sábado, novembro 23

Ao preparar o enxoval infantil para a chegada do seu filho, muitas dúvidas podem surgir. Contudo, a pergunta que prevalece é: como escolher as roupas de bebê para o seu filho?

Se você deseja saber mais sobre como escolher as roupas de bebê para o seu filho, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Como escolher as roupas de bebê para o seu filho?

Não se apresse comprando

Um dos erros mais comuns das mães iniciantes é se apressar na hora de comprar o enxoval infantil para o bebê, especialmente quando se trata do primeiro recém-nascido na família e entre amigos.

Mas quando se trata de roupas, comprar muito antes do nascimento do bebê significa em muitas ocasiões perder dinheiro.

Primeiro, porque você não sabe o peso e o tamanho com o qual seu filho vai nascer. 

Mas, além disso, você também não sabe a progressão de peso e percentil que terá. Nesse sentido, pode haver crianças que crescem a um ritmo mais lento, enquanto com outras acontece o contrário e mudam de tamanho de roupa a alta velocidade.

Escolha roupas seguras

Pode parecer incrível, mas há roupas que não são completamente seguras para o bebê, por isso é fundamental comprá-las em lojas especializadas e confiáveis.

Devemos evitar vestir o bebê com roupas que incluam botões, lantejoulas ou pequenos acessórios que possam se desprender facilmente e representar um risco de asfixia se a criança o levar para a boca, bem como cordões ou laços.

Não compre roupas caras

Embora este seja um conselho muito pessoal, nossa recomendação é evitar comprar roupas caras por vários motivos:

  • O bebê cresce tão rápido que você nunca vai amortizar essa despesa.
  • Os bebês se sujam facilmente e em muitas ocasiões as manchas penetram nos tecidos e não saem apesar das lavagens.
  • A qualidade de uma peça de roupa não tem que representar um preço mais elevado. Há roupas fantásticas e de alta qualidade com preços acessíveis.

Opte sempre por tecidos naturais

Para proteger a delicada pele do bebê, é mais recomendável optar por tecidos naturais de fibras de origem vegetal como o algodão ou o linho, porque são, além de delicados, confortáveis, frescos e respiráveis.

Observe a etiqueta com atenção e procure aquelas roupas que sejam feitas com tecidos 100% naturais, pois às vezes vêm misturadas com fibras sintéticas, como o poliester ou a lycra.

Essa é uma das principais dicas para saber como escolher as roupas de bebê para o seu filho.

Procure conforto para o seu bebê

As roupas dos bebês devem ser confortáveis para que possam se mover livremente. Aqui estão algumas dicas sobre isso:

  • Recomendamos evitar aquelas roupas que contenham acessórios que possam incomodar, como botões, grandes ornamentos ou laços, zíperes…
  • Até que o bebê ande não vai precisar de sapatos, por isso é preferível evitar este complemento inútil e irritante para o bebê. 
  • Escolha pijamas inteiros que cubram os pés e que se abram pelas pernas em vez de pelo peito. Dessa forma, quando você tiver que trocar a fralda no meio da noite, bastará apenas despir as pernas.
  • Opte por roupas que não sejam nem muito largas nem muito estreitas, pois ambas podem ser desconfortáveis para o bebê.

Escolha roupas práticas para o dia a dia

Mas não só é importante que o bebê se sinta confortável com as roupas escolhidas, mas também que sejam roupas práticas para você, que facilitem seu dia a dia.

Neste sentido, recomendamos estas dicas:

  • Escolha roupas que não se enrugam facilmente e não precisam ser passadas.
  • Opte por fechos rápidos, que você pode até mesmo manipular com uma mão.
  • Evite roupas compridas, assim como aquelas roupas com muitos babados, laços ou acessórios pendurados que dificultam o momento de trocar a fralda para o bebê.

Com todas essas dicas, você certamente irá dominar a arte de saber como escolher as roupas de bebê para o seu filho.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.