sábado, dezembro 14

O vazamento de um cano na parede é uma situação bem mais comum do que a maioria imagina e que traz muita dor de cabeça para quem sofre com ela.

Quando esse vazamento é algo visível, rapidamente você pode observá-lo por meio de uma mancha de água de tamanho pequeno que surge na parede e, pouco a pouco, começa a aumentar.

Por outro lado, quando o vazamento não se torna visível, você só vai percebê-lo ao receber a próxima conta de água e ver o valor elevado.

Sendo assim, é fundamental saber identificar e como consertar esse vazamento para que você possa, o quanto antes, solucionar o problema e evitar prejuízos maiores à estrutura do imóvel e ao seu bolso.

Nem sempre você conseguirá encontrar um profissional para resolver a situação rapidamente, como no caso de um feriado, então neste conteúdo trouxemos algumas dicas importantes para colocar em prática.

Entenda agora como fazer para consertar um vazamento de cano na parede do seu imóvel!

Descobrindo se há um vazamento de cano na sua parede

O vazamento em encanamentos na parede pode surgir por diversos motivos, inclusive quando não há um cuidado adequado na hora de se fazer a sua instalação hidráulica.

Se você mora em um imóvel alugado, então o problema pode ter aparecido bem antes da sua mudança para lá, mas vai acabar “caindo no seu colo”.

Um ponto importante é que você consiga identificar o quanto antes esse vazamento para que possa reduzir os danos ocasionados por ela nas suas paredes e na sua conta bancária.

Mas como saber se há ou não um vazamento no encanamento do imóvel?

Uma forma bem simples de saber se há ou não o vazamento no cano é por meio do chamado teste de sucção, que pode ser feito dessa maneira:

  • Comece fechando o registro do imóvel no hidrômetro
  • Depois disso, abra uma torneira que seja ligada diretamente à rua e que seja bem mais afastada do ponto onde fica o registro geral, o que costuma ser a da lavanderia, deixando que a água que está no cano possa sair por completa
  • Após isso, você deverá pegar um copo que esteja cheio com água e colocá-lo então na “boca” ou saída da torneira que está aberta
  • Se essa torneira fizer a sucção da água do copo, então essa é uma confirmação de que há um vazamento no encanamento

Além dessa, há uma outra forma de você conseguir fazer a identificação do vazamento do cano na parede, que é fechando qualquer torneira, mangueira ou chuveiro do imóvel.

Antes, você deve verificar o número no relógio do registro e após 24 horas com todas as saídas de água fechadas, observar se esse valor no registro mudou.

Caso isso tenha acontecido, então quer dizer que existe um vazamento muito provável no encanamento do imóvel.

A grande questão a respeito do vazamento em encanamento é saber identificar onde é que o problema está acontecendo.

Se você tiver alguma experiência para isso, vale a pena então aprender as dicas de como consertar esse vazamento o quanto antes.

Comece quebrando somente onde está o vazamento real

Um erro comum em quem deseja consertar o vazamento de cano na parede é sair quebrando vários locais até descobrir onde o problema está, quando ele não é visível.

Entretanto, se você perceber o local do vazamento por meio de manchas ou de mofo, já sabe mais ou menos onde encontra-se o problema.

Nada de começar quebrando toda a parede para ter mais dor de cabeça e mais gastos, o que poderá trazer problemas ainda maiores no futuro.

Isso porque na maioria das vezes, a água está fazendo apenas por um furo bem pequeno e ela então espalha-se pelo resto da estrutura, fazendo com que muitos pensem que é todo o encanamento que está com problema.

Quando você sabe identificar o ponto exato por onde a água está saindo, então fica mais fácil quebrar somente aquele lugar e solucionar mais rapidamente o dano ao cano.

Um tapa-furos é uma ótima solução

Para quem quer consertar o vazamento de cano na parede, uma ótima solução é fazer uso de um tapa-furos.

O chamado kit tapa-furos trata-se de alguns pedaços de material PVC que possuem o formato similar a um parafuso e também um tubo de cola.

Depois que você tiver encontrado o ponto do vazamento, basta quebrar a parede naquele local e colocar uma peça feita com PVC exatamente no tamanho do furo, para assim cobrir o buraco.

Usar um tapa-furos é bem melhor do que apenas aplicar um pedaço de cano de PVC qualquer, já que ele não é próprio para isso e pode não solucionar o problema adequadamente.

Contrate um profissional especializado 

A última dica é, na verdade, aquela que vai servir para a maioria das pessoas, pois nem todo mundo possui habilidades para consertar vazamentos na parede.

Portanto, contratar um profissional especializado, mais especificamente um bombeiro hidráulico, costuma ser a melhor opção.

Esse profissional já tem experiência e pode solucionar, principalmente, os casos mais complicados, pois também possui as ferramentas mais indicadas para cada situação.

Em geral, o investimento no serviço de um bombeiro hidráulico vai ser bem mais barato do que se você for realizar o conserto por conta própria, pois ainda corre o risco de piorar o problema.

Mas atente-se para contratar um profissional realmente capacitado e com referências para ter certeza de que o serviço será feito com segurança e qualidade.

Conclusão

Como você pode ver, aprender a como consertar um vazamento de um cano em sua parede é importante, ainda mais se o problema não é tão grave, por isso trouxemos algumas dicas básicas aqui.

Entretanto, na maioria das situações vale muito mais a pena contratar um bombeiro hidráulico para que ele possa solucionar o vazamento rapidamente e de forma eficiente, para que o problema não volte futuramente. O que achou do nosso conteúdo sobre como consertar vazamento de cano na parede?

Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.