boa aqui agora!

Não faça do presente apenas um degrau para o futuro. Viva!

Não se guie pelos seus costumes

Você está treinando um novo hábito, lembra? Então, se você, por exemplo, pensa em começar algo, mas desiste antes de tentar porque “sabe que não aguenta um mês”, “já desistiu outras vezes” ou qualquer outra coisa que justifique que você não faz porque no passado não deu certo, habitue-se a dizer para si mesmo: tudo o que eu preciso é fazer HOJE.

Esqueça o que fez no passado e não se preocupe com o que vai fazer amanhã, apenas faça hoje. Toda vez que se pegar dando desculpas baseadas no que fez no passado, apenas vá lá e faça hoje, sem se preocupar com amanhã. Faça isso todos os dias e você deixará de ser prisioneiro do seus hábitos.

Preste atenção no seu corpo

Algumas vezes por dia, saia do piloto automático e volte totalmente a sua atenção para o seu corpo. Melhor ainda se você fizer isso em situações em que seus sentidos são estimulados de alguma forma, como no banho, ouvindo música, se olhando no espelho, comendo…

Se estiver no banho, sinta o toque da água na sua pele, a sua temperatura corporal. Se estiver ouvindo música, preste atenção em como o som entra pelos seus ouvidos, como seu corpo vibra diferente, como seu coração está batendo. Se estiver comendo, sinta de verdade o sabor da comida, a mastigação, a saciedade substituindo a fome.

Faça isso algumas vezes por dia e você estará exercitando a sua mente para focar no momento presente.

Escute as pessoas com atenção

Quando uma pessoa vier conversar com você, foque sua atenção no que ela tem a dizer. Não comece a pensar no que responder enquanto ela ainda está falando, nem se distraia com outros pensamentos ou atividades. Ouça, como você gosta de ser ouvido. Apenas ouça.

Além de ser um treino da sua atenção para o momento presente, é uma forma de melhorar o seu relacionamento com as pessoas e ser mais empático e agradável.

Decida fazer cada atividade do começo ao fim

Quando faz mil coisas ao mesmo tempo você não foca a mente em lugar nenhum, enche sua cabeça de pensamentos, fica nervoso e não faz nada direito. Comece a se organizar melhor e decidir – no trabalho, nos estudos, nas tarefas de casa – que vai começar uma tarefa e só sair dela quando terminar.

Focar a sua atenção em uma única tarefa vai te colocar no chamado estado de flow (fluir), totalmente imerso no que está fazendo, e naturalmente você passará minutos ou até horas no momento presente. Além de treinar a mente, você vai melhorar a qualidade daquilo que faz.

Pratique yoga

Para a prática de yoga você vai precisar reservar alguns minutos do seu dia, mas garanto que em pouco tempo vai perceber que vale a pena.

Entre muitas outras coisas, o yoga ensina o praticante a viver no momento presente. E ensina levando em conta o ser humano como um todo: corpo, mente e espírito.

Tudo o que você faz em uma aula de yoga é um treino para a vida. Você não pratica yoga uma ou duas vezes por semana e depois esquece. A prática de yoga é o que acontece no dia a dia, as aulas são apenas o momento em que você aprende e treina o que levar para o mundo lá fora.

Medite

Dica básica, mas que não pode faltar. A meditação é exatamente o que estamos buscando: um treino para a mente.

É importante entender que meditar não é “limpar a mente” ou “esvaziar a mente”. Meditar é treinar a mente para que ela vá para onde você quer que ela esteja. Você pode sentar e focar sua atenção na respiração, mentalizar um mantra, observar a chama de uma vela, levar o foco para um ponto do seu corpo, fazer uma visualização… o importante é que escolha um foco e procure manter sua mente focada nele por alguns minutos.

Com esse treino, ficará cada vez mais fácil ser o maestro da própria mente a qualquer momento.



Curta o Desassossegada no Facebook para acompanhar todos os posts e novidades do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Stephanie Gomes

Comente usando seu Facebook





3 Comentaram para “Como treinar a mente para viver o momento presente”


G
1. Rosana - Simplicidade e Harmonia
02/05/2017 às 10:00

Stephanie,

Muito legal você ter abordado esse tema, ainda mais em uma época na qual há excesso de informações. Parece inclusive que as pessoas vivem mais no passado e no futuro do que no presente, que é o único momento que temos realmente.

Viver o momento presente nos leva também ao autoconhecimento, pois estamos muito mais em contato conosco, com nossas emoções e reações, sendo possível analisá-las de forma consciente e dessa forma, iniciarmos as mudanças necessárias.

Abraços,


G
2. Stephanie
04/05/2017 às 08:26

É bem isso, Rosana. Estamos sempre no passado ou no futuro, e quase nunca no presente, que é onde a vida acontece.

Obrigada por comentar!

beijos


G
3. Rosana - Simplicidade e Harmonia
02/05/2017 às 10:01

Esqueci….

Gostei também das dicas que postou: sempre posts práticos e relativamente fáceis de serem executados!



Comentar

Nome:

Email:

Site/Blog: