Com o potencial de permitir transações financeiras rápidas sem a necessidade de um intermediário, em qualquer lugar do mundo, não há dúvida de que a criptomoeda é um divisor de águas.
Mas isso mudará o jogo para as mulheres?
As mulheres aqui acreditam que seu tremendo potencial servirá às mulheres que buscam novos investimentos e oportunidades de negócios.
“O futuro da criptomoeda é feminino”, declarou Lauren Remington Platt, uma empresária de moda e beleza que se tornou a primeira chefe de parcerias globais de luxo da FTX, a exchange de criptomoedas.
Quanto ao presente, a criptomoeda ainda é muito dominada por homens.
No entanto, as mulheres estão invadindo, aprendendo sobre suas oportunidades de investimentos e carreiras.
Várias mulheres explicaram como estão apostando em criptomoedas não apenas para retornos imediatos, mas como base para seus negócios.
Pesquisa diz: as mulheres estão se envolvendo mais nas criptomoedas
A BlockFi oferece serviços financeiros centrados em criptomoedas, incluindo empréstimos garantidos por criptomoedas e o primeiro cartão de crédito de recompensas de criptomoedas do mundo. Com uma mulher no comando como diretora de operações (COO), também se interessa pela perspectiva das mulheres sobre cripto e acaba de lançar sua segunda pesquisa: “Real Talk: Women x Crypto 2.0”.
Aqui estão algumas estatísticas que a pesquisa revelou:
- 24% das mulheres relatam possuir criptomoedas. Destes, 70% são “HODLers”, tendo comprado, mas nunca vendido (comparado com 55% para o mercado como um todo).
- Bitcoin (71%), Dogecoin (42%) e Ethereum (18%) são as criptomoedas que as mulheres mais compram.
- Mesmo entre aqueles que possuem criptomoedas, 75% apenas negociaram – o que significa que ainda precisam aproveitar todo o ecossistema por meio de ganhos de juros e recompensas ou envolvimento em mineração ou staking.
- 92% das mulheres pesquisadas já ouviram falar de criptomoedas, com quase uma em cada quatro (24%) já possuindo alguma.
- Por outro lado, 80% ainda acham as criptomoedas confusas e 72% acham que é muito arriscado investir nelas.
- Quase uma em cada três mulheres pesquisadas planeja comprar criptomoedas em 2022. 60% das entrevistadas dizem que planejam comprar criptomoedas nos próximos três meses.
- Uma em cada cinco mulheres pesquisadas acredita que a criptomoeda pode ajudá-las a alcançar seus objetivos financeiros, grandes e pequenos.
Deborah Barta ingressou na BlockFi como COO após 15 anos na Mastercard, onde esteve envolvida no lançamento do primeiro produto blockchain comercial da Mastercard. Respondendo a perguntas enviadas por e-mail sobre a pesquisa, Barta esclareceu que as 1.031 mulheres pesquisadas tinham idades entre 18 e 56 anos com a seguinte divisão geracional:
- A geração Z compreendeu 15% dos entrevistados.
- A geração do milênio compreendia 34%.
- A Geração X compreendeu 32%.
- Os Baby Boomers representaram 18%.
Barta também esclareceu a distribuição de renda anual dos entrevistados:
- 21% tinham uma renda inferior a US$ 24 mil.
- 23% tiveram uma renda de US$ 25 a US$ 49 mil.
- 31% tiveram uma renda de $ 50-99k.
- 13% tiveram uma renda de US$ 100 a US$ 199 mil
- 3% tinham uma renda de $ 200k ou mais.
- 9% preferiram não dizer.
Barta relatou ter se surpreendido positivamente com o progresso demonstrado entre os resultados da última pesquisa meio ano antes e esta.
Por exemplo, quase 45% das mulheres relataram saber como comprar criptomoedas, o que é notável, pois é duas vezes a quantidade de mulheres (23%) que relataram saber como comprar criptomoedas apenas seis meses antes. Também foi interessante ver que o interesse das mulheres em criptomoedas vai além do investimento para incluir carreiras, com uma em cada 10 mulheres pesquisadas listando as criptomoedas como o setor de carreira mais promissor em uma lista.
Quando perguntado o que impede as mulheres mais do que os homens de criptomoedas, Barta disse que é porque “as mulheres são socializadas para economizar seu dinheiro, em vez de investir”.
Mas abster-se de cripto significa perder melhores retornos do que ações e metais preciosos entregues em 2020-2021.
À medida que a criptomoeda ganha atenção como um instrumento financeiro viável, mais mulheres também são atraídas por ela.
“Os resultados da pesquisa mostram que as mulheres estão curiosas sobre criptomoedas e acreditamos que, à medida que as criptomoedas se tornarem mais populares, mais mulheres se sentirão mais confiantes em investir em moedas digitais e seguir carreiras significativas em criptomoedas”, declarou Barta.
Cripto para mulheres da geração Z
Anam Lakhani e Eve Halimi criaram a Alinea Invest, uma plataforma de investimento voltada para a Geração Z, dando a uma nova geração uma forma de investir e criar riqueza de acordo com seus interesses e individualidade. Seus canais sociais incluem Instagram, TikTok, Twitter e LinkedIn, que não é o que você normalmente encontra em plataformas de investimento tradicionais.
A criptomoeda certamente se presta ao modelo de negócios da Alinea Invest e a plataforma está desenvolvendo sua própria moeda. Lakhani e Alimi são incomuns por serem donas do sexo feminino que oferecem sua própria plataforma de criptografia.
Os fundadores da Alinea apontam que em 2019 as mulheres possuíam apenas 7% das criptomoedas. Em 2021, isso dobrou para perto de 15%. Eles notaram que havia muito mais interesse em criptomoedas e que fazia sentido comercializar criptomoedas especificamente para mulheres.
Incentivar as mulheres a entrar em criptomoedas, eles dizem, “realmente se resume a mensagens, marketing e comunidade”.
Isso inclui a contabilização das preocupações das mulheres. Por exemplo, Lakhani e Alimi reconhecem que as mulheres tendem a ser mais avessas ao risco do que os homens. É por isso que eles oferecem opções com investimentos que mitigam o risco por meio da diversificação disponível por US$ 3.000 a US$ 9.000 em um clique.
Lakhani e Alimi consideram a criptomoeda como “uma grande oportunidade para a criação de riqueza” que mulheres, minorias e jovens não devem perder. Capitalizar essa “revolução financeira” pode trazer “mais equidade e mais igualdade”.
Especialização em Criptomarketing
Como estudante universitária, Min Kim sabia que queria se especializar em marketing para a tecnologia blockchain e, por isso, a SHE entrou em contato com as startups do Vale do Silício e se ofereceu para fazer marketing para elas gratuitamente.
Valeu a pena conhecer a história interna dos fundadores e CEO da startup, e isso forma a base de seu negócio Blockcultural.
“Como mulher asiática, sou capaz de ter empatia e entender tantos dados demográficos diferentes”, disse Kim em entrevista por telefone. Ela acredita que isso lhe dá uma séria vantagem como profissional de marketing para entender os vários aspectos da cultura criptográfica que são distintos da cultura financeira convencional:
“Existe uma cultura realmente única na criptomoeda que engloba o interesse na coordenação social, bem como o papel dos influenciadores, até mesmo memes e animes – toda a mentalidade cyber pop. Isso se soma a muitos tópicos únicos que não estão presentes nas finanças ou na cultura tecnológica.”
“É importante estar atento sobre o que você tem que trazer para a mesa e o que você pode contribuir para a conversa”, disse ela.
É isso que as mulheres podem oferecer ao conquistar uma posição para si mesmas em criptomoedas.
Kim também incentiva as mulheres a começarem a aprender sobre criptomoedas, dando pequenos passos – como consumir alguns minutos de um vídeo ou podcast sobre o assunto – e não se deixarem levar por pensar “é muito técnico e difícil”.
Kim, como Lakhani e Halimi, foi clara sobre a criptomoeda como o ponto focal de seu plano de carreira. Esse provavelmente será o caso de mais mulheres da Geração Z. Mas as mulheres da geração Y também mudaram de uma carreira para outra construída em criptomoedas com grande sucesso.
Casando o Velho e o Novo para Inaugurar o Futuro
Uma mulher da geração do milênio que direcionou com sucesso sua carreira para a criptomoeda é Raina Casbon-Kelts, diretora de experiência da Gilded.
O Gilded permite que as transações criptográficas cheguem e sejam registradas como pagamentos padrão. Antes de se juntar à equipe que criou o Gilded, ela estava considerando a criptomoeda como a saída para um estilo de vida de salário em salário, mas ainda não havia encontrado um caminho definitivo.
Cabon-Kelts descreveu como os cofundadores originais da empresa se reuniram em um encontro da Ethereum em Nova Orleans em 2017 e discutiram “essa nova tecnologia e como ela mudaria o mundo”.
Havia um contador no grupo que apontou “como as empresas acabariam se movendo na cadeia e como a tecnologia blockchain poderia reduzir drasticamente o risco financeiro”. Isso fez com que o conceito de alinhar a tecnologia com a contabilidade viesse à tona como o modelo de negócios Gilded, lançado em 2018.
A equipe não recebeu apenas tapinhas nas costas por perseguir o sonho. Cabon-Kelts lembrou: “Quando Gilded foi aceito na aceleradora Techstar, tivemos que voltar para casa e dizer aos nossos parceiros que estávamos deixando nossos empregos diários e (temporariamente) nos mudando para Nova York”. Por mais formidável e obstáculo que tenha sido esse movimento, ele empalideceu ao lado da “descrença e ceticismo” que eles enfrentaram.
“Disseram-nos repetidamente que a criptomoeda seria apenas um ativo especulativo”, lembra ela. “Disseram-nos: ‘Seu mercado é do tamanho de uma batata’”.
Eles não deixaram que isso os detivesse e continuaram. “E agora que o mundo está se adaptando, é ótimo desempenhar um papel crítico no apoio à adoção comercial de criptomoedas”, disse ela.
A Cabon-Kelts explicou por que algo tão revolucionário quanto a criptografia ainda precisa funcionar com sistemas tradicionais:
“Gilded existe para resolver os desafios financeiros e operacionais de transações com criptomoedas, e parte disso é apoiar as ferramentas e processos que as empresas já usam, como o QuickBooks. Prevemos um futuro 100% on-chain, mas entendemos essa adoção é gradual. Uma parte importante de nutrir a adoção comercial de criptomoedas é facilitar para qualquer empresa adicionar criptomoedas ao seu fluxo de trabalho. O Gilded possibilita que as empresas executem blockchain com confiança e cumpram os requisitos de relatórios financeiros para que possam se concentrar em dimensionamento.”
A Cabon-Kelts pertence a um grupo Women In Crypto Accounting que se reúne praticamente todos os meses para aprender umas com as outras e discutir os tópicos e tendências mais recentes no mundo emergente da contabilidade criptográfica. Ela adora educar as mulheres em particular sobre o poder que as criptomoedas têm como chave para a liberdade financeira.
Mais Abrir o Boys’ Club of Finance
Embora a criptomoeda ainda precise se conectar com as finanças tradicionais, o fato de ter sua própria cultura distinta a torna mais aberta e atraente para as mulheres do que o velho clube dos sistemas estabelecidos.
Valentina Drofa é CEO e fundadora da consultoria internacional de finanças e relações públicas de fintech Drofa Comms, que tem mais de 40 clientes no mercado de criptomoedas. Ainda mais notável é o fato de sua equipe ser 70% feminina.
Drofa está bem ciente de como as finanças tradicionais são dominadas por homens. Ela contou que há apenas cinco anos uma conferência financeira que ela participou era 90% masculina. Embora a criptomoeda também distorça os homens, ela acha que está mudando para uma maior diversidade muito mais rapidamente do que as finanças tradicionais.
Uma das características definidoras da indústria de criptomoedas é seu rápido crescimento e mudança, o que, segundo Drofa, cria “grandes oportunidades para as líderes femininas brilharem e obterem financiamento para suas ideias” e que as mulheres possam avançar junto com a indústria de criptomoedas.
Não se trata apenas de investimentos, ela acrescentou: “De acordo com o “Relatório Global sobre Mulheres, Criptomoeda e Independência Financeira”, os ativos transformaram o estilo de vida das mulheres e se tornaram uma nova maneira de fazer negócios. As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no uso de tecnologias blockchain e criptomoedas para assumir o controle de suas finanças e, consequentemente, de suas vidas.”
Drofa encoraja fortemente as mulheres a “pensarem nas possibilidades que vêm com as criptomoedas para construir uma carreira”. Observando que a tecnologia está sendo aplicada a toda uma gama de aplicações agora, ela acrescenta: “As possibilidades são infinitas, pois é apenas o começo e o momento é agora”.