sexta-feira, novembro 22

A casa reflete sua personalidade quando se trata de decoração e suas decisões marcam a aparência de seus espaços. Mas, independentemente do seu estilo, há acessórios para sala de estar indispensáveis, que não podem faltar e que devem estar presentes.

Assim, ao longo desse artigo, saiba mais sobre os principais acessórios para sala de estar.

Quais os principais acessórios para sala de estar?

Sofá

É a principal peça de mobiliário da nossa sala de estar. Esta peça, devido ao seu tamanho, sempre se destaca e é a que dá caráter ao nosso espaço. Portanto, escolher a peça certa pode levar algum tempo. Temos que avaliar a área que temos e o estilo que queremos.

Podemos acompanhá-lo com algumas poltronas ou cadeiras elegantes. Em ambientes pequenos, o sofá pode ser a única peça de mobiliário que temos, talvez complementada por um pufe ou banquinho e uma pequena mesa. 

Plantas

As plantas são uma decoração vibrante e natural que cada sala deve incluir. As plantas são tão versáteis que parecem impressionantes em qualquer tipo de decoração ou estilo; você só precisa escolher a planta certa.

Mesa central

Este artigo traz consigo muito estilo e funcionalidade. Acredite ou não, mesas pequenas têm a característica de preencher o espaço, de maneira útil, uma vez que têm a função de manter os objetos fora da poltrona à vista, para que isso o liberte de qualquer desastre com comida, deixar cair o telefone ou outros acidentes comuns. 

Além disso, serve como parte da decoração, já que deve sempre trazer consigo alguns ornamentos que o destaquem.

Espelho pequeno para a sala de estar

O espelho será o primeiro item a comprar. É por isso que, quando começamos a pensar no estilo com o qual queremos mobiliar a sala de estar, sempre consideramos um espelho. 

Na verdade, será um grande aliado: com o reflexo no vidro, a sala de estar parecerá maior, criando um efeito óptico apropriado para dar mais profundidade ao ambiente.

Em vez de pendurá-lo diretamente na parede, podemos simplesmente incliná-lo contra a parede, dando também dinamismo ao meio ambiente.

Rack pequeno

O rack é uma peça obrigatória para a sala de estar. Como é um ambiente animado, onde podemos passar as tardes assistindo TV ou lendo um bom livro, um rack é sempre necessário para colocar objetos ou bugigangas, como vasos e pratos.

Para dar mais leveza ao meio ambiente, compramos um rack com um design simples, por exemplo, com a prateleira de madeira com pés de ferro claros e brancos. Ou compramos rack de vidro, o material ideal para pequenos espaços que não sobrecarrega.

Cadeira ou poltrona

Os estofados são elementos de acompanhamento para o sofá. Em comparação com este último, eles são muito mais fáceis de colocar em outros ambientes, como no quarto ou até mesmo na cozinha, se quisermos dar um novo visual à casa no futuro. 

Na sala de estar, eles formam uma figura encantadora, pois tornam a atmosfera mais informal e recebem os hóspedes. Quanto ao sofá, você terá que escolher materiais leves e limpos.

Tapete 

O tapete pode se tornar uma espada de dois gumes: se escolhermos o material errado ou com desenhos confusos, ele transformará o ambiente em uma sala de estar desagradável. 

Pelo contrário, comprar um tapete de pelos curtos, com designs simples e bem coordenado com o resto dos móveis, dará o tom certo para a pequena sala de estar.

Além disso, também prestamos muita atenção ao arranjo deste elemento: por exemplo, para animar ainda mais a aparência da sala, vamos colocá-lo em um ângulo com o sofá. Ou compramos um tapete circular se a sala de estar tiver linhas retas e rígidas.

Prateleiras

Além do rack que colocaremos no ambiente, algumas prateleiras são ideais. Na verdade, dessa forma, recuperamos muito espaço, encontrando imediatamente o lugar para todos os objetos que não sabemos onde colocar: da planta a livros, todo mundo tem algo para guardar.

Se possível, compramos modelos sem portas, o que pode colidir com o cenário delicado que estamos tentando recriar.

Iluminação 

Devemos dar grande importância à iluminação da sala de estar. Na verdade, certamente não queremos criar um ambiente cavernoso ou claustrofóbico. 

Então, temos que assegurar a presença de luz natural com grandes janelas e varandas, sem cobri-las com acessórios volumosos. Em outras palavras, não desistimos de nada, nem mesmo de um raio de sol.

Como dica adicional, podemos considerar não pendurar cortinas nas janelas, irritantes aos olhos e um obstáculo à luz. No entanto, se precisarmos de privacidade, compramos cortinas que evitam materiais como lã, tecidos de malha ou algodão grosso.

Obras de arte elegantes

O espaço ao redor dos objetos é tão importante quanto as próprias peças. Não há regra absoluta, o importante é que você procure obras de designers e/ou artistas que você mais gosta. Garantimos que eles ficarão perfeitos na sua sala de estar.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.