sexta-feira, dezembro 13

Se você tem planos de abrir um negócio na área de e-commerce de moda, provavelmente já se perguntou qual tipo de roupa vende mais.

Vender roupas na internet é uma ótima forma de empreender, afinal, essa categoria de produtos se destaca como uma das mais procuradas pelos consumidores online. 

Neste artigo, você vai conhecer um pouco sobre o mercado da moda online, estratégias de venda para esse segmento e as peças de roupas mais procuradas pelos consumidores. Acompanhe!

O perfil de quem compra roupas pela internet

Em 2019, a Shopper Experience publicou uma pesquisa sobre a venda de roupas online. O estudo foi realizado com 403 pessoas, das classes A, B e C, moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, os consumidores que mais gastam possuem idade de 45 a 54 anos e compram cerca de R$1,9 mil em peças de vestuário por ano. Já os mais jovens, que estão na faixa etária de 14 e 24 anos, gastam em média R$1,1 mil em roupas compradas pela internet, considerando o mesmo período. 

Dos compradores de roupas pela internet, 59% curtem os perfis das lojas nas redes sociais, Além disso, entre os mais jovens, 78% usam o smartphone como principal dispositivo para fazer as compras. Já os usuários de 45 a 54 anos preferem adquirir as peças através do computador (73%). 

Estratégias para vender roupas online

As roupas se destacam como um dos principais tipos de produtos para revenda. Então, se você quer investir neste mercado, veja algumas dicas de como vender peças de vestuário online:

Escolha um nicho de mercado

Nicho de mercado nada mais é do que um grupo de consumidores que você deseja atender com a sua loja virtual. Logo, o seu negócio pode vender apenas peças plus size ou ser focado em moda evangélica, por exemplo.

Somente depois de definir o nicho é possível identificar as preferências do público-alvo e desenhar a persona. 

Busque por bons fornecedores

Um bom fornecedor é fundamental para o sucesso da sua loja virtual de roupas na internet. Então, antes de comprar uma grande quantidade de peças, adquira apenas alguns itens e verifique a qualidade dos produtos. Além disso, veja se o fornecedor respeitou o prazo de entrega. 

Analise a concorrência

Para ter uma noção do mercado, estude os seus principais concorrentes. Logo, verifique quais preços eles praticam, materiais dos produtos mais vendidos, estratégias de promoção, entre outras informações. 

Trabalhe a sua marca

Trabalhar a sua marca significa dar um nome para a sua loja de roupas, criar uma logo e definir uma identidade visual para o seu negócio. 

Divulgue os produtos

Há várias formas de divulgar os produtos e assim realizar vendas. O primeiro passo é criar a sua própria loja virtual ou se inscrever em alguma plataforma de e-commerce de grande porte, como é o caso do Mercado Livre. 

Depois, tenha o cuidado de trabalhar o SEO do site de vendas, inserindo descrições detalhadas sobre as peças de roupa e fotos de qualidade. Um bom texto descritivo traz informações sobre composição do tecido, cor da peça, caimento, tamanho e dicas para lavagem. 

Outra coisa que não pode faltar na sua estratégia para vender roupas online é o uso das redes sociais. A sua empresa precisa ter perfis no Instagram, Facebook e Pinterest para conseguir divulgar os produtos e chegar até o público-alvo.

Provavelmente você terá que reservar um dinheiro para impulsionar algumas publicações e, até mesmo, fechar parceria com influenciadores digitais. 

Cumpra os prazos de envio

Você já tem uma loja com produtos cadastrados. Cumpriu com as estratégias de SEO e está presente nas redes sociais. Agora, tem o dever de cumprir com os prazos de entrega e enviar os produtos dentro do prazo estimado. 

Ofereça um brinde

Para que o consumidor se sinta especial, vale a pena oferecer algum mimo na primeira compra. No segmento de moda, é muito comum as marcas enviarem scrunchies para prender o cabelo ou perfume de roupa.

Além disso, um cupom de desconto para a próxima compra também é interessante. 

Faça promoções

Por fim, para atrair novos clientes e fidelizá-los, vale a pena investir em promoções. Logo, ofereça descontos na compra de mais de três peças, aposte no frete grátis como um atrativo e faça queima de estoque com as peças que estão paradas. 

Afinal, qual tipo de roupa vende mais?

As estações do ano influenciam diretamente qual tipo de roupa vende mais em cada época. Nos meses de junho, julho e agosto, as lojas virtuais vivenciam um aumento na procura por casacos, moletons e jaquetas.

Já nos meses de calor, as peças leves e curtas são mais buscadas pelos consumidores, como é o caso do short, da saia, do vestido curto e do top. 

Além da estação do ano, outro fator que influencia em qual tipo de roupa vende mais é a tendência do momento. As semanas de moda, novelas, séries e influenciadores digitais são responsáveis por ditar os trends de cada temporada, por isso você deve ficar atento. 

Com base nas tendências dos principais e-commerce de moda, reunimos peças de roupas que vendem mais na internet. Confira as opções:

1 – Lingerie

As peças de lingerie são muito buscadas na internet, em todas as estações do ano. 

2 – Blusa de frio feminina

Nos meses de inverno, as mulheres buscam blusas de frio na internet.  Jaqueta, casaquinho, moletom, poncho, kimono e segunda pele são apenas alguns itens que fazem sucesso na categoria. 

4 – Blusinha básica

A blusinha básica feminina é um tipo de roupa que vende muito na internet. Afinal, as mulheres de todas as idades usam muito esse tipo de peça. 

5 – Saída de praia

Nos meses de verão, sobretudo na temporada de férias, aumenta a procura por saída de praia nos e-commerce de moda.

6- Calça de moletom masculina

Quem trabalha com o público masculino precisa ter bons modelos de calça de moletom na loja, especialmente no inverno. 

7 – Cropped

As mulheres mais jovens compram cropped nos meses de verão, com o objetivo de combinar com saia ou shortinho. 

8 – Camisa masculina

Camisas masculinas, com diferentes cores e estampas, também possuem boa saída nas lojas virtuais e grandes plataformas de e-commerce. 

9 – Vestido evangélico

Este é um produto para um público bem específico, mas que tem grande procura. Mulheres evangélicas buscam vestidos com diferentes estampas e cortes comportados. 

10 – Blusa social feminina

O mundo corporativo exige que a maioria das mulheres tenha opções de blusa social no guarda-roupa. Então, se você vender esse tipo de produto, pode ter sucesso. 

Conclusão

Por fim, estude o perfil do seu público-alvo, veja quais são as peças que mais agradam e use essas informações para construir uma estratégia de vendas eficiente.

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.